Comida tipicamente portuguesa para o teu casamento: já sabes o que escolher?
Num casamento português não pode faltar a nossa comida típica. Rica e variada, são muitos os pratos deliciosos que podes ter no dia! Hoje deixamos-te os mais comuns para um casamento totalmente inspirado nas nossas raízes e cultura.
A gastronomia portuguesa é simplesmente maravilhosa, disso não temos dúvidas! Rica, variada e cheia de sabor, a verdade é que dispomos também de ingredientes de grande qualidade no nosso país, que dão origem a pratos variados e ricos em nutrientes.
Do bacalhau ao arroz-doce, não faltam sugestões para que o vosso casamento seja regado dos nossos costumes e tradições gastronómicas. Se queres impressionar os teus convidados com uma ementa tipicamente portuguesa, não deixes de conferir as nossas sugestões. Podes ainda pegar em alguns elementos mais tradicionais e dar-lhes um toque de sofisticação, de modo a surpreender os mais ousados. Aqui temos algumas propostas para cada momento.
Índice de conteúdo
Regista-te para continuar a organizar!
1. Cocktail
A receção dos convidados é a primeira oportunidade que tens para os deslumbrar com o menu que escolheram para o vosso dia. Depois da cerimónia, é necessário repor energias e criar esse momento de convívio antes de passarem ao copo-de-água propriamente dito.
Podes combinar inovação e tradição, optando por snacks diferentes e internacionais, mas não deixes de incluir os mais típicos e deliciosos do nosso país. De certeza que as tuas convidadas necessitarão de algo mais light para manterem a sua elegância, mas porque dias não são dias, aqui deixamos-te algumas sugestões:
- Pastéis de bacalhau, rissóis de carne e camarão, croquetes e pataniscas
- Tapas de pão saloio ou de broa de milho com enchidos regionais
- Tábua de queijos portugueses
- Para dar um pouco de frescura, o tradicional melão enrolado em presunto
- Com um tom adocicado, umas tapas de requeijão com mel ou doce de abóbora
- Saladinhas de polvo, orelha e ovas são irrecusáveis
- Mini bifanas ou mini pregos
2. Entradas
Uma vez sentados, e passada toda a emoção de verem os noivos já casados chegarem à receção, chega o momento de degustar o menu propriamente dito. Num casamento tradicional, há algumas entradas, pratos e sobremesas que também não devem faltar. Deixamos-te algumas propostas para entradas frias e quentes, lembrando que, caso o teu casamento seja mais moderno e queiras apostar por uma cozinha de autor, estas podem sofrer sempre a interpretação do chef ao cargo.
Entradas frias
- Saladas de polvo, ovas, bacalhau e orelha
- Sapateira recheada
- Camarão
- Lagosta
- Ovos verdes
Entradas quentes
- A tradicional sopa, imprescindível, pode ser de peixe, de legumes, cenoura ou até canja
- Choquinhos à algarvia
- Amêijoas a Bulhão Pato
- Batatinhas salteadas com farinheira
- Cogumelos recheados
3. Prato principal
A maior parte das ementas de casamento é composta por pratos principais tipicamente portugueses, mais ou menos arrojados na sua forma de confeção e apresentação. Se ainda não decidiste entre um prato de carne ou de peixe, por que não os dois?
>> Vai interessar-te: Receitas primaveris para o banquete de casamento
Pratos de peixe
- O bacalhau, o rei da cozinha portuguesa, pode ser servido com broa, à Brás, gratinado ou com natas, por exemplo. As escolhas são mais que muitas.
- Arroz de tamboril ou de marisco
- Lulas recheadas
- Polvo à lagareiro
- Cataplana de marisco ou de tamboril
- Arroz de polvo
- Arroz de tamboril
- Açorda de marisco
Promoções para o teu casamento
Pratos de carne
- Vitela estufada à Lafões
- Bifinhos de novilho com pimenta
- Arroz de pato
- Lombo de porco assado com castanhas
- Cabrito assado no forno
- Lombo no forno
- Leitão à Bairrada
- Carne de porco à alentejana
4. Sobremesas
Que seria da gastronomia portuguesa sem as suas sobremesas tão típicas e tão deliciosas? Caso queiras ter uma das muitas inspirações de Candy Bar que marcam tendência e decidas dar destaque ao teu bolo de casamento original, podes espalhar as restantes sobremesas ou colocá-las numa outra mesa como frutas, queijos e compostas. A verdade é que existem muitos doces tradicionais portugueses que podem ser a sobremesa perfeita. É tão difícil escolher apenas uma que o melhor é ter depois uma grande mesa de sobremesas! Por serem mais fáceis de servir, sugerimos:
- Arroz-doce
- Leite-creme
- Bolo de bolacha
- Mousse de chocolate
- Mousse de manga
- Maçã assada ou peras bêbedas, se preferirem uma sobremesa com fruta
- Pudim Abade de Priscos
- Trouxas de ovos
- Serradura
- Molotof com caramelo
- Toucinho do céu
- Doce da avó
- Natas do céu
- Farófias
Inspirada? Inspirado? Só de ver este menu já estamos com água na boca! Será, sem dúvida, um casamento tipicamente português, ora com certeza!