Casamentos no estrangeiro
Casar-se num país que não seja o vosso pode ser uma experiência maravilhosa, mas nem sempre a mais fácil. Neste artigo, damos algumas luzes do que há que saber para conseguir realizar um casamento assim.
São cada vez mais os casais que optam por fazer algo distinto de todos os outros e casar-se noutro país. Noutros casos, há ainda casais que decidem casar-se no país de origem de um dos elementos do casal. Se vocês se encontram nesta situação e estão prestes a dar o grande passo, aqui ficam algumas recomendações básicas:
- Consultem no consulado do país em questão, que requisitos são necessários para tramitar legalmente o casamento. Muitos países exigem que vivam no país de acolhimento um determinado período de tempo antes de poderem realizar o enlace.
- Las Vegas é conhecido pelas suas facilidades no que diz respeito ao casamento. Caso optem por isso, é possível oficializar posteriormente o vosso matrimónio em Portugal.
- Também existe a possibilidade de criarem um casamento fictício noutro país, e a verdadeira na conservatória da vossa cidade, dias antes da festa, por exemplo.
- Contratem um advogado especialista em assuntos matrimoniais para que vos ajude, caso tenham alguma dúvida ou não consegue resolver tudo sozinhos.
Vantagens e inconvenientes de um casamento no estrangeiro:
- Podem conseguir um casamento único e intimista.
- É uma forma original e diferente de se casarem.
- Podem aproveitar para juntar o casamento e a lua-de-mel num só destino.
- Pode resultar mais caro que um casamento tradicional.
- Traz complicações de papéis e trâmites que um casamento comum não traz.
- Pode suceder que nem todos os convidados possam comparecer à cerimónia.