Cerveja artesanal: um tema original para o vosso dia C!
Não cabem dúvidas: a cerveja artesanal chegou para ficar! Se vocês se consideram grandes adeptos desta bebida, o que acham de ter um casamento inspirado no seu frescor e sabor? Neste artigo vamos dar-vos algumas ideias imperdíveis!
Nos últimos anos, a cerveja artesanal começou a conquistar as mesas dos bares e, pouco a pouco, os paladares dos consumidores lusitanos. Agora, num país onde já existem mais de 100 marcas de cerveja artesanal, conseguir um casamento repleto de rótulos e sabores distintos soa cada vez mais aliciante... Afinal, dos convites de casamento às lembrancinhas de casamento, existem imensas formas de integrar a famosa craft beer nos enlaces. Se vocês adoram estar a par das últimas novidades da indústria cervejeira e não perdem a oportunidade de degustar um novo tipo de lúpulo, talvez possam trocar as alianças de casamento num ambiente à vossa medida... Ora confiram estas propostas!
Pousa-copos como convites
Para começar com o pé direito, nada como fazer uns convites de casamento rementam para o mundo cervejeiro! Tanto podem optar por um modelo simples, que tenha algumas ilustrações alusivas ao tema, como podem arriscar e escolher um formato inovador, como o de um pousa-copos. Com um convite de casamento original deste estilo, não cabem dúvidas de que os vossos convidados vão ficar surpreendidos e extremamente motivados para fazer parte da festa!
Um seating plan original
Com garrafas das vossas cervejas preferidas, com rótulos ou pousa-copos... As ideias são mais que muitas, pelo que apenas têm de encontrar a que mais de adapta ao vosso estilo! Para criar uma identidade visual ainda mais especial, podem depois colocar uma garrafa de cada cerveja em questão como centro de mesa, ou até como prenda de casamento para cada convidado. Ninguém vai ficar indiferente à vossa originalidade!
Uma segunda vida às vossas garrafas
Tal como referimos anteriormente, as garrafas das vossas cervejas preferidas podem ser usadas como centros de mesa, dando uma continuidade muito especial ao tema da festa. Podem usá-las como jarras, colocando pequenos arranjos florais no interior, como identificador de mesa/lugares, ou até como suporte para velas. Uma dica? Não retirem os rótulos das garrafas, para que os vossos convidados possam identificar as vossas craft beers preferidas!
Imperdível: um beer bar!
Dado que ter um bolo de casamento original com sabor a cerveja não é a eleição de maioria, temos uma sugestão imperdível: alugar - ou até construir - um beer bar, estilo self service, para animar a festa do copo de água! Podem escolher três ou quatro variedades - como uma lager, uma stout e uma sem álcool - e surpreender os vossos convidados com copos reutilizáveis, personalizados com as vossas iniciais e data de casamento. Até pode ser uma prenda de casamento original, não acham?
Tips para acertar na cerveja...
Se escolheram este tema para o vosso dia C, é seguro afirmar que vocês percebem bastante de cerveja artesanal... No entanto, para conseguirem um bar que vá de encontro aos gostos de toda a gente, temos alguns conselhos importantes para dar-vos:
- Tentem escolher cervejas "fáceis", que possam agradar à maioria dos convidados, como uma blond ale ou uma pilsner.
- Tenham uma opção sem álcool e/ou sem glúten à disposição dos vossos convidados. Aqueles que têm restrições vão adorar o detalhe!
- Para os que querem surpreender, recomendamos que tenham uma opção mais "outside the box", como uma barley wine ou uma porter.
- Considerem também a estação em que se casam; se é no verão, deem prioridade às cervejas mais leves e cítricas. Se é no inverno, surpreendam com uma christmas ale aromática!
- Se têm uma oferta variada, convém que coloquem etiquetas ou placas a explicar o sabor de cada cerveja. Lembrem-se que muitos dos vossos convidados não são experts no tema e que podem não fazer a menor ideia do que é uma IPA!
... e nos aperitivos!
Embora a cerveja possa combinar na perfeição com o vosso bolo de casamento, existem pitéus pensados para combinar com cada estilo desta bebida divina. E embora harmonizar cerveja com alimentos seja uma arte, existem receitas que nunca falham:
- As cervejas mais leves, estilo pilsen, combinam com saladas, peixes brancos, salgadinhos e queijos suaves, como o brie ou a mozarela de búfala.
- As cervejas com um sabor intenso a lúpulo - como as famosas IPAs - combinam na perfeição com carne de barbecue.
- A stout, consideravelmente densa, é perfeita para combinar com brownies, tortas e chocolate.
- A porter, que costuma ser adocicada, combina bastante bem com presunto e queijos azuis, como o roquefort e o gorgonzola.
- As cervejas mais ácidas, como as sour ales, ficam bem com alimentos salgados, como batatas fritas, rissóis e pretzels.
Inspirados? Então metam mãos à obra e criem um dia C único, inspirado no maravilhoso mundo da cerveja artesanal! Agora que já têm ideias para os convites de casamento e que até já sabem que cerveja servir com o bolo de casamento, o trabalho está bastante facilitado!