Casamentos simbólicos: um enlace à medida dos noivos
Apesar de serem mais comuns nos casamentos civis, os rituais simbólicos podem igualmente acontecer se vocês optaram por um religioso. Escolham o momento certo e inspirem-se com todas as ideias que vos vamos dar!
A realização de uma cerimónia simbólica permite aos noivos personalizar o casamento com um momento cheio de emoção! De certeza que já assistiram à cerimónia da areia após o casal trocar os anéis de noivado pelos de casamento, por exemplo. Ou mesmo à largada de pombas brancas da cor do vestido de noiva. Estas são apenas duas das diversas opções que os noivos têm para celebrar o amor junto de todos os convidados. E tanto podem servir-se deste artigo meramente como inspiração, como fizeram na altura de escolher os convites de casamento, como optar por seguir as ideias mesmo à risca. Na verdade, a vantagem destes ritos simbólicos é que podem ser alterados de modo a refletir da melhor maneira a vossa personalidade! Não percam todos os que temos para vos mostrar…
A cerimónia dos quatro elementos
É uma das mais conhecidas e que tem mais adeptos junto dos amantes da natureza, que escolhem o campo ou a praia e um vestido de noiva com renda para dar o nó. Os noivos declaram os seus votos tendo por base os quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Desta forma, o que é mais usual é escolher objetos que os simbolizam, e apresenta-los à medida que vão dizendo os votos.
Cerimónia da árvore
Os noivos plantam uma árvore ou uma semente como forma de mostrar o cuidado e a dedicação que vão ter com a relação. Assim como uma planta carece de atenção, cuidado, rega e proteção, também os noivos se comprometem a cuidar da sua relação e a fazê-la crescer em amor e harmonia.
Cerimónia das pombas
Uma das cerimónias mais célebres é aquela em que, após proferirem os seus votos e trocarem alianças de casamento, os noivos soltam duas pombas, que simbolizam a paz, a harmonia, a realização amorosa e, claro, os desejos dos apaixonados!
Cerimónia da mandala
Como forma de exprimir o que sentem no dia do casamento, os noivos pintam uma mandala – um desenho geométrico e colorido que representa a ligação do Homem com o Universo. Elas podem ser feitas com areia colorida no solo, como as budistas, sobretudo se se casam na praia, e podem mesmo convidar algumas pessoas mais próximas a participar na criação desta obra.
Cerimónia da areia
Cada noivo tem um frasco com areia colorida, que deve verter num terceiro recipiente, de modo a juntar as areias conseguindo uma lindíssima combinação das duas cores. Este ritual representa também a forma como vai ser a sua relação no matrimónio. O frasco onde ficará a areia misturada pode vir também a ser uma excelente recordação do que foram os vossos votos. Se preferirem, podem também fazer mini frascos e entrega-los aos convidados como prendas de casamento originais.
Cerimónia do vinho
Na mesma linha condutora da anterior, na cerimónia do vinho cada noivo terá uma jarra: uma com vinho branco e outra com vinho tinto. Depois, decantam-nos para uma terceira jarra e darão a provar aos convidados a mistura dos seus vinhos. Também com vinho, os noivos podem pedir aos seus convidados que escrevam os seus votos num cartão e o coloquem numa caixa onde estarão também uma garrafa do vinho que será servido no casamento e dois copos. Esta caixa é depois fechada e os noivos escolhem a data em que a quererão abrir para celebrar, a dois, um aniversário de casamento e relembrar o grande dia com esta excelente ideia para lembrancinha de casamento.
Cerimónia das velas
Cada um dos noivos tem uma vela acesa e, juntos, acenderão uma terceira vela, maior do que as suas. Esta tradição simboliza a luz e a chama que irão sempre iluminar a sua relação.
Cerimónia das mãos ou handfasting
Parte de uma tradição celta, em que os noivos prometem permanecer unidos. Na altura de dizer os votos, os noivos entrelaçam os braços - o esquerdo de um com o direito do outro - formando um símbolo do infinito. O celebrante une-os com uma corda ou fita, representando a sua união eterna perante os deuses e a natureza.
Cerimónia da rosa
Cada noivo deve colocar uma rosa numa jarra, simbolizando o que cada um trará para o casamento. Depois, em cada aniversário, os noivos comprometem-se a repetir este ritual. Se quiserem, podem também fazê-lo com rosas preservadas e ir aumentando o ramo de ano para ano.
E vocês, vão incluir uma cerimónia simbólica no vosso casamento? Acima de tudo, trata-se de uma forma de confirmarem o sentimento que vos une e de envolverem os vossos convidados num ritual único e original. Podem seguir à risca as ideias que vos damos ou servir-se delas apenas como base para algo ainda mais personalizado e que tenha mais a ver convosco e com a vossa história. Uma das hipóteses é adaptar alguma destas tradições para o final do vosso dia, após cortarem o bolo de casamento. Que tradições da nossa lista já conheciam? De certeza que conseguimos dar-vos algumas ideias novas e originais para implementarem no vosso dia. Tal como o penteado de noiva que vais levar ao altar, lembrem-se que a tradição que escolherem deve refletir na perfeição a vossa personalidade!