Como ajudar as tuas damas de honor a economizarem em 5 passos
Nas próximas linhas damos-te algumas sugestões para que possas, em conjunto com as tuas amigas, viver em pleno este momento de felicidade tão importante para ti e para as tuas pessoas favoritas.
A realidade é esta: estás feliz! Ele fez A pergunta e tu disseste que sim e já só te vês a entrar na igreja, desfilar até ao altar com os olhos postos no vosso “felizes para sempre”. Mas até que chegue esse dia tão aguardado há um sem número de preparativos e detalhes para organizar. Um dos momentos mais intensos será quando contares a boa nova às tuas amigas e quando as convidares para serem tuas damas-de-honor.
Porém, ser dama-de-honor, por muito que seja uma grande honra, é também uma responsabilidade que acarreta algumas despesas que podem ficar fora do budget das tuas BFFs. O ideal será juntar o útil ao agradável e teres assim a possibilidade de reunir as tuas pessoas num ambiente de celebração e muita alegria. Ser dama-de-honor implica sobretudo bastante responsabilidade, tempo, trabalho e dinheiro, pode até parecer complicado reunir isto tudo, mas com paciência e organização o objetivo perfeito poder ser atingido.
1. Falar com elas antecipadamente
Fazer os convites com tempo suficiente é fundamental, pois isso permite que cada uma das tuas damas-de-honor pense e se organize de modo a poder partilhar este dia mágico contigo em perfeita harmonia. Após fazeres o convite conversa com cada uma delas, individualmente, e coloca-as à vontade relativamente a qualquer assunto que envolva a participação delas neste grande evento: seja a gestão do orçamento pessoal, o tempo para te ajudar ou qualquer outra situação que seja pertinente.
Aproveita para lhes dizer que reconheces que assumir este papel é uma grande responsabilidade e que estás disponível para conversar sobe qualquer detalhe que possa surgir e que, em conjunto, estarás disponível para ajudar em qualquer situação para poderem partilhar a tua felicidade de forma única e muito especial. A máxima “a conversar é que a gente se entende” é de extrema relevância aqui e a vossa amizade merece este carinho e atenção.
2. Deixa-as escolher o que querem vestir
Conforme a tradição cabe à noiva escolher o modelo do vestido das damas-de-honor, a cor e enquadrá-lo o mais possível na temática da boda, mas o melhor é perceberes primeiro qual o orçamento que as tuas amigas têm para esta ocasião. Desta forma poderão logo excluir algumas hipóteses e chegar a um acordo que seja do agrado de todas sem retirar o glamour e classe que a ocasião exige. Tentem chegar a um acordo quanto à cor e o estilo a usar, por exemplo, e deixa que cada uma escolha o modelo que mais goste e seja mais adequado às suas possibilidades. Podem até comprar na mesma loja sem, contudo, descurar as especificidades de cada uma.
Encontrem uma solução de compromisso que agrade a todas, que não crie desarmonia. A ideia é divertirem-se e criarem memórias boas durante os preparativos do teu enlace. Procurem encontrar looks que agradem a todas com uma tónica comum que vos destaque no dia da boda. Além dos vestidos, há ainda a acrescentar os acessórios: sapatos, joias, bandeletes, clutch ou malas, há toda uma panóplia de coisas que complementam o outfit que têm que ser pensadas para não destoarem. Podem ser mais uma agravante para os respectivos orçamentos que deves deixar à consideração das tuas amigas para que dentro dos moldes e padrões escolhidos procurem algo que se adeque não só a ocasião como às suas bolas. Mais uma vez entre o conjunto podem haver alguma individualidade que poderá conferir originalidade a todo o look final.
Acessórios para as damas de honor
3. As damas-de-honor estão para ajudar e não para gastar
Acima de tudo, as damas-de-honor deverão ser o teu braço direito, mesmo que tenhas o auxílio de um wedding planner. Afinal, é suposto elas conhecerem-te como ninguém e, por isso mesmo, serem os teus olhos e melhor auxílio numa ocasião tão importante. Podes distribuir tarefas entre as tuas amigas segundo os gostos pessoais de cada uma e assim permitir-lhes partilhar desta experiência contigo de uma forma mais animada e participativa. No entanto, ajudar não significa criar-lhes despesas desnecessárias; claro que podes pedir à tua amiga para procurar naquela loja específica a moldura "xpto" que queres muito colocar na decoração da receção do teu casamento, mas não te esqueças de acertar contas com ela.
Existem tarefas importantes que poderás delegar nas tuas damas-de-honor, deixando espaço para que te possas dedicar a outras que apenas a ti dizem respeito. Por exemplo, podem ajudar a arrumar as lembranças para os convidados em cestas, fazer os pacotinhos de arroz e pétalas, colocar os convites nos respectivos envelopes. Melhor que ninguém vocês saberão como se organizarem de modo que esta celebração seja única e deixe memórias de bons momentos que serão eternos e guardados com muito carinho.
4. Providencia opções económicas para que vem de fora
Se alguma das tuas damas-de-honor vem de outro local do país ou do estrangeiro e tem necessidade de um local para ficar durante o casamento, o ideal será procurares várias soluções, de vários valores ou apenas mais económicas, de sítios onde possam ficar enquanto durar a festa. Se houver várias pessoas nesta situação, podes tentar colocá-las juntas, caso percebas que não se opõem a isso, de modo a não só terem companhia como a reduzir os custos para cada uma das partes.
Podes também aferir da possibilidade de alguma ficar em tua casa ou na casa de familiares teus, o importante é seres parte ativa na solução desta questão de modo que não seja um transtorno e sim mais uma parte muito agradável dos preparativos do teu grande dia.
5. Oferece-lhes algo útil
É verdade que as lembrancinhas de casamento para os convidados são um clássico, mas as tuas damas-de-honor merecem um mimo especial pela atenção, carinho, tempo e disponibilidade que tiveram para contigo durante os preparativos do grande dia. O ideal será aliares o útil ao agradável e que melhor do que presenteá-las com algo que possam usar tanto no casamento como depois no dia-a-dia, podendo recordar, ocasionalmente, um dos dias mais felizes das vossas vidas.
Podes oferecer os brincos, a bandolete ou a clutch para usarem no dia da boda, peças que poderão, sem dúvida, ser usadas em eventos futuros. A acompanhar a oferta não te esqueças de colocar um postal personalizado com uma nota de agradecimento não só por aceitarem ser tuas damas-de-honor como por participarem de forma tão presente e ativa na preparação do dia mais especial da tia vida. A vossa amizade ficará assim valorizada, reconhecida e reforçada.
Além de ser o dia mais importante da tua vida, é também aquele que vais querer partilhar com as tuas pessoas e sobretudo com as tuas BFFs. Tê-las por companhia nesta aventura que será viver o teu conto de fadas é a cereja no topo do bolo. Seja ma ajuda da escolha do teu vestido de noiva ou do teu penteado para a boda, a verdade é que são as opiniões e dicas que mais te são queridas e válidas. É, por isso, também importante que se sintam especiais que a sua amizade seja reconhecida. Esperamos que estas dicas sejam úteis para ti e para aproximar ainda mais os laços que vos unem.