Casar no Inverno: as 10 vantagens que te vão fazer ponderar!
Embora não seja a estação mais óbvia para trocar votos de casamento, o Inverno é mágico, especial e traz muitas vantagens aos noivos! Já pensaram em tudo o que implica casar com algum frio?
É frio e ventoso, os dias são mais curtos e as pessoas estão mais pálidas e cansadas… afinal, há alguma vantagem em trocar alianças e cortar o bolo de casamento no Inverno? Não é definitivamente a estação preferida dos noivos para entregarem lembrancinhas de casamento, mas casar na época baixa traz algumas vantagens que talvez nem pensem se o vosso imaginário vos transporta de imediato para um enlace de Verão! Antes de enviar os convites de casamento, ponderem bem a data… pode ser que se surpreendam!
1. Época baixa = menos dispendioso
Uma das principais vantagens – e que mais influencia os noivos a trocar alianças de casamento no Inverno – é o preço. Nesta estação, a procura é menor, há menos concorrência de preços e serviços, o que se reflete nos valores a pagar.
Antes de decidir uma data e mandar fazer os convites de casamento, devem, no entanto, comparar os valores de uma época para a outra. Se forem significativamente mais baixos, será sempre útil poupar para o futuro ou, quem sabe, investir naquela lua de mel de sonho!
2. Maior disponibilidade dos serviços
Outra das vantagens de casar em época baixa é a facilidade em encontrar fornecedores disponíveis. Ok, se estão a pensar naquela quinta de sonho, é sempre melhor reservar com alguma antecedência. Porém, o rebuliço nos meses de inverno é muito menor do que no Verão, resultando em serviços e profissionais que apresentam mais prontidão e disponibilidade para atender os noivos.
3. Menos stress!
Pode parecer irrelevante, afinal, uma festa deve ser animada, cheia de música e movimento! Mas o stress de arranjar lugar de estacionamento, quartos para acomodar convidados que venham de fora, transporte para a cerimónia e copo de água pode tornar-se catastrófico! No Inverno haverá garantidamente menos procura.
4. A meteorologia
Lidar com a incerteza do tempo é uma luta constante. Afinal, a temperatura, o vento, o sol, a humidade ou a chuva definem muito mais do que o uso de um vestido de noiva curto ou um modelo longo. A comida, a hora a que começa a cerimónia ou mesmo o dress code devem ser definidos consoante estas características e, como é que podem adivinhar com meses de antecedência!? No Inverno, embora haja frio, vento e, normalmente, chuva, o clima é muito mais previsível do que nos meses mais quentes.
5. Um estilo único e inconfundível
A realidade é que grande parte das roupas de casamento são idealizadas para o verão. Os decotes, as alças finas, as costas a descoberto e, ultimamente, os modelos curtos ou de duas peças ganham em abundância no que toca aos vestidos mais quentes, aos tecidos compactos e aos acessórios como capas e cardigans. Assim, escolher casar no Inverno é também um statement no que toca ao estilo e as propostas serão muito mais inovadoras!
6. A lua de mel
Depois do casamento vem... isso mesmo, uma lua de mel inesquecível! E embora seja sempre agradável viajar no Verão, imaginem sair de um país frio e ventoso e trocar imediatamente as golas altas, as meias quentes e os cachecóis por vestidos de cerimónia curtos e sandálias! Chegar a um destino quente e tropical tem um outro encanto quando partem de um clima frio.
7. Não vão sentir os post wedding blues...
São meses de preparação, incontáveis horas de conversa com os fornecedores, reuniões, jantares com amigos e dias intensivos de decisões importantes… é normal que, após o dia C, se sintam esgotados e, que na verdade, sintam um pouco a falta desta azáfama e ritmo. Casar no Inverno, felizmente, não implica tanto stress e, por isso, a volta à rotina acontece de forma muito mais subtil!
8. Maquilhagem e cabelo impecáveis!
Já pensaste nas vantagens do tempo frio para o teu look se vais usar um penteado com tranças? O frio é um ótimo aliado para a maquilhagem porque forma uma espécie de “capa” protetora, que a faz durar horas a fio! Além disso, sem vento, maresia ou a humidade característica do verão, o teu penteado vai permanecer perfeito, sem dar aso àqueles irritantes baby hairs.
9. A velocidade de entregas
É muitas vezes a época concorrida de casamentos que torna difícil e moroso o processo de entrega das fotografias, dos brindes e do vídeo de casamento. Durante a época alta, os fornecedores estão mais atarefados e podem mesmo demorar o dobro do tempo estipulado nos processos de pós-produção e edição. Durante o Inverno, garantidamente que os tempos serão muito menores!
10. Fora da caixa
Se não houver muitas razões para explicar à família e amigos o porquê de preferirem esta data, lembrem-se apenas do fator surpresa! É muito mais original dar uma festa quando o tempo convida a manta e sofás e toda a gente anda cansada e um pouco em baixo do que no Verão, quando o clima já é propício a tal. Optem pela diferença!
O ambiente é romântico, os vestidos de noiva mais originais e o clima acolhedor… haverá mais razões necessárias para escolher casar no Inverno? Se já deram o salto e te estás a debater sobre qual o penteado de noiva a usar, conta-nos os teus motivos para escolher esta época para dar o nó!