Como ter um bom relacionamento com os sogros
Não é nenhum segredo: as relações familiares são das mais complexas que podemos ter. Hoje vamos falar das relações com os sogros... Como é a tua relação com os teus? Se sentes que precisa de ser melhorada, este artigo é para ti!
Falar dos problemas entre noras, genros e sogros é praticamente um clássico. Muitas vezes trata-se mais de ficção do que de realidade, mas a verdade é que como se trata de uma relação um pouco forçada (no sentido em que nenhuma das pessoas escolheu a outra), é natural que por vezes surja alguma fricção. Seja porque queres causar boa impressão, seja por quereres melhorar a relação com os teus sogros porque já tens um anel de noivado e o casamento é iminente, hoje vamos dar-te algumas sugestões para que essa relação corra na perfeição. Não é necessário que a tua sogra se torne na tua melhor amiga e vá escolher contigo o vestido de noiva, mas há muitas coisas que, certamente, podem ser melhoradas. Claro que incluí-la em alguns dos preparativos do casamento, tal como ajudar a escolher a decoração, o local ou o bolo de casamento. Por isso, hoje vamos dar-te algumas dicas para estreitar os laços com os teus sogros!
Porque os teus sogros fazem parte da tua família, especialmente depois de teres a aliança de casamento no dedo, é importante que cuides esta relação. Afinal são os pais da pessoa que amas e merecem, só por isso, o teu respeito e carinho. Sendo assim, toma nota:
Atenção aos pormenores
Nos pequenos gestos escondem-se muitos pensamentos e emoções. Cuida os detalhes: ser pontual, amável, ter bons modos e participar na vida familiar. Claro que são coisas que certamente serão naturais em ti, mas que também é bom não deixar cair em esquecimento. Agora que estás numa época de preparativos para o casamento, porque não te ofereces para ajudar a tua sogra a escolher um penteado apanhado para levar, por exemplo? É um pequeno gesto que vos pode aproximar muito.
O que é que têm em comum?
Muitas vezes perdemos mais tempo a encontrar diferenças do que afinidades. No entanto, uma das melhores formas de cultivar uma relação é encontrando gostos e traços comuns e, a partir daí, explorar tudo o resto. A partilha de uma paixão é um ponto de partida para muitas conversas interessantes. Além disso, pode ser até muito divertido. Imagina que partilhas com a tua sogra o gosto pela decoração. Podem até ter longos serões de conversa enquanto têm ideias para as lembrancinhas de casamento. No entanto, especialmente quando ainda não se conhecem muito bem, talvez seja melhor evitar alguns temas que podem facilmente gerar discussões, como política, religião ou, muitas vezes, futebol!
As tarefas quotidianas
Mostrar interesse nas tarefas quotidianas não significa que tenhas de mostrar dotes de dona de casa. Trata-se mais de uma perspetiva de ajuda e participação. Ou seja, colaborares nas tarefas da família (sejam elas quais forem) demonstra, de certa forma, que tens vontade de fazer parte do dia-a-dia de uma forma presente e comprometida.
Demonstrações de carinho
Embora possas ser uma pessoa muito calorosa, nem todos são assim. Na verdade, a maior parte das pessoas necessita de algum tempo para começar a fazer demonstrações de afeto. Por outro lado, talvez inicialmente seja melhor não exagerares nas demonstrações de carinho com o teu namorado em frente dos teus sogros, sendo algo que passará a acontecer quando tiveres mais confiança.
Falar de tudo
Mesmo que te sintas imediatamente à vontade, no início da tua relação com os teus sogros é melhor não começares logo a expor os teus problemas. Fala sobre coisas positivas e deixa as queixas para mais tarde, quando já tiveres uma relação mais sólida com eles.
Discussões familiares
Foste apanhada numa discussão da família do teu noivo? Talvez o melhor seja manteres-te o mais neutra possível, especialmente se se trata de algo cujos motivos desconheces.
Conselhos e sugestões
Muitas vezes os sogros gostam de dar a sua opinião, seja dizendo como acham que deve ser o teu vestido de noiva com renda, sendo em áreas mais pessoais da tua vida. Há coisas que te podem parecer um pouco intrusivas, mas aceitar um conselho é uma forma de estreitar laços. Porque não experimentas? Vais surpreender-te!
Por fim, a verdade é que a melhor forma de conquistares os teus sogros é seres tu própria. E, tal como acontece com eles, o facto de seres a pessoa que faz o seu filho feliz é já um motivo para se considerarem conquistados. E é por isso que nos convites de casamento são, muitas vezes, os pais dos noivos que fazem o convite. E a vossa felicidade é o melhor presente de casamento que lhes podem oferecer.