Ir para o conteúdo principal
Casamentos

A entrada dos noivos na cerimónia: tudo o que precisas de saber

Protocolo ou tradição aparte, é muito comum seguir-se uma norma no momento da entrada dos noivos na igreja. Seja uma cerimónia civil ou religiosa, isto é tudo o que precisam saber para conseguirem uma entrada triunfante.

Vitor Gordo Photography

Nos dias que correm, muitos são os casais que optam por saltar o protocolo e ditar as suas próprias regras no que diz respeito ao casamento. Vestidos de noiva originais para as mais descontraídas, convites de casamento únicos, uma decoração altamente personalizadas... Estas são algumas das coisas que os noivos procuram mudar no seu grande dia, fugindo cada vez mais ao tradicional e optando por detalhes que definam a sua personalidade ao mais alto nível.

É por isso, cada vez mais comum que estes se encontrem antes do altar, na forma de first look, os convidados sentam-se livremente onde decidem, os noivos estão cada dia mais descontraídos, escolhendo fatos coloridos ou penteados de noiva descontraídos, entre outras tantas coisas. Longe vão os tempos em que apenas podiam entrar na cerimónia de braço dado com a mãe ou madrinha – no caso do noivo – ou pai ou padrinho – no caso da noiva. Apesar desta tradição ainda se manter, sobretudo nos enlaces religiosos, aqui ficam algumas ideias para uma entrada triunfal na cerimónia, toma nota!

Lidesvideo - Photography & Films

Com quem podem entrar?

Existem muitos fatores que influenciam os casamentos e a sua celebração: os vestidos de noiva simples que agora são a grande tenência, as novas modas nupciais, o protocolo, as mudanças nos modelos de família, entre outros. Nestas novidades incluem-se algumas variações na entrada dos noivos na cerimónia. Tradicionalmente, o noivo entra pelo braço da sua mãe e a noiva pelo braço do seu pai, mas o que é que acontece, se por algum motivo um deles está ausente? Podem escolher o outro progenitor, irmãos, padrinho ou madrinha, ou algum familiar muito especial para vocês, tal como os avós ou mesmo os sobrinhos mais novos. Tanto no casamento religioso como no civil, não existe um protocolo especifico, ainda que os mais formais exijam que a entrada dos noivos na cerimónia se faça acompanhar da madrinha ou do padrinho de casamento, respetivamente.

Feel Creations - Photo & Film

Casamento religioso: primeiro o noivo depois a noiva

As noivas apaixonadas por clássicos vestidos de noiva Rosa Clará apostam pela elegância e simplicidade no seu dia. As que se casam pela igreja, são fieis ao protocolo, depositando todas as expetativas nesse momento em que sobem ao altar e o noivo as vê pela primeira vez. No casamento religioso, por norma, o noivo entra sempre primeiro, acompanhado da sua mãe, madrinha ou alguém próximo, normalmente do sexo feminino. Depois de todos os convidados estarem sentados nos seus lugares, entra a noiva, acompanhada do seu pai, padrinho ou outra pessoa próximo, como referimos acima. Nesse momento, faltam palavras para descrever tudo o que se sente. Aproveita para estar o mais calma possível, pensa em todos os momentos que viveram juntos até aqui – o pedido, a entrega dos convites de casamento personalizados, cada conquista que fizeram, etc – e caminha firme em direção ao noivo. Porque o clássico nunca falha, esta é uma das entradas mais bonitas de sempre e para sempre.

Rita Santana Photography

Juntos ou separados?  

Os mais alternativos, adeptos de casamentos civis e altamente personalizados, vão gostar das alternativas que damos para uma entrada triunfante e muito original. As apaixonadas por vestidos de noiva com renda, que apostam por enlaces campestres e ao ar livre, podem fazer uma entrada na cerimónia cheia de significado. Além do first look – que representa um dos momentos mais especiais do casal antes da cerimónia – podem escolher entrar juntos, depois de todos os convidados estarem sentados. Tal como as ideias alternativas que já existem para o momento de um corte de bolo de casamento original, também aqui a inovação não tem limites. Com o cortejo das meninas e meninos das alianças à frente, com os seus animais de estimação, juntos ou separados, a escolha é variada e deve ser feita de acordo com os gostos pessoais de cada casal.

Kirill Pervukhin

E, ainda que ninguém deva dizer-vos como devem ser as coisas, podem guiar-se por estas ideias para uma entrada muito especial na vossa cerimónia. Se tiveres damas de honor, além de pensares nos seus vestidos de cerimónia, pensa também como as deves incluir no teu cortejo nupcial. Sim, agora que a emoção de receber um anel de noivado já passou, é tempo de pensares em todos estes detalhes. Mãos à obra!