Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como calcular as bebidas alcoólicas para o teu casamento?

Saber a quantidade necessária de bebidas para um casamento pode requerer muitos cálculos. Hoje vamos dar-te uma ideia de como os podes fazer para que não falte nada na tua festa

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Quinta dos Archotes

Para que todos, convidados e anfitriões, fiquem satisfeitos num casamento, é importante que não falte nada. Se calculares bem as quantidades para que sejam suficientes, não terás mais com que te preocupar e desfrutar plenamente do dia C.

No que diz respeito à preparação da festa, há muitos pormenores que têm de ser considerados. Sabes quanto álcool tens de encomendar para que não falte no casamento? Vamos ajudar-te a calcular!

Existem locais onde o contrato do copo-de-água inclui bar aberto para os convidados, o que significa que não tens de te preocupar com pormenores. Normalmente, contam-se entre quatro a seis bebidas por pessoa, mas vocês vão saber melhor do que ninguém os gostos dos vosso convidados e podem ter uma ideia aproximada de quanto beberá cada um.

Em relação aos vinhos, deverás contemplar cada convidado com dois copos, sendo importante haver branco e tinto.

Calculando quantidades

No caso de seres tu a tratar do tema das bebidas, começa por dar atenção à tua lista de convidados e conta os que bebem ou poderiam beber álcool na festa. Descarta crianças, pessoas com tratamento médico e grávidas.

O transporte

Como é que os teus convidados se vão deslocar para o casamento? No caso de terem de conduzir uma grande distância, é provável que consumam menos álcool. Se, pelo contrário, podem ir a pé ou se encontram hospedados perto do local da festa, é natural que estejam mais à vontade e bebam um pouco mais.

A idade

Regra geral, as pessoas com mais de quarenta anos consomem menos bebidas do que os mais jovens.

Ambiente do casamento

Também aqui podes ter em consideração que nos casamentos que começam de dia se acaba por consumir mais do que os que são apenas à noite e que no verão se bebem mais bebidas alcoólicas do que no inverno.

O tipo de bebidas

Para calcular a quantidade, multiplica o número de convidados pelo número de copos de bebida e divide depois o resultado pelo número de doses que tem cada garrafa.

No caso do espumante, cada garrafa contém em média sete copos e os convidados não costumam beber mais de dois. O mesmo cálculo se aplica para os vinhos (embora se acabe por beber uma maior quantidade).

O mais usual é servir bebidas brancas como gin, vodka, whisky e rum e calcular-se entre quatro a seis copos por pessoa, mas lembra-te de ter em conta as preferências dos teus convidados. Cada garrafa destas bebidas costuma ter entre 15 e 20 doses. Como frequentemente são bebidas que se combinam com refrescos ou águas, as quantidades podem variar e chegar até a render o dobro.

Tem também preparados alguns licores que podem ser servidos com o café. Além de se reduzir o consumo de outras bebidas mais fortes, alarga o leque de escolha dos teus convidados.

Quinta do Coração

Em relação à cerveja, costuma calcular-se um máximo de dois litros por pessoa, mas se tiveres em consideração os que não a bebem talvez o melhor seja comprar minis para que a quantidade seja menor e possas evitar o desperdício.

Em relação aos preços, estes são muito variados e dependem em grande parte das marcas que escolheres. No entanto, contacta vários fornecedores e compara as suas condições, pois é provável que alguns tenham descontos que possas aproveitar. Como comprarás em grandes quantidades, pode até acontecer que algumas adegas te possam vender diretamente e a preços mais acessíveis.

Bebidas não alcoólicas

São as que acabam por se consumir mais. Tenta que cada mesa tenha entre três a cinco litros de refrescos e cinco litros de água (no mínimo).

Podes ainda oferecer águas aromatizadas, tão em voga neste momento, que podem ser engarrafadas ou preparadas para a ocasião (que, além disso, criam um lindo efeito visual).

Quinta do Coração

Os serviços

Consoante o tipo de serviço que contratares, é importante saberes que alguns recebem de volta as bebidas que não forem consumidas e fazem um reembolso. É uma questão de conversares com o teu fornecedor e descobrires todas as opções que te pode oferecer.

Ter um serviço de bar também te pode ajudar a controlar as quantidades servidas e evitar o desperdício. Fala com as pessoas que contratares de modo a que possam fazer a gestão de recursos da melhor maneira.

É muito importante que escolhas sempre fornecedores de confiança e que as bebidas sejam da melhor qualidade possível.

Também pode te interessar:

Entre o DJ e o grupo de música

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si