Como é um casamento indiano? As tradições que precisas de conhecer
Se estão curiosos com tudo o que acontece num casamento indiano e querem, até, adaptar algumas das suas tradições para o vosso próprio casamento, venham descobrir!
Há, no nosso imaginário, uma série de ideias que temos sobre os casamentos indianos: as noivas vestem vestidos coloridos, nada como o típico branco do ocidente; São vários dias de festa e a dança tem um papel muito importante nestas celebrações. Mas o que sabemos ao certo sobre estes casamentos? Desde cores vibrantes, flores e tatuagens de henna, há muito para descobrir nestes casamentos tão diferentes da nossa tradição.
- Vários dias, várias festas
- Haldi
- Sangeet
- Mehendi
- A noiva usa vermelho
- A chegada do noivo é uma festa
- Mandap
- Jai Mala
- Talambralu
- Sindoor
Vários dias, várias festas
Um casamento indiano pode durar entre 3 a 7 dias. A duração da boda tem a ver com alguns factores, como a casta e o poder económico da família dos noivos. Mas não se pense que são 3 - ou 7 - dias de festa. Tantos dias incluem todas as preparações para o grande dia, ou seja, o haldi, o mehendi e o sangeet!
Haldi
Haldi é o nome dado à pasta de cúrcuma que é aplicada nas caras, pescoços, mãos e pés dos noivos. Acredita-se que esta cerimónia limpa e purifica os noivos antes de contraírem matrimónio, além de ter propriedades que ajudam a pele a estar perfeita para o grande dia. Assim, familiares e amigos fazem fila para presentear os noivos com a pasta de cúrcuma e, no fim, todos estão pintados com esta pasta purificadora. No fim da cerimónia, os noivos tomam banho.
Sangeet
No sangeet, que também é uma pré festa do dia do casamento, as famílias dos noivos juntam-se para dançar e celebrar a futura união. Dependendo do empenho de cada família - e também do jeito para dançar - podem fazer várias coreografias e até um despique saudável entre grupos. Danças e músicas tradicionais são dançadas e cantadas neste evento que tem como único objectivo celebrar o amor do casal, a alegria do casamento e unir as duas famílias.
Mehendi
O mehendi é uma pré festa de casamento em que a noiva, as suas amigas mais próximas e familiares se juntam para lhe pintarem com henna as mão e os pés. O objectivo desta festa é embelezar e abençoar a noiva antes do dia em que aceita o seu noivo como seu marido.
Mas a cor da henna também tem o seu papel e, segundo a tradição, quanto mais escura for, maior será o amor no seu casamento e o carinho generalizado que a sua família tem pela noiva. Também nesta ocasião, a música e a dança têm um papel importante. Afinal, trata-se de uma festa!
A noiva usa vermelho
Se no ocidente a cor tradicional para as noivas é o branco, nos casamentos indianos há uma outra cor em grande destaque: o vermelho. Segundo a tradição - que vai mudando ao longo dos anos - as noivas usam um sari vermelho com ricos bordados dourados que representam o compromisso e a fertilidade.
A chegada do noivo é uma festa
Tal como nos casamentos ocidentais, os convidados são separados por lados da família, enquanto esperam pela cerimónia. Assim, a família da noiva fica já à espera enquanto a família do noivo se junta a ele para a sua entrada. Desta forma, a entrada do noivo abre as festividades com uma pequena parada com dança e música.
Mandap
O mandap é o local onde é feita a cerimónia e é uma estrutura temporária construída propositadamente para a troca do “sim”. A decoração é sempre muito rica, passando geralmente por flores, verduras, tecidos e até cristais. É debaixo do mandap que o casal vê oficializada a sua união.
Jai Mala
No final da cerimónia os recém casados trocam colares de flores, que simbolizam as boas vindas de cada elemento do casal na família do outro elemento. Não se considera que a união esteja completa até que os noivos troquem os colares, num gesto carinhoso de amor e união.
Talambralu
Este é o momento em que os noivos - tradição mais comum no sul da Índia - atiram um ao outro uma mistura de arroz, cúrcuma, açafrão e até pétalas de flores. Este gesto simboliza felicidade, prosperidade e fertilidade. Os familiares podem incentivar a chuva de arroz ou até mesmo ajudar os noivos a banhar o cônjuge.
Sindoor
Quando a cerimónia termina, o noivo poderá pintar a testa, ou os cabelos da noiva, com uma tinta vermelha para simbolizar que agora ela é casada. Se algumas noivas optam por pintar toda a linha da divisão do cabelo, outras escolhem usar um discreto ponto vermelho na testa que demonstre ao mundo que é agora casada.
Dependendo da zona da Índia de onde são as famílias ou onde ocorre o casamento, as tradições poderão variar. Mas uma coisa é certa, em todas as suas versões são casamentos cheios de alegria, dança, música, flores e cor. Se se sentiram inspirados por estas tradições, não hesitem em incluir - e adaptar, claro - algumas delas no vosso casamento.