Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Stress nupcial: dicas para controlar os nervos antes do casamento

À medida que se aproxima o grande dia, os nervos e a agitação vão aumentando... Se não queres deixar que a ansiedade atrapalhe os preparativos, toma nota das destas dicas!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si

Velvet From Vera Costa

Por muito que tentes, é quase sempre impossível desconectar e ou até mesmo descansar nos dias prévios ao casamento. Parece que és incapaz de esquecer as tuas lembrancinhas de casamento, outros detalhes da decoração ou, inclusive, o teu adorado vestido de noiva. Sem querer, dás por ti a pensar em tudo o que já tens preparado, mas que tens necessidade de rever todos os dias. Contas e recontas todos os convites de casamento que foram entregues e, no fim de tudo isto, esqueces-te de cuidar de ti, o que afeta ainda mais o teu grau de ansiedade.

Sabias que, se as necessidades básicas – sono, hidratação e alimentação - estiverem asseguradas, só por si, o nível de ansiedade decresce? A juntar a isso, existem outros pequenos truques que podes aplicar diariamente que te vão ajudar a descomprimir e a ver tudo com a clareza que necessitas. Toma nota: 

1. Equilibra os níveis de sono

Dormir bem significa dormir entre 7 a 9 horas seguidas por noite, se possível, profundamente. Um sono regular é importante para a saúde, o estado de animo, a pele, o aparelho digestivo, enfim, para que te sintas equilibrada e com energia. Por isso, é fundamental não quebrar as rotinas de descanso. Para além disso, o ideal é que durmas sobre o lado esquerdo, já que diferentes estudos afirmam que melhora o sistema digestivo e contribui para uma redução de doenças neurológicas. Se tens dificuldades para adormecer, medita, bebe infusões e evita comidas demasiado pesadas.

2. Controla os excessos

Desde o álcool ao café, passando pelos doces, pão ou salgados... A ansiedade pode ser uma grande inimiga de quem procura caber num elegante e justo vestido de noiva com renda, assim que, quando esses ataques descontrolados aparecem, nada melhor do que beber muita água e/ou infusões. A tua pele também vai agradecer. Podes ingerir mais alimentos antioxidantes ou chás drenantes para libertar toxinas e equilibrar o teu humor.

3. Coloca prazos nos preparativos

Para evitar momentos de stress, deves elaborar um calendário para os preparativos. Saber que queres uns convites de casamento personalizados não basta. Tens de programar o tempo que vais dedicar a cada tarefa, assim como os fornecedores que queres visitar. Por isso, planifica tudo o que tens de fazer, e vai ajustando a tua lista à medida que fores concluindo tarefas. Uma vez tomadas decisões, encerra o tema e não voltes a olhar para trás, ou poderás correr o risco de ser inundada por dúvidas. 

4. Define os teus grandes aliados  

Ataques bridezilla toda as noivas têm, mas amigos e família que os aguentem, também. Por mais nervosa que possas estar, se estiveres rodeada das melhores pessoas, evitarás muitos momentos de agitação ou pânico. Pede ajuda aos mais próximos para que te ajudem com ideias para as lembrancinhas de casamento. Gostaste de um vestido de noiva curto? Leva a tua melhor amiga, mãe ou irmã à prova do vestido. Elas melhor que ninguém irão saber aconselhar-te e acalmar-te neste momento tão especial e delicado. Delega todas as tarefas que possas ou, no caso de terem um orçamento folgado, procura a ajuda de uma Wedding Planner.

Parallax Photography

5. Atitude positiva!

Nesses momentos em que o medo teima em vencer, não penses que tudo irá sair mal. Muito pelo contrário, uma atitude positiva atrai energias positivas e faz com que tudo corra bem. Acredita que irás conseguir usar para sempre essa aliança de casamento que te apaixonou à primeira vista, e que será o símbolo físico do vosso amor. Para além disso, há coisas pelas quais não vale a pena sofrer por antecipação. Ninguém irá perceber se o teu ramo não é exatamente o que querias, ou se falta algum detalhe na decoração. No final, o mais importante será a felicidade do momento. Concentra-te nisso!

6. Inspira, expira... não pira!

A enorme quantidade de trabalho que tens nunca irá desaparecer, as tarefas domésticas não se fazem sozinhas e, no meio disto tudo, ainda tens que pensar em ideias para convites de casamento, detalhes originais para a decoração, acessórios originais para o teu look nupcial, as reuniões com os fornecedores. Parece impossível à partida, mas não é. Pensa em ti e cuida da tua saúde física e mental. Ler, ir ao ginásio, meditar, sair com os amigos, dormir uma sesta... é muito importante que desconectes e que não deixes de fazer as coisas que te alegram e espairecem! 

AWStudio - Fotografia Profissional

No fundo, tudo se trata de encontrares o teu equilíbrio e não deixar que os preparativos ou a obsessão por querer que tudo saia milimetricamente perfeito no grande dia se apodere de ti. É importante que te sintas confiante com o teu penteado de noiva ou que todos os convidados adorem o bolo de casamento, mas há algo que está acima de todas as coisas: a felicidade de estares a viver um momento único e só vosso. Aproveita ao máximo e sê muito feliz, porque passa a correr!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si