Como calcular o custo de cada convidado
Calcular o orçamento do casamento pode assemelhar-se à construção de um puzzle: cada elemento tem a sua importância e tem de estar em equilíbrio com o restante. Queres aprender a calcular o custo de cada convidado? Então não percas este artigo!
Ter um anel de noivado no dedo mudou para sempre a tua vida. Agora vais começar a preparar o grande dia em que vais celebrar a tua união rodeada de todos os teus entes queridos. No entanto, preparar um casamento não é tarefa fácil e é importante que tenhas o seu orçamento bem controlado. Antes de enviares os convites de casamento e encomendares o bolo de casamento convém saber quanto te vai custar cada convidado para não haver derrapagens. Vamos ajudar-te a fazer os cálculos!
Quantos convidados?
O número de convidados é importante, evidentemente, no orçamento total, mas nem por isso define, por si só, quanto vai custar o casamento. Ou seja, dependentemente do tipo de serviço que vais incluir na tua festa, o preço por convidado pode ter flutuações muito amplas. Há miniweddings tão luxuosos que podem custar o mesmo que um casamento para 200 ou 300 convidados. Tudo vai depender do estilo que queres manter, ou dedicares-te ou não a fazer tu mesma alguns detalhes ou até as ideias para lembrancinhas de casamento que tenhas para que os teus convidados recordem para sempre o teu dia.
Planificar sempre!
Fazer listas e tabelas pode ajudar-te muito nos cálculos. Em casamentos.pt tens um orçamentador onde podes colocar cada uma das despesas do teu casamento para te ires orientando e verificando se tudo está dentro dos valores estipulados. Por exemplo, se queres dar aos teus convidados uma festa mais extravagante podes poupar noutras coisas: por exemplo, porque não alugar o vestido de noiva ou, se essa é uma hipótese que não colocas, optar por um vestido de noiva simples que seja, ao mesmo tempo, lindo e em conta?
Poderes verificar com um golpe de vista como estão as tuas contas pode ser muito vantajoso e assim tens sempre o orçamento sob controlo!
Saber jogar com as flutuações de preços
Consoante a época do ano, o dia da semana ou até a hora em que te casas o valor que te vão cobrar por cada convidado no local que escolheres pode variar muito. Assim, se sabes de um sítio onde adoravas fazer o casamento mas sabes que é muito caro, podes tentar negociar o preço realizando a festa num dia de semana, num mês menos concorrido ou até escolhendo festejar apenas durante o dia. Tenta sempre conversar com os fornecedores sobre todas as hipóteses que tens para que possas equilibrar os valores.
O que depende diretamente do número de convidados
Além do copo-de-água, há elementos que entram no orçamento de casamento que se têm de multiplicar pelo número de convidados, tais como o bolo, os convites ou as lembranças. Para começar, podes optar por seres tu a fazer convites de casamento bonitos e simples que te fiquem mais baratos.
As prendas de casamento são outro dos detalhes cujo preço terás de incluir ao custo de cada convidado. Assim, tem em conta o estilo da tua festa para escolheres algo que não seja apenas uma recordação, mas que seja igualmente útil. Por fim, se queres um bolo de casamento original, terás de pensar que se tem de adaptar ao número de convidados e que cada um tem de ter a sua porção (conta com todos mesmo sabendo que há quem não coma!).
Contratar um wedding planner
A ideia de ser muito mais dispendioso contratar um wedding planner pode não ser verdadeira. Como profissionais, estão muito habituados a controlar as despesas de um casamento e a verificar que o orçamento se cumpre. Pondera esta possibilidade porque se pode revelar verdadeiramente eficaz!
Já sabes tudo o que queres para o teu casamento? Então podes começar a dizer às tuas convidadas para comprarem os seus vestidos de cerimónia porque se avizinha uma festa fantástica! E, tratados os convidados, já escolheste o teu vestido de noiva? Lembra-te que precisas de o fazer com bastante antecedência para ficar perfeito!