Prato principal do copo de água: carne ou peixe?
Carne ou peixe, eis a questão... Se ainda não conseguiram comprometer-se com um menu para o vosso dia, leiam este artigo e inspirem-se! Vamos ajudar-vos a resolver este dilema!
Chegou a altura de definir a ementa do vosso copo de água e aquele que é um dos maiores dilemas dos preparativos: carne ou peixe? Se tanto vos agrada a ideia de servir um arroz de pato como um típico prato de bacalhau, temos algumas dicas que tornarão esta decisão mais fácil! Fiquem atentos:
- 1. Altura do dia e do ano
- 2. Uma opção apenas
- 3. Escolha em função do tipo de casamento
- 4. Cuidados com a alimentação
- 5. As nossas propostas
1. Altura do dia e do ano
Regra geral, quando o casamento é de dia é costume servir-se um prato de peixe e outro de carne, que deverão ser intercalados por um gelado que funcione como tira-gosto. Contudo, se se tratar de um casamentos à noite, talvez seja preferível optar apenas por um dos pratos, de forma a que a refeição seja mais leve e digerível.
Se o casamento se realizar no verão, podem optar por pratos mais leves e descontraídos, onde o peixe poderá ser o grande protagonista. No entanto, se o vosso dia está agendado para a estação fria, é mais aconselhável que a escolha recaia sobre refeições mais quentes e contundentes, onde não faltem deliciosos pratos de carne.
2. Uma opção apenas
A escolha de uma única refeição pode ter um impacto no orçamento da festa, pelo que pode ser uma opção a considerar pelos casais com um orçamento limitado. E como escolher? Para além da época do ano e da altura do dia, também se podem guiar pelo local onde se realiza o enlace! Se for numa zona do país em que a carne é especialmente de boa qualidade, não percam a oportunidade de recriar uma das melhores receitas da região no copo de água.
Por outro lado, Portugal é um país com uma costa litoral bastante extensa e na qual as tradições piscatórias têm raízes profundas, pelo que os pratos de peixe fazem também parte da nossa cultura culinária. Se se casam no Algarve ou numa zona à beira-mar, aproveitem para colocar o melhor do oceano nas vossas mesas e surpreender os convidados!
3. Escolha em função do tipo de casamento
Sim, o estilo do vosso casamento conta, e muito! Todos os fatores são determinantes em cada detalhe da vossa boda. Seguindo esse raciocínio, aproveitem e optem por um churrasco de carnes, tipo rodízio; uma solução ideal para bodas informais! Por outro lado, se se casam à beira-mar e querem aproveitar para decorar o copo de água com conchas e búzios, não deixem de servir marisco e pratos de peixe fresco! Como podem ver, o vosso menu também pode - e deve! - estar conectado com o espírito da festa, de forma a criar um ambiente harmonioso.
4. Cuidados com a alimentação
Hoje em dia há cada vez mais pessoas com opções de alimentação diferentes ou até com restrições alimentares. É na altura dos preparativos e da escolha do menu que vocês devem ter estes pormenores em conta. A maioria dos serviços de catering está preparada para estas situações e se lhes forem dadas as indicações certas. aquele vosso amigo que é vegetariano ou intolerante ao glúten agradecerá a vossa atenção!
5. As nossas propostas
A variedade gastronómica pode complicar as escolhas para o menu perfeito. Não façam deste momento um quebra-cabeças até porque isso já aconteceu quando reuniram ideias para as lembrancinhas de casamento. A palavra de ordem é, obviamente, descomplicar. Por isso, e para inspirar-vos neste processo, deixamos-vos uma pequena lista de iguarias portuguesas que (raramente) falham:
Peixe
- Bacalhau com broa em cama de espinafres
- Bacalhau com natas ou à brás
- Arroz de tamboril ou de marisco
- Cataplana de peixe
- Espetadas de tamboril
- Caldeirada à algarvia
- Polvo à lagareiro
- Feijoada de búzios
Carne
- Arroz de pato
- Cabrito assado no forno
- Leitão à Bairrada
- Cozido de grão
- Carne de porco à alentejana
- Pá de porco estufada
- Bifinhos com cogumelos
- Rancho à moda de Viseu
A verdade é que a maioria das bodas oferece sempre um prato de peixe e outro de carne aos convidados. Cabe ao casal decidir qual a melhor opção tendo em conta a festa que querem oferecer aos vossos convidados. Conseguiram escolher? Decidam com base nos gostos de cada um e tendo sempre em conta o estilo do casamento. Criem um ambiente á altura com músicas especificas para o copo de água e têm a receita perfeita para surpreender todos os convidados!