Boas ações que podem fazer após o dia C
Depois do último brinde, dos sparklers e das lembrancinhas, há espaço para reflexão. Afinal, o que vão fazer a tudo o que sobrou? Porque todos devemos alimentar a nossa veia ecológica e humanitária, descubram algumas das melhores ações após o "sim!".
Depois do dia acabar, de celebrarem na presença de todos os convidados e de entregarem as lembrancinhas de casamento, é normal que se sintam um pouco em baixo… afinal, passaram um dia em cheio com as pessoas mais importantes do mundo e, de repente, estão apenas os dois, com tudo o que implica uma mudança e a adaptação a uma nova realidade! Mas se sentiram que foi a altura certa para trocar o anel de noivado pelas alianças no altar, agora é o momento mais oportuno para agradecer e ser generoso. Há muitas formas de o fazer após o casamento, como voluntariado, doações, etc. E, se têm essa veia mais humanitária, chegaram ao sítio certo! Se já te fartaste de ver o vestido de noiva escondido num canto, venham conhecer algumas boas ações a pôr em prática após o dia C!
1. Agradecer aos fornecedores
As pequenas ações conseguem transformar-se em grandes gestos! Por isso, se contrataram negócios locais, sustentáveis e com valores solidários para o vosso dia C, não deixem de agradecer e deixar reviews positivos aos mesmos! Às vezes, algo tão simples e rápido como um comentário no Facebook ou em Casamentos.pt pode fazer uma grande diferença para o trabalho do fornecedor em questão. Para além disso, esta é uma excelente forma de promover os casamentos sustentáveis e conscientes, dado que muitos outros casais comprometidos encontrarão com os vossos comentários.
2. Doar flores e alimentos
Ninguém pensa em todo o desperdício alimentar e decorativo que ocorre após entregar as prendas de casamento originais, pois a última coisa que querem é que os convidados passem fome! Em vez de deitarem estas sobras fora, falem com os fornecedores sobre a possibilidade de doá-las a instituições de caridade. Quanto às flores e decoração, podem doar a lares de idosos, hospitais, igrejas ou quaisquer outros organismos.
3. Reutilizar & reciclar
Pode já ser um pouco tarde para reduzir o vosso consumo e desperdício – sobretudo após terem comido o bolo de casamento original – mas ainda vão a tempo de dar aos vossos bens - sobretudo decorativos - um novo fim! Centros de mesa, molduras, suportes de velas, arranjos florais... todos estes itens podem ser reutilizados em vossa casa, vendidos como artigos de segunda mão ou doados a uma instituição de solidariedade. Acima de tudo, dar-lhes uma nova casa vai evitar o desperdício e tornar o processo muito mais ecológico!
4. Voluntariado na vossa lua de mel
Retirem algum do vosso tempo a dois para se dedicarem a algo que ajude o próximo! Há imensos países subdesenvolvidos, como certas áreas do continente africano, do sudeste asiático e tantos outros locais eleitos pelos turistas que, na realidade, precisam de imensa mão de obra. Seja a construir escolas ou casas, ajudar em abrigos, cozinhar ou simplesmente apoiando centros de conservação de espécies animais, a vossa ajuda pode ser mais que necessária. Como esta é uma atividade cada vez mais em voga, até já existem sites especializados em organizar luas de mel conscientes e humanitárias, que ajudam os casais a escolher uma causa e um destino.
5. Uma boa causa... perto de casa!
Agora que têm as alianças de casamento e que já passaram a difícil fase dos preparativos, de certeza que podem dedicar algum tempo a uma boa causa, de forma relativamente constante. Basta uma pequena pesquisa para descobrirem todos locais, instituições e pessoas próximas que podem beneficiar da vossa ajuda. Seja recolhendo alimentos para os necessitados, ajudando num refúgios de animais da vossa região e simplesmente doando roupa e sapatos... a vossa ajuda pode fazer a diferença!
Ajudar é muito mais do que oferecer o vestido de cerimónia ou encontrar um novo lar para a decoração do casamento. Como seres conscientes e humanitários, é nosso dever contribuir para criar um mundo melhor! Seja a apoiar um negócio local que faça os convites de casamento, a dedicarem-se a uma causa enquanto desfrutam da lua de mel ou mesmo criar um projeto solidário à vossa medida, o que não falta são ideias para por o vosso lado mais solidário em ação! Acreditem que o que vão dar não se compara ao que receberão em troca!