Casamentos ao domingo: prós & contras
Trocar as alianças de casamento num domingo... será que vocês já consideraram esta possibilidade? Se sim, venham descobrir as vantagens e desvantagens de casar no primeiro dia da semana!
Seja por razões de comodidade, económicas ou de disponibilidade, o domingo é o dia escolhido por muitos casais para dar o nó. Embora o sábado seja o dia da semana favorito para trocar alianças de casamento, os noivos são livres de decidir o que preferem. Se ainda não enviaram os convites de casamento, de certeza que já se debateram acerca do dia para celebrar o vosso amor. Para que não restem dúvidas, fizemos uma lista dos prós e dos contras de casar a um domingo! Se já tens o anel de noivado, este texto é de leitura obrigatória!
Pró: Vai sair-vos mais em conta
Não é novidade nenhuma que casar a um domingo vai fazer-vos poupar algum dinheiro. Como grande parte dos noivos escolhe o sábado (ou até a sexta feira) para trocar alianças de ouro branco, o domingo torna-se menos requisitado, o que faz com que os custos possam ser consideravelmente mais baixos.
Contra: A ressaca de segunda feira
Ao casar a um sábado, já sabem à partida que o dia seguinte é para descansar e recuperar forças para toda a semana. No entanto, o mesmo não acontece quando os noivos decidem casar a um domingo! Vão ter de ter mais cuidado com as bebidas que ingerem até cortar o bolo de casamento simples...
Pró: Muita gente trabalha apenas ao sábado e, assim, já não precisam de tirar um dia de férias!
Por decidirem casar a um domingo, vão possibilitar a vinda de muitos convidados que trabalhem ao sábado. Assim, já não têm de tirar o dia, o que faz com que seja mais fácil comparecerem ao vosso casamento.
Contra: Convidados que sejam de fora vão ter dificuldade em comparecer
… ou vão ter de abandonar a festa mais cedo. Toda a logística das viagens se altera se decidem casar a um domingo. Claro, os convidados que tenham de viajar (de automóvel ou outro meio de transporte) podem trazer os vestidos de cerimónia curtos na mala e prepararem-se em casa de amigos ou num hotel. Mas sejamos sinceros: é mais prático para todos que o evento se realize numa sexta-feira ou sábado.
Pró: Têm mais opção de escolha de locais e fornecedores
Sem dúvida que, ao sábado, a maioria dos fornecedores vai estar ocupado. Como o domingo é um dia menos comum para celebrar o casamento, vão ter um leque mais variado de espaços por onde escolher. Para além disso, os vossos fornecedores terão também mais disponibilidade para vocês!
Contra: Alguns serviços encerram ao domingo
Embora possam abrir uma exceção para os noivos, a verdade é que a maioria dos cabeleireiros, barbeiros, floristas e maquilhadores não trabalha ao domingo. Antes de fazer os convites de casamento, certifiquem-se que nenhum dos vossos fornecedores coloca impedimentos à data.
Pró: Podem dar-se ao luxo de marcar com menos antecedência
Exatamente pelos espaços e fornecedores estarem menos ocupados neste dia da semana, isso dá aos noivos algum espaço e tempo extra… que não teriam caso casassem a um sábado e aquela quinta de sonho já estivesse reservada com meses de antecedência!
Contra: No caso das cerimónias religiosas, os padres estão mais ocupados ao domingo
Por outro lado, se decidiram casar pela igreja, celebrar o vosso casamento a um domingo pode ser complicado. A maioria dos padres está já ocupado com missas e outros eventos religiosos, e evita estar sobrecarregado com este tipo de celebrações.
Pró: É uma boa opção para destination weddings
Se optaram por organizar um destination wedding, aqui têm a resposta: sim, casem a um domingo! Por avisarem os convidados com mais antecedência, isso vai dar-lhes a oportunidade de marcar voos e férias a tempo… já para não falar que podem ter um fim de semana de férias antes do dia C!
Contra: Preparem-se para receber mais “nãos”
É inevitável, se decidem casar a um domingo, vão de imediato começar a receber recusas de comparência por parte dos vossos convidados. Ora porque trabalham, ora porque estudam fora, ora porque é o único dia de descanso que têm… preparem-se para cortar – e muito! – na guest list!
Pró: Vão ter uma festa mais intimista
Uma vantagem para noivos mais reservados? Como nem toda a gente vai estar disponível para celebrar este dia convosco, vão ter a oportunidade de organizar uma festa mais pequena e intimista, apenas com familiares e amigos chegados. Isto pode traduzir-se num evento mais personalizado e especial!
Contra: Imensos convidados vão ora chegar tarde, ora ir embora muito cedo
Este é um dos maiores problemas dos casamentos ao domingo. Como normalmente os teus convidados saem na sexta-feira ou no sábado, de certeza que alguns vão chegar tardíssimo à vossa festa. Por outro lado, como querem descansar e ganhar energia para a semana que se avizinha, alguns dos teus convidados vão acabar por ir embora muito mais cedo do que pensavas.
Por ser um dia instaurado de descanso, o domingo continua a ser uma escolha invulgar para celebrar o casamento! No entanto, se já escolheste o vestido de noiva e começas a ficar preocupada com a data, lembra-te que este dia é dos noivos e que, mesmo que o alterem, nunca vão conseguir agradar a todos os convidados! Os casamentos ao domingo conseguem ser igualmente especiais… haverá melhor dia para comer umas fatias de bolo de casamento?