10 coisas que (provavelmente) vos vão acontecer no 1º ano de casados
Primeiro vem a euforia, depois o medo, as rotinas e a adaptação. Mais suave para alguns e, definitivamente mais conturbado para outros casais, os primeiros meses de casados são incríveis e cheios de peripécias! Prontos para conhecer algumas?
O bolo de casamento já foi, a lua de mel está prestes a chegar ao fim e, restam as memórias de um dia único e inesquecível com o vestido de noiva… Se o casamento agora vos parece o fim que mais desejam, rapidamente se vão aperceber de como ele é, na realidade, o ponto de partida! E depois de trocar o anel de noivado, cortar o bolo e celebrar? Bem-vindos ao mundo de casados! Relaxem enquanto descobrem tudo o que se vai passar neste período!
1. Vão voltar a apaixonar-se!
O ritmo dos preparativos, a escolha dos convites, o seating plan, os fornecedores e o estilo do bolo de casamento original podem quebrar a vossa rotina e facilmente desgastar a relação. Mas uma vez casados – e recém-chegados de uma lua de mel maravilhosa – abre-se de novo espaço para o amor e para a celebração. Vão ver como, subitamente, os problemas desaparecem e chega a hora de relaxar e namorar novamente!
2. E discutir…
O primeiro ano de casados é normalmente marcado por inúmeras mudanças. De estatuto, de casa, de hábitos e de objetivos… e mesmo que já partilhassem o mesmo espaço antes de trocar alianças de casamento, não é a mesma coisa discutir enquanto namorados ou casados. A primeira grande discussão pode ser bem assustadora, mas não fiquem alarmados! Desde que consigam ser honestos, respeitosos e compreensivos, tudo acabará em bom porto.
3. Vão sentir saudades do dia C
Por muito aliviados que se sintam após celebrar com amigos e família, a verdade é que vão sentir saudades desse dia e, principalmente, dos momentos que passaram a voar! O sentimento vai tornar-se ainda mais nostálgico com o tempo.
4. Vão criar rotinas
Para sair, para acordar, ao fim de semana e à noite… faz parte da vida a dois a criação de hábitos e uma nova organização dos dias… lembrem-se apenas de as quebrar ocasionalmente!
5. E sentir que estão a ficar velhos…
As saídas com os amigos são cada vez mais escassas, o sofá começa a ganhar à pista de dança e a emoção de terem o vosso próprio espaço fala mais alto… não se preocupem! Estarem mais caseiros e já não te deixares emocionar com um vestido de cerimónia curto faz parte, mas não se deixem vencer pelo cansaço!
6. Vão falar sobre dinheiro
Agora que, provavelmente, partilham gastos e despesas, este assunto vai ser mais vezes discutido à volta da mesa. Cada casal tem os seus objetivos financeiros e formas de gerir o seu orçamento, e ter discussões saudáveis sobre o assunto é útil para encontrarem o vosso próprio equilíbrio. Uma pequena dica? Não tenham vergonha ou reservas na hora de falar sobre dinheiro!
7. Vão definir metas e objetivos
Se ainda não viviam juntos antes, o primeiro ano de casados abre espaço para muitas mudanças e adaptações – sendo uma delas o estabelecer de objetivos em comum! Isto vai acontecer mais cedo do que imaginam! Se antes pensavam de forma individual, agora são uma família, e o “eu” passa a “nós”.
8. E falar muito em bebés!
É inevitável: ter filhos vai surgir muito em conversa e a ideia de dar o primeiro passo torna-se tão assustadora como emocionante! Ideias sobre os nomes, decoração e brinquedos de criança… preparem-se, pois a baby fever pode estar prestes a bater à porta...!
9. Podes perguntar-te se fizeste a escolha certa…
Embora ninguém goste de admitir, a verdade é que no primeiro ano de casados podem surgir algumas dúvidas e indecisões. É normal, é expectável e é até bastante saudável – significa apenas que estão a crescer e que a vossa vida está a mudar! Não tenham medo de ter dúvidas, receios e hesitações e, sobretudo, sejam transparentes e honestos.
10. Mas não vai demorar muito até que tenhas a resposta!
A verdade é que casaste com a(o) mulher/homem da tua vida! Se trocar alianças de ouro branco no altar e dizer o tão esperado “sim” foi uma descarga de emoção e adrenalina, não há espaço para dúvidas de que a pessoa que tens ao lado é que amas incondicionalmente!
O primeiro ano de casados é um misto de emoções! Bom, mau, estranho, desafiante, aborrecido, louco! E a questão que se coloca é: estão prontos para o desafio? A primeira coisa a estranhar é referirem-se à vossa metade como marido/mulher, mas a lista continua e, raramente o primeiro ano após entregarem as lembrancinhas de casamento corresponde às expectativas do casal. Se já enviaram os convites de casamento, estão prontos para dar início a esta aventura?