As sopas mais deliciosas para o vosso casamento
Nos casamentos que se celebram durante o inverno, especialmente em regiões mais do país, as sopas e caldos são um must no cardápio! Neste artigo revelamos algumas das sopas que podem incluir no vosso menu, das mais tradicionais às mais arrojadas.
Convites de casamento personalizados com flocos de neve e azevinho, um vestido de noiva de manga comprida e um bolo de casamento de chocolate e frutos vermelhos... Para os casais mais românticos e sonhadores, este é o cenário perfeito para dar o nó! No entanto, e para que todos os presentes estejam confortáveis no vosso casamento, existem vários pormenores que devem ter em conta, desde o aquecimento dos recintos ao menu do copo de água. Nesta linha, é certo e sabido que o Inverno pede sopas e caldos deliciosos, capazes de aquecer o corpo e a alma. Neste artigo vamos recomendar-vos algumas receitas fabulosas para conquistar os estômagos dos vossos convidados!
É verdade: assim que as temperaturas começam a descer é inevitável pensar em castanhas assadas, batata doce no forno e caldo verde... Se querem que o vosso casamento transmita o conforto e elegância que caracteriza os meses frios, comecem por servir uma sopinha ou caldo aos vossos convidados. Não existe melhor forma de abrir o apetite e reconfortar os estômagos vazios!
As clássicas
- Sopa de legumes. Eis uma receita que nunca falha! Para os casais clássicos que não gostam de arriscar demasiado (e que por isso escolheram uns convites de casamento simples e uma decoração minimalista), a sopa de legumes nunca desilude. Se querem servir uma variante mais contundente desta sopa, optem pela versão italiana. Com massa e almôndegas de carne, esta versão é um must nos casamentos italianos. Delizioso!
- Caldo verde. Um básico da gastronomia portuguesa! Se têm vários convidados estrangeiros, esta pode ser uma excelente forma de mostrar-lhes o que Portugal tem de melhor. Não se esqueçam da rodelinha de chouriço para dar aquele twist delicioso que nos traz tantas memórias!
- Vichysoisse. E se dermos um saltinho à gastronomia francesa? A sopa Vichysoisse é um clássico que apaixona pela sua textura cremosa. alho-francês, cebola, batata e crème fraîche: eis os ingredientes que fazem desta soupe uma maravilha da culinária francesa, que tanto pode ser servida fria como quente.
- Sopa da pedra. Nascida na zona de Almeirim, a sopa da pedra é uma das mais consistentes que existe na nossa gastronomia. Por isso, se querem começar por servir um prato desta sopa ao início do banquete, optem por pratos mais leves para o resto da refeição. Afinal, quem é que vai conseguir comer borrego estofado depois de uma sopa com feição, couve, carne, chouriço e morcela...?
- Canja. Não há português que resista ao conforto que a canjinha de galinha proporciona! Se querem começar o copo de água com um aperitivo light e reconfortante, esta é a melhor opção.
Opções inovadoras
- Borsch. Conhecida como "a sopa de beterraba russa", a sopa borsch é perfeita para os casais que querem surpreender. Se querem encomendar um bolo de casamento original, feito de red velvet, esta sopa vai combinar na perfeição, graças à sua característica cor rosada e inesquecível sabor.
- Bisque de lagosta. Outra receita fabulosa da culinária francesa! O bisque de lagosta vai fazer as delícias às noivas mais requintadas (que não podem imaginar-se sem um vestido de noiva Rosa Clará), graças à sua textura sedosa e sabor sofisticado. Para dar-lhe um toque ainda mais exclusivo, o truque é acrescentar queijo brie picadinho. Très magnifique!
- Laksa. Para os amantes dos sabores exóticos, nada como incluir uma sopa asiática no menu! A laksa, originária da Malásia e Singapura, tem, como base, a típica massa de arroz e folha-de-laksa. Os restantes ingredientes podem variar e adaptar-se ao gosto dos noivos, podendo levar amêijoas, camarão, carne e até ananás. Uma proposta para surpreender, sem dúvida!
- Sopa trufada de Paul Bocuse. Criada em 1975 e servida pela primeira vez no Palácio do Eliseu, em Paris, a sopa trufada de Bocuse é uma verdadeira delícia gourmet. Os ingredientes estrela? Supréme de frango, trufas negras, foie gras e vermute! Como podem ver, esta receita é um must para os casais que querem trocar as alianças de casamento num ambiente exclusivo e original!
Como servir as sopas
Embora muita gente não seja adepta das sopas e dos caldos (sobretudo os mais pequenos), dificilmente alguém dispensará uma sopinha bem feita, especialmente quando é servida como entrada. Se já escolheram a sopa com que querem receber os vossos amigos e familiares, apontem estas opções para servi-las:
- Em mini copinhos/tacinhas individuais (bowls). Se realmente querem que a sopa seja uma entrada simples, para aquecer e reconfortar os convidados que acabam de chegar do exterior, esta é a opção indicada.
- Numa ilha de sopas. Se querem oferecer mais de uma sopa aos vossos convidados, este formato é perfeito! Invistam num pequena ilha de sopas, onde os vossos convidados se possam servir quantas vezes desejarem das sopas que preferirem.
- Em pratos de sopa normais. Para os casais que preferem um serviço típico de restaurante, no qual os convidados são servidos na mesa, esta é a opção mais indicada. Para além disso, é ideal se querem apostar em sopas mais contundentes e/ou complexas (como a sopa de pedra ou a laksa).
Não tenham dúvidas: servir sopas quentinhas vai ser marcar imensos pontos na vossa celebração de inverno! E agora que já têm algumas ideias para surpreender os vossos convidados no copo de água, não deixem de aproveitar a inspiração para procurar umas lembrancinhas de casamento originais. Licores, chocolates, velas ou pequenas echarpes de pashmina... pensem que, se a vossa união se celebra no Inverno, o ideal é oferecer prendas de casamento que condigam com a estação!