Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Branqueamento dentário? Tudo o que deves evitar comer e beber

Há alimentos que ajudam na manutenção de certos tratamentos e outros que têm o efeito contrário. Talvez tenhas que dizer adeus a um bom café para já... mas tudo por um bom motivo! Descobre tudo aquilo que deves evitar, após um branqueamento!

Mitt Photography

O teu sorriso é um dos teus melhores atributos! Caloroso, aberto e genuíno, é a expressão máxima de felicidade e a tua forma favorita de agradecer! E se a saúde dos teus dentes vem sempre em primeiro lugar, a beleza vem a seguir! Claro que manter uma higiene oral constante e eficiente é essencial, mas há certos alimentos que podem ser inimigos do brilho dos teus dentes, mesmo que o apetite agradeça! Se realizaste um branqueamento recentemente ou se queres apenas mantê-los mais brancos para essa data tão especial, pondera ingerir com moderação.

1. Café

Percebemos que este seja um dos mais difíceis, afinal, quem é que consegue manter-se acordado antes daquela chávena fumegante pela manhã? Mais do que um símbolo de aroma e intensidade, o café faz parte da nossa cultura e está presente em todo o lado! Daí que seja tão difícil eliminá-lo por completo da nossa dieta. Se não conseguires resistir, opta por lattes ou cappuccinos, onde esteja misturado com bebida vegetal, por exemplo, de forma a diluir a composição e presença de agentes responsáveis por escurecer as superfícies.

2. Chá

Há quem defenda que o chá preto macha ainda mais do que o café. Mas na verdade, quase todos são de evitar no período que se segue a um tratamento dentário destinado a eliminar pigmento ou impurezas.

3. Bebidas “ácidas”

Instante Fotografia

Aqui incluímos refrigerantes, sumos de fruta e álcool no geral. Este tipo de bebidas não vai propriamente manchar o teu sorriso, mas é de evitar uma vez que o açúcar que contêm pode facilmente danificar o esmalte – já sensível após um tratamento.

4. Doces

A Loja da Mafaldinha

Já sabemos o quanto o açúcar é inimigo dos dentes – e da tua rotina no geral! A ideia não é eliminá-lo por completo, mas tenta diminuir o consumo de bolachas, bolos, gelado e tudo o que possa desencadear bactérias causadoras de cáries, causando irritação nos dentes e possível coloração.

5. Bagas

Pode parecer alucinante, mas frutos silvestres, especialmente os que contêm uma cor mais escura, podem na verdade manchar esse sorriso imaculado! Outro downside destas frutas são as pequenas sementes, que facilmente ficam presas entre os dentes, prejudicando a saúde bucal. Não deixes de as incluir na tua alimentação – afinal, são fonte de inúmeros benefícios – mas certifica-te de limpar corretamente os dentes e passar fio dental depois!

6. Tabaco

Temos um extra! E não, não é em nada semelhante a um alimento. Mas seria irresponsável não alertar para todos os perigos do tabagismo e para a forma como deteriora a saúde e aspeto dos teus dentes. É altamente recomendável evitar fumar após o procedimento e sem dúvida um hábito que poderás manter no futuro.

Aproveita o teu sorriso! Antes de decidir, é muito importante que te aconselhes devidamente acerca de potenciais riscos e dos resultados com o teu dentista ou um profissional acreditado. O branqueamento dental é um processo de transformação incrível que pode aumentar a tua autoconfiança, ma nunca é demais lembrar que todos estes alimentos devem ser evitados ou consumidos com cautela se o que procuras é um sorriso branco, mesmo que sem qualquer tratamento! Quais são os teus maiores cuidados e rotinas para manter um sorriso bonito e brilhante ultimamente?