Comida macrobiótica: como incluí-la no teu casamento
Com uma forte base vegetariana, a comida macrobiótica estimula o consumo de alimentos neutros e baixos em calorias, que promovem a saciedade. Como incluir este tipo de alimentação no vosso dia? Deixamos algumas sugestões saudáveis e cheias de sabor.
Tal como no nosso dia a dia, também o mundo do catering para casamentos sofreu uma grande alteração. As tradicionais ementas, compostas por pratos típicos de cada região, cederam espaço a novos sabores, culturas e mesmo dietas. A cozinha macrobiótica, com uma forte base vegetariana, começa também a ganhar força nas ementas de casamento, muito devido aos noivos que claramente seguem esta dieta ou a algumas restrições alimentares dos convidados. Além disso, e na tendência eco-friendly atual, combina perfeitamente com enlaces mais descontraídos e autênticos, que são um espelho total dos seus noivos. Se adotaram a dieta macrobiótica ou têm convidados que o fizeram, não será um problema incluí-la no vosso dia, com muito estilo, novos sabores e elegância. Temos algumas sugestões que podem fazer toda a diferença.
Originalidade e sabor na base
A base da dieta macrobiótica é aportar energia e nutrientes ao organismo. Ainda assim, não têm porque restringir o vosso menu a alimentos vaporizados ou crus, algo que os convidados podem imaginar que faça parte da cozinha macrobiótica. Sim, faz, mas vai muito mais além. Podem incluir peixe cru ou cozinhado, saladas, mas também os “tradicionais” croquetes ou rissois adaptados, mas não menos deliciosos. A chamada comida “confort food” pode estar presente no vosso dia sem terem de abdicar da cozinha macrobiótica e não faltará cor, variedade e sabor. Conversem com a vossa equipa de catering especializada para ver o que vos aconselham.
Novas cores e sabores
Criar um menu macrobiótico é mais fácil do que parece e claramente agradará a quem segue e a quem experimenta pela primeira vez esta dieta. A descoberta de novos sabores e formas de cozinha chama a atenção. Além disso, a qualidade das receitas, a variedade de ingredientes utilizados e de novos sabores irá encantar até os paladares mais exigentes. Podem optar exclusivamente por um menu macrobiótico ou escolher ter também alguns pratos mais convencionais para os que não seguem esta dieta mais saudável. Quanto às bebidas, dá-se sempre preferencia a chás, sumos naturais detox ou tisanas, mas podem sempre incluir bebidas alcoólicas de fermentação natural como a cerveja ou o vinho de alta qualidade.
Ideias para incluirem no menu
Principalmente se casam na primavera ou no verão e ao ar livre, a cozinha mais leve e nutritiva como a macrobiótica será perfeita para que os vossos convidados tenham energia suficiente sem se sentirem muito pesados. Para entrada, que tal apostarem em tábuas de queijo vegan - queijo de tofu fermentado com miso ou queijo-creme de ervas, queijo de amêndoa ou queijo de tomate seco, por exemplo), guacamole, húmus rosa de beterraba, tapenade de azeitonas e algas ou pimento vermelho assado, rissois de tofu fumado, croquetes de tempeh, sushi e sashimi, pataniscas e grão ou chamuças vegan, taças de tagliatele com cenoura e laranja com figo ou espetadinhas fritas de seitan e cogumelos.
No que toca ao pão, apostem em pão de espelta ou de milho e para saladas apostem na variedade de sabores, verduras e legumes da estação, já que não existe restrição deste tipo de alimentos na dieta macrobiótica. Para pratos quentes apostem em gazpacho de beterraba, risota de espargos e cogumelos shitake com parmesão de amêndoa ou espargos no forno com molho miso. Já as sobremesas podem incluir doce de coco e ameixa, tarde de cacau e framboesas, bolo de chocolate cremoso, cheesecake de chá verde ou frutos silvestres, mousse de amêndoa ou mesmo leite creme vegan, por exemplo.
Depois destas sugestões, é impossível não quererem incluir alguns destes pratos no vosso dia. Seja em regime de buffet ou lugares sentados, haverá sempre espaço para alguns destes pratos, mesmo que de uma forma parcial. O importante é haver variedade de opções no vosso dia, para satisfazer as necessidades de todos os convidados.