Casamento vintage: os 10 pormenores a ter em conta
Os anos passam, mas o estilo vintage nunca passa de moda. Se querem ter um casamento com este ambiente tão especial, estes 10 elementos não podem faltar no vosso dia.
Ano após ano, o estilo vintage figura no topo das preferências em decoração de casamento. São cada vez mais os casais que procuram as melhores ideias para viver um casamento ao mais puro estilo dos anos 20, respeitando também a personalidade e estilo próprio dos dois.
A verdade é que, desde o vestido de noiva ou fato do noivo a elementos decorativos icónicos, tudo importa para conseguirem o ambiente vintage perfeito. Já sabem que querem viver um casamento vintage e começaram agora a pensar na decoração do vosso dia? Há 10 elementos que não podem faltar, inspirem-se!
1. O altar do casamento civil vintage
2. DIY: apostem pela naturalidade
3. Vidro e mais vidro
4. Surpreendam na decoração floral
5. Malas de viagem: nunca podem faltar
6. Vários estilos de mobiliário: a (des)combinação que resulta
7. Louças antigas
8. Luzinhas e grinaldas por todo o lado
9. Uma viagem aos loucos anos 20
10. Molduras por todo o lado
1. O altar do casamento civil vintage
Se pensam casar pelo civil e ao livre, há muito por onde escolher para conseguirem um altar cheio de encanto. Portas antigas de madeira podem ser utilizadas no altar, que podem pintar ou decorar para lhes dar um efeito antigo e romântico. O importante é manter o estilo antigo, que pode ser conseguido das mais variadas formas. As flores também não podem faltar: optem sempre pelos tons pastel, as cores por excelência deste estilo.
2. DIY: apostem pela naturalidade
3. Vidro e mais vidro
As jarras, potes, garrafas e garrafões nunca perdem destaque num casamento vintage. Estes elementos são reutilizados das mais variadas formas, desde servirem para centros de mesa, de copos para cocktails, para decorar o corredor da cerimónia ou até para decoração suspensa. No entanto, o vidro pode ganhar novas formas, seja nos menus de casamento ou mesmo no seating plan: aproveitem janelas antigas para escrever o nome dos vossos convidados e as mesas em que se devem sentar.
4. Surpreendam na decoração floral
De todas as flores que podem usar no vosso dia, há três que remetem automaticamente para o estilo vintage: lavanda, gipsófilas e as peónias. Incluam ainda muita verdura, uma vez que os novos estilos ditam a junção de tons mais neutros e pastel com outros elementos mais vibrantes, que criem contraste. Neste sentido, apostem numa decoração floral mais arrojada: a escolha de flores mais silvestre e a combinação com verdura irá surpreender pela positiva.
5. Malas de viagem e caixas de madeira: nunca podem faltar
São versáteis e dão sempre um toque especial a qualquer decoração vintage. As malas podem ser utilizadas para colocar os adereços junto ao Photobooth, para decorar a mesa dos noivos ou mesmo para estar junto à mesa das sobremesas. O mesmo com os caixotes de madeira, que podem servir para colocar todo o tipo de elementos, nomeadamente as lembranças para os convidados. Caixas mais pequenas também podem dar um toque especial às mesas, como centro de mesa, ou então como recipiente para pão, doces ou salgados, por exemplo.
6. Vários estilos de mobiliário: a (des)combinação que resulta
Vale tudo, mas sempre com alguma coerência. A ideia é mostrar um estilo despreocupado-preocupado, com móveis antigos de vários estilos. A combinação de mesas e sofás antigos para uma zona lounge ao ar livre, ou mesmo para acomodar os convidados numa cerimónia ao ar livre, pode fazer a diferença na vossa decoração. Para o buffet ou sobremesas, cómodas, aparadores e móveis antigos não podem faltar para trazer todo esse charme vintage ao vosso dia.
- Vai interessar-te: Os 12 estilos para o vosso casamento e como consegui-los
7. Louças antigas
Vale a pena espreitarem a casa dos avós e ver se há alguma coisa que podem aproveitar para a decoração. As louças antigas dão sentido a um ambiente vintage, podendo ser utilizadas das mais variadas formas. Dependendo do número de convidados que tenham, mas também da quantidade de louça vintage disponível, podem ver onde a podem utilizar: se apenas para as sobremesas, ou como louça das mesas dos convidados. Caso tenham orçamento, também podem alugar pratos e talheres vintage. O efeito será incrível!
8. Luzinhas e grinaldas por todo o lado
Indispensáveis em qualquer celebração, sobretudo nas de estilo vintage. Podem servir para tornar o ambiente mais confortável, para enfeitar um cantinho especial – a zona infantil ou a zona lounge, por exemplo – ou para sinalizar algo. Estes dois elementos trazem charme e encanto a qualquer decoração e nunca podem ser postos de lado num casamento deste estilo.
- Também te vai interessar: Casamento marcado: 6 ideias de decoraçao que vemos neste reality
9. Uma viagem aos loucos anos 20
Há objetos que associamos aos maravilhosos loucos anos 20, e que felizmente se mantém até hoje, agora muito como peças decorativas dos apaixonados por este estilo. O gramofone, o rádio quadrado, os relógios de bolso e de mesa ou os típicos telefones dessa época poderão adicionar um toque de charme e sofisticação à vossa decoração.
10. Molduras por todo o lado
Podem ser utilizadas no centro das mesas, no seating plan, como fundo de um Photobooth muito original ou mesmo numa decoração suspensa. As molduras antigas, de vários tamanhos e materiais também acrescentam valor a uma decoração vintage. Apostem em variedade e estilos diferentes porque o resultado será incrível.
A verdade é que, conseguir ter um casamento ao mais puro estilo vintage não é difícil. Inspirem-se com estas tendências e comecem já a planear o vosso dia mais especial. Ideias e inspiração não vos faltará, só têm que optar pelo que melhor vos define.