Bolo de casamento de queijo: 7 fatores a ter em conta
Quando uma tábua de queijos não basta, há formas de inovar no vosso dia C. E porque a criatividade não tem limites, hoje apresentamos a nova tendência: um bolo de queijo no vosso casamento! São ousados o suficiente para arriscar?
Noivos amantes de queijo, acusem-se… este é o vosso momento para brilhar! De paladar e gosto requintados, há poucos alimentos tão aromáticos e exigentes como o queijo. É certo que ele pode não conquistar todos os fãs do teu vestido de noiva, nem tão pouco agradar a um público mais jovem, mas, hoje em dia, os noivos já não estão tão preocupados com a tradição e, em vez de um simples bolo de casamento, a sua aposta gira mais em torno da sua personalidade e gosto pessoal. Pensem na diversão que vai ser escolheres, com o teu noivo, os queijos que farão parte do vosso bolo! Juntem um pão de qualidade ou salgadinhos, uma compota ou um chutney e, juntamente com o vinho que escolherem celebrar, preparam-se para energia e diversão a noite toda! Se já enviaram os convites de casamento, então está na altura de escolher este detalhe tão decisivo… não percam este artigo, onde contamos tudo o que devem saber se querem um bolo de casamento feito de queijo!
1. Balancear os melhores estilos
Tu adoras queijos italianos, mas o teu noivo não resiste à intensidade dos franceses? Mais do que colocar os mesmos queijos no vosso bolo, é muito importante que os sabores possam contrastar e ser conjugados da melhor forma! Tentem selecionar uma variedade de estilos – um duro, um macio e um azul e várias texturas, com vista a enriquecer o vosso bolo!
2. Os olhos também comem
E por isso, quase tão importante como ser um bom conhecedor de queijos e saber conjugar os sabores como um expert, é igualmente imprescindível que as cores combinem entre si e que o aspeto seja muito apelativo! Assim como o teu penteado deve combinar com o vestido, queijos em tonalidades de branco, beige e castanho são perfeitos em casamentos de estilo mais rústico. Mas quaisquer tons são válidos, desde que bem conjugados com as restantes camadas e com o espaço envolvente.
3. Perceber a adesão
Convenhamos, seria um prazer ter um enorme bolo de casamento original que agradasse a todos os convidados, mas essa pode não ser a realidade de todos os noivos. Considerem fazer um bolo ligeiramente mais pequeno do que imaginavam, ou mesmo uma alternativa – sobretudo se vão ter muitas crianças no casamento. Pequenos cupcakes ou bolos feitos de crepes são opções originais e que não significam um grande gasto no orçamento.
4. Procurar os melhores profissionais
Sim, vocês adoram queijos desde que se conhecem e, inicialmente, a ideia era apenas ter um topo de bolo de casamento feito em queijo. Mas a vossa devoção falou mais alto, e já sabemos que para fazer algo bem, precisamos de nos associar aos melhores. Façam muita pesquisa para encontrarem serviços especializados para que arrasem no vosso grande dia!
5. Frutos, bagas e aperitivos
Por si só, um bolo de queijo é uma “sobremesa” bastante forte e de sabor acentuado. Para contrabalançar essa intensidade, há muitos elementos que devem integrar no vosso bolo. Uvas, figos e um bom vinho são uma combinação imbatível, mas, se fizer sentido para os noivos, pequenas bolachas de água e sal e mesmo frutos secos, citrinos e bagas silvestres não só ficam lindíssimos na fotografia como acrescentam uma doçura inigualável ao vosso bolo!
6. Provem todos os sabores!
Mais importante do que escolher o vosso bolo do início ao fim, é prová-lo! Por muito empenhados que estejam na construção desta obra prima, nunca saltem este passo. Vocês provariam um bolo de casamento simples, por isso este não é exceção. Lembrem-se que apenas assim vão conhecer verdadeiramente o seu sabor e texturas.
7. Alguns fatores a ter em conta…
À medida que o vosso bolo sobe em altura, as camadas devem diminuir de diâmetro. Sendo que todos os queijos devem ter essa forma circular, tenham isto em conta na distribuição dos diferentes queijos e conjugação dos sabores. O queijo deve também ser servido à temperatura ambiente, por isso, o ideal é que seja retirado do frigorífico umas horas antes de chegar a hora do brinde. E se alguma vez pensarem na quantidade que será adequada a cada convidado, mantenham-se numa média de 70g a 100g por pessoa.
Se o queijo tem, para vocês, um significado que nunca poderá ser suplantado por uma sobremesa doce, então faz mais do que sentido incluí-lo no vosso dia C! Se já tens o teu anel de noivado, está na hora de decidir estes detalhes, antes que o tempo se esgote. Perfeito para noivos que optam por um tema clássico e elegante, onde cada vestido de cerimónia deve obedecer ao dress code, ou mesmo a casamentos mais rústicos, onde os elementos naturais imperam, o vosso bolo deve ser uma extensão da vossa personalidade. Qual será a vossa escolha?