Casamento ecológico: 6 regras para acertar na decoração
Os casamentos 100% ecológicos estão no top das preferências dos noivos modernos e conscientes. Se querem acertar na decoração do vosso grande dia, tomem notas destas 6 importantes dicas!
Um tema muito debatido na sociedade atual é a sustentabilidade. Se vocês se consideram um casal preocupado com o meio-ambiente, ao ponto de estipular que o vosso grande dia será 100% eco-friendly, este artigo vai ajudar-vos a acertar na decoração! Dos convites de casamento em papel reciclado, às prendas de casamento com rótulo ecológico, são muitos os pormenores que podem fazer a diferença! Então, antes de começarem a pensar no tecido do vestido de noiva ou nos ingredientes do bolo, apontem estas sugestões para uma decoração perfeita:
1) Digam NÃO ao plástico
Como sabem, o plástico representa um dos maiores desafios da atualidade. A reciclagem do plástico é difícil de efetuar, já para não dizer que muitos tipos de plástico nem são recicláveis. Por isso, sempre que possível, evitem usar palhinhas, pratos, copos ou até cadeiras e objetos decorativos deste material no vosso dia C. Sim, isso também inclui aquele topo de bolo de casamento que viram no outro dia... Já pensaram em optar por uma figura em madeira, origami, ou até comestível?
2) Prefiram a luz natural
A não ser que se casem numa celebração noturna, apostem sempre na luz natural! Se ainda não escolheram o local do copo de água, tenham este fator em consideração: como é a iluminação natural do espaço? Quais são as horas com melhor luz? Têm a opção de optar por uma iluminação ecológica (velas de cera de abelha, por exemplo), caso se revele necessário? Pensem que, para além de ser uma forma de respeitar o meio ambiente, é ainda meio caminho andado para conseguir um ambiente mais agradável e fotografias lindíssimas!
3) Apostem no DIY
Decidiram fazer os convites de casamento à mão? Então aproveitem o vosso talento para as manualidades e façam alguns pormenores decorativos! Desde origami com papel reciclado até frascos de vidro decorados com tecidos velhos, as ideias são muitas! Comecem hoje mesmo a recolher material: rolhas de cortiça, garrafas de vidro e frasquinhos de iogurte, caixas de ovos, caixas de papelão, etc. Depois, só têm de dar asas à imaginação!
4) Papel reciclado, sempre!
Se este foi uma preocupação que tiveram ao escolher os vossos convites de casamento originais, apliquem-na à restante papelaria do vosso dia! Dos tradicionais cones de arroz até aos menus, optem sempre por papel reciclado. As vantagens? A maximização do valor extraído das matérias-primas e a incorporação de um elemento original que surpreenderá os convidados! Afinal, quem é que resiste ao aspeto rústico e nostálgico do papel reciclado?
5) Optem por arranjos eco-friendly
Na maioria dos casamentos, a decoração floral é um elemento imprescindível. Afinal, os arranjos florais dão um toque especial a qualquer evento, alegrando até os cantinhos mais aborrecidos. No entanto, se querem que o vosso dia seja verdadeiramente eco-friendly, devem considerar alguns aspetos. Sempre que possível, optem por flores desidratadas ou envasadas, pois estas têm uma durabilidade superior às flores cortadas (podem durar semanas ou até meses, no caso das desidratadas). Se querem arranjos com flores cortadas, optem por espécies locais e de temporada (que são também mais baratas) e prefiram dispor os arranjos na água, de forma a evitar a espuma floral.
6) Reutilizem móveis antigos
Do mesmo modo que muitas noivas decidem recuperar o vestido de noiva rendado que pertenceu à sua mãe, muitas também apostam na reutilização de móveis antigos para a decoração. Afinal, a tendência vintage é uma preferida dos momentos! Deem uma segunda vida às caixas de madeira que têm guardadas no sótão, ao até às mesas de cabeceira que parecem tão demodé... De certeza que vão conseguir criar um ambiente cheio de estilo e personalidade com estes objetos!
Vão aplicar algumas destas ideias ao vosso casamento? Então lembre-se que, para além da decoração, existem outros elementos que podem ser eco-friendly: o vosso bolo de casamento (feito com produtos orgânicos da vossa região), os vestidos de cerimónia das damas de honor (feitos com materiais orgânicos e técnicas ético-