Casamento grego: tradições e curiosidades
Sabemos que diversão é o que não falta num casamento grego... mas que outras tradições caraterizam estes eventos? Se estás curioso/a, lê este artigo e descobre alguns dos rituais mais especiais dos enlaces gregos!
Quando imaginamos um casamento na Grécia, visualizamos instantaneamente paisagens idílicas, boa comida e muita música até cortar o bolo de casamento! A festa é constante, os sorrisos bem abertos e desde os convites de casamento ao final da festa, tudo é pensado ao pormenor. O casamento grego está presente no nosso imaginário como uma celebração muito animada e especial, e são muitos os vestidos de noiva e looks que se inspiram nesta cultura. Se és curioso(a) e gostavas de saber mais sobre tradição nupciais destes maravilhoso país, não percas as próximas linhas!
Cerimónia ortodoxa
Na Grécia, a maioria da população é ortodoxa e, segundo a esta religião, o casamento representa um Sacramento. A cerimónia é da responsabilidade do padrinho de casamento e do sacerdote, iniciando-se geralmente fora da igreja. Aqui, são colocadas duas coroas brancas na cabeça dos noivos, presas por uma fita. Mais tarde, durante a cerimónia, os noivos vão trocá-las por 3 vezes nas suas cabeças – um gesto que, à semelhança da troca de alianças de casamento, simboliza o compromisso e união eterna.
O look da noiva
Sabemos que o corte império dos vestido de noiva simples foi inspirado na Grécia, mais concretamente no imaginário das deusas do Olimpo. Deste modo, é comum que as noivas do país optem por um vestido deste estilo, assim como por maquilhagem simples e clean. Quanto ao bouquet, é comum que as noivas gregas incluam ervas aromáticas - como tomilho, manjericão ou hortelã pimenta - na sua composição.
Celebrando a natureza
A decoração do ambiente é também ela repleta de detalhes orgânicos e naturais. Ramos de oliveira enfeitam frequentemente os espaços, a par dos célebres olhos gregos. As cores claras continuam a ser predominantes neste campo e, o azul, o branco e o verde claro assumem-se como tons de eleição num casamento tradicional.
Um copo de água mítico!
Há algo em que os filmes e séries americanas não nos enganaram: os casamentos gregos são autênticas festas! Celebrações repletas de vida, muita dança e comida apetitosa são características desta nacionalidade. Tradicionalmente, os noivos quebram pratos como simbologia ao desapego dos bens materiais, ou uma romã, caso queiram ter uma família extensa.
Danças imperdíveis
Um momento clássico numa celebração grega é a dança Kalamatiano – também conhecida por dança do lenço. Trata-se de um momento único antes de dar os presentes de casamento, em que o casal dança unido por um lenço e convida gradualmente os convidados a juntarem-se ao baile, cada um segurando uma ponta do lenço.
Os sabores mais tradicionais
Pensamos em frutos secos, azeite, mel e baklava porque a verdade é que se há algo em que os Gregos são célebres, é na culinária. Por isso, a par de todos estes ingredientes, numa celebração desta magnitude não pode faltar um bolo de casamento simples, tradicionalmente feito à base de mel, sementes de gergelim e marmelos, assim como pratos de cordeiro e peixe fresco. Quanto às bebidas, é comum que se sirvam boas doses de ouzo, a bebida oficial da Grécia, metaxa, uma espécie de conhaque grego, e licor mastic.
A prendinha mais doce
Como presente de casamento, os gregos costumam oferecer bolsinhas com amêndoas revestidas a açúcar, apelidadas de koufeta. Segundo as lendas locais, se uma convidada colocar a sua bolsinha de amêndoas debaixo da almofada, ela sonhará com o homem com quem subirá ao altar...
Conheciam estes costumes? Tal como em qualquer outra nacionalidade, também os Gregos possuem muito mais ritos e tradições quando se trata de escolher o anel de noivado e planear todo um dia de sonho. Acima de tudo, são celebrados os valores da família, de amor, apoio e espírito de comunidade. Alguma vez tiveram de escolher um vestido de cerimónia para comparecer a um casamento grego?