Casamentos não católicos
Do total de católicos do mundo, 50% são americanos, enquanto na Europa são apenas 25%. O resto são fiéis a outras religiões ou crenças católicas e celebram a união do matrimónio segundo as ideologias de cada uma.
Ritual Hindu
Existem diferentes tipos de bodas hindus: bengali, nikaah muçulmano, said sikh, o casamento yamil e o garba gujarati. O casamento hindu contém inumeráveis costumes e rituais, que se celebram em família. Os elementos que regem um casamento hindú estão escritos no livro “Vedas”, que corresponde aos quatro textos mais antigos da literatura índia.
Ritual Budista
O budismo como tal, não tem o conceito de casamento, assim que reúne tradições de outras culturas orientais baseadas na espiritualidade. Os sacerdotes fazem uma leitura astral dos noivos, que durante uma hora cantam um salmo. Estes são colocados na postura "wai” (postura de respeito) e benzidos pelo sacerdote. Os noivos têm que fazer uma oferta (comida) tanto a Budha como aos monges.
Casamento Cigano
O casamento cigano dura três dias. No primeiro dia é realizada a prova do lenço ou das três rosas. No segundo dia, realizam-se ao mesmo tempo, a boda e o buffet, entre outros rituais. No terceiro dia, dá-se início à festa da sardinha que começa à primeira hora da manhã, e um novo banquete onde todos podem participar. Ao quarto dia, os noivos partem para a lua-de-mel.
Casamento Ortodoxo
Um casamento ortodoxo é similar a um casamento católico. Inclui nos seus costumes, a imposição entre os noivos de umas coroas, símbolo de que são donos das suas vidas. Os mesmos têm ainda que dar três voltas sobre si mesmos.
Ritual Protestante
Ainda que existam diferentes igrejas dentro da protestante, geralmente, os protestantes não consideram o casamento como um sacramento. Estes precisam apenas da ata civil para se casarem pela igreja. De resto, a cerimónia é praticamente igual à católica.
Ritual Hebraico
Com os noivos sob “Jupá”, o rabino abençoa-os, lê as condições matrimoniais previamente acordadas e assinadas enquanto os noivos trocam os anéis e o noivo recita o ‘Hare at Mekudesht’. Têm a tradição de partir um copo de cristal depois da boda como símbolo das alegrias e das tristezas.
Casamento Oriental
Os casamentos orientais costumam ser celebrados sem ostentação, marcadas pela cor vermelha, símbolo do amor, da prosperidade e da alegria. As famílias dos noivos trocam os presentes uns dias antes da cerimónia.