Casamentos de noivos de cidades diferentes
Hoje em dia as distâncias parecem ser cada vez mais curtas e os casamentos entre pessoas de sítios diferentes, sejam cidades, regiões ou até países é uma realidade bastante comum. Sabes o que deves ter em atenção? Explicamos-te tudo!
Cada vez há mais casais que se conhecem fora da sua cidade de origem e que, muitas vezes, são de localidades diferentes. E serem de países diferentes ou cidades distantes não é um impedimento a terem o seu casamento de sonho junto dos que mais amam. É o vosso caso?
Quais são os trâmites legais a ter em consideração?
Legalmente, não há nada que tenham de fazer que seja diferente nesta situação: todos os documentos são exatamente os mesmos. Têm, isso sim, de definir com antecedência em que cartório querem casar de modo a poderem reservar o dia com o notário ou, no caso de ser um casamento religioso, conversarem com o pároco para perceberem a sua disponibilidade e como podem fazer a preparação para o casamento.
O casamento deve ser sempre na terra da noiva
Apesar de ser uma tradição relativamente comum, não existe uma obrigatoriedade para ser desta forma. Pode até acontecer que a celebração não se realize em nenhuma das vossas cidades. Tudo depende da vossa preferência e, claro, da disponibilidade dos locais de que gostem.
As deslocações devem ficar a cargo dos noivos?
No caso de a vossa celebração ser num sítio distante, devem avisar os convidados com a antecedência suficiente para que eles possam organizar não só a sua agenda, como o orçamento que vão dedicar à vossa festa. Como já sugerimos noutros artigos, podem recorrer a um autocarro alugado para as deslocações de toda a comitiva, mas em princípio esta não é uma responsabilidade que tenham de assumir. Todos sabem que vocês já vão ter uma grande despesa no casamento e entendem que terão de se deslocar até ao local da festa. Podem, isso sim, facultar informações de transportes ou até alguns contactos de convidados que estejam interessados em partilhar carros, por exemplo.
E o que fazer em relação ao alojamento?
Se sabem que grande parte dos convidados vai ter de dormir fora para poder estar na vossa festa, porque não fazer um acordo com um hotel ou residencial de modo a conseguir um preço especial para os convidados do casamento? Sendo vários é provável que consigam descontos que, individualmente, os vossos convidados não teriam.
E quando os convidados se queixam de muitas despesas?
Se começam a perceber que uma parte considerável dos vossos convidados não vai estar presente por motivos financeiros, podem tentar encontrar alternativas de modo a tornar a sua presença mais económica. Quer dividindo transporte, quer encontrando alojamento em conta ou, porque não, dizer-lhes que a sua presença é a melhor prenda de casamento que poderiam ter? Talvez desta forma fiquem um pouco mais à vontade e façam um esforço maior para marcar presença no dia mais importante das vossas vidas!
E tu, vais ter um casamento longe de casa?