Ambicionas com um casamento totalmente original? Espreita estas 15 formas de inovar nas tradições
O teu dia está a achegar, e porque vocês têm personalidades fortes e sentem que não têm de ceder a pressões no que toca à organização do vosso casamento, hoje trazemos-te as 15 tradições mais conhecidas e como deves, na realidade, encará-las.
O teu anel de noivado marca o início desta etapa de preparativos para o vosso dia. E desde a chegada ao local da cerimónia ao corte do bolo de casamento, vais aperceber-te que todos os casamentos estão repletos de regras e tradições que os noivos seguem à risca.
Porque se tratam de superstições que têm medo de quebrar ou simplesmente para se manterem dentro de uma linha mais tradicional, muitos casais não se questionam sobre alternativas para o seu grande dia. Mas se gostas de te manter fiel a ti própria e, para vocês, há tradicões os como vestidos de gala compridos para as convidadas que, a vosso ver, não fazem qualquer sentido, não percas este artigo. Hoje mostramos-te 15 regras ou superstições a forma como as devem encarar!
1. As noivas devem usar um vestido branco e longo
Usa o que quiseres, mesmo que seja um vestido de noiva preto. Claro que a maioria das noivas opta por um longo vestido de cor clara, mas isso não quer dizer que tu tenhas de o de fazer. Ousa nas cores e nos materiais, usa um vestido colorido, estampado, original, um vestido de noiva curto ou mesmo um modelo com calças ou macacão. O dia é teu, por isso mais que tudo, tens todo o direito a escolher o que queres usar!
2. Tens de usar um véu também longo e de cor branca
Não tens, de todo, de usar véu! Substitui-o por um acessório para o teu penteado semi preso como uma tiara, um travessão ou uma coroa de flores! Utilizar ganchos pequeninos e brilhantes, em tons de dourado ou prateado, é também uma das grandes tendências para este verão. E se fores ainda mais ousada, combina o teu lindíssimo vestido com com um penteado de noiva de cabeo solto!
3. Só podes ter duas cores no casamento
Podes escolher uma palette com tantas cores quanto imaginares (ou tão poucas!). O truque é fazer com que resultem, ao juntar muitos tons neutros ou cores da mesma família: imagina cores como amarelo, laranja e vermelho ou uma palette de tons rosa, creme e blush. São tudo cores que ficam lindíssimas nos convites de casamento personalizados, para fazer uma pequena introdução ao que será o estilo da cerimónia.
Mas não penses que tens de seguir também esta tendência, porque muitas vezes, as palettes monocromáticas, seja de um tom de branco frio, um profundo verde ou um arrojado lilás, são as mais bonitas e elegantes!
4. As damas de honor são mulheres e os padrinhos são homens
Não limites a tua lista de damas de honor apenas a mulheres. Se por acaso o teu melhor amigo é homem, porque não acompanhar-te ao lado das outras damas de honor? E o mesmo se aplica ao teu noivo. Basta que coordenes o seu look e acessórios com a restante decoração da festa
5. Tu e o noivo não se podem ver antes da cerimónia
Há muito tempo que esta superstição se provou falsa, por isso não há nada que vos trave se não querem esperar pela chegada ao altar para se verem um ao outro. E porque não agendar, com o fotógrafo, uma sessão first look photoshoot antes da cerimónia? Isto vai inclusive dar-vos mais tempo após a cerimónia para aproveitartem os cocktails e conversarem mais à vontade com os convidados.
6. Os aperitivos decorrem depois da cerimónia e antes da receção no restaurante
Na realidade, nem mesmo a ordem dos eventos tem necessariamente de obedecer a regras já estipuladas! Podes começar a festa antes mesmo da cerimónia, ao disponibilizar snacks, salgadinhos, limonada, infusões frias e água aromatizada para os teus convidados! Certifica-te apenas que não há álcool disponivel, para não correres o risco de alguém se sentir mal durante as celebrações.
7. Os convidados devem lançar arroz aos noivos à saída da igreja
Já falamos muito desta tradição aqui. Existem, na verdade, alternativas muito mais emocionantes do que o simples arroz. Os convidados podem atirar confettis, aviões de papel, balões, glitter, pipocas, etc... cabe à imaginação dos noivos decidir o que fazer nesta etapa! E não se esqueçam, preparem os cones ou sacos de papel handmade para os vossos convidados.
8. Os vossos anéis devem ser iguais
Ambos vão usar essas alianças de casamento para sempre, por isso é bom que sejam ao vosso estilo e que se vejam a usar em todas as ocasiões – e não só no casamento. Imagina que, enquanto o teu noivo gosta das tradicionais alianças douradas, tu não te imaginas sem uma aliança de ouro branco?
Não há nada que vos obrigue a ceder aos gostos um do outro. Gravem as vossas iniciais ou a data do vosso casamento no seu interior, uma excelente forma de as coordenarem. Usem e abusem da vossa aliança, que certamente será única e com um significado muito especial!
9. As tuas damas de honor devem usar vestidos que combinem
Deixa que a personalidade das tuas damas de honor transpareça no teu grande dia ao permitir que cada uma escolha um vestido que se adeque ao seu gosto, estilo, corpo e personalidade! O truque para conseguirem todas um retrato bonito e uma conjugação que combine entre si é ter algum elemento de coesão, que as ligue a todas e, também, à noiva. Pode ir desde o mesmo tecido à mesma palete de cores ou comprimento. Outra alternativa é deixares que personalizem o seu look com acessórios!
10. Seating plan da cerimónia: lado da noiva e lado do noivo
Por tradição, os convidados do lado da noiva sentavam-se do lado esquerdo e, os do noivo, ocupavam o lado direito. Mas imagina que a família de um é enorme e a do outro pequena... não achas que pode resultar numa configuração um pouco estranha? Se tiveres alguém durante a cerimónia a ajudar na organização, senta os convidados mais velhos à frente e pede aos outros que se sentem onde desejarem. Se não, opta por um cartaz à porta onde lhes peças para escolher um sítio, e não um lado!
11. Tens de ter um menino das alianças e uma menina para espalhar as flores
Embora na relidade não precises de nenhum, desde que os pais concordem podes ter as crianças que quiseres durante a cerimónia! Podes também inverter um pouco os papéis, e escolher um menino para espalhar flores antes da noiva entrar.
12. Os teus acessórios devem ser discretos e não se sobrepor ao look
Se adoras acessórios tanto quanto nós, faz com que sejam a peça chave do look! Usa colares statement e brincos coloridos. Sapatos com um design mais excêntrico ou um pequeno bolero... porque não manter o resto do conjunto simples e destacar algo que não seja o vestido? Podes sempre manter um estilo mais simples na cerimónia e levar uma muda de roupa para a receção!
13. As cerimónias de casamento têm lugar em instituições religiosas
Se tu ou o teu noivo não forem praticantes de qualquer religião, não há muitas razões para cumprir esta tradição. Celebrem a troca de anéis e os votos num sítio que vos seja especial. Pode ser em qualquer lado: num parque, num quintal, na pria, num bosque, num barco, num teatro de uma cidade que adorem... Certifiquem-se apenas que falam com o vosso oficiante para que esteja a par da vossa decisão.
14. Tu e o teu noivo devem trocar votos tradicionais
Não há nada de errado com os votos tradicionais que os casais normalmente proferem antes de trocarem alianças no altar, mas se tu e o teu noivo têm uma personalidade singular, fujam dos clichés e escrevam votos originais que tenham significado para os dois. Se se sentem nervosos com o que devem escrever, peçam ao vosso oficiante que diga algo no momento para vos ajudar e, se são mais confiantes, podem memso improvisar na altura!
15. Os convidados sentam-se em cadeiras ou nos bancos da igreja
Escolham assentos que, sobretudo, reflitam o vosso estilo e o estilo da cerimónia! Bancos de madeira cobertos com mantas ou tecidos bordados para uma cerimónia rústica, sofás para um casamento mais formal ou mesmo puffs, num lounge, se vão optar por uma receção mais descontraída, a escolha é vossa!
Depois de saberem tudo isto, ainda têm vontade de fazer uma cerimónia tradicional com um vestido de noiva branco e um bouquet a condizer? Não há qualquer problema em manterem a tradição na vossa família, apenas acreditamos que cada noivo tem o direito a escolher os pormenores do seu grande dia à sua imagem. Se ficaste convencida com as nossas sugestões, começa já a imaginar o teu penteado de noiva e os acessórios certos para acompanhar todo o teu look. Boa sorte!