As cores que as convidadas não devem usar nos casamentos
Foste convidada para um casamento e não sabes qual é o dress code mais indicado? Então não percas este artigo! Vamos explicar-te quais são as cores que deves evitar de forma a conseguir um look perfeito.
Todos adoramos receber convites de casamento, sobretudo quando se trata de um casal pelo o qual temos um carinho especial. No entanto, ser convidado/a para um casamento também implica muitos dilemas, tais como a escolha da prenda de casamento e do vestido de cerimónia...
Se estás neste momento à procura do look perfeito para o teu próximo enlace, é muito importante que contemples vários pormenores, desde o estilo da festa - e se existe algum dress code estabelecido - até ao próprio protocolo, que incentiva as convidadas a evitar determinadas cores. Queres saber mais? Então lê este artigo com atenção e descobre quais são as tonalidades que deves evitar:
- 1. Branco: a cor proibida
- 2. Brilhos e metalizados: atenção ao tipo de enlace!
- 3. A cor oficial dos dramas
- 4. Preto: uma questão cultural
- 5. Vermelho: a cor da noiva
- 6. Cuidado com os padrões e estampados!
1. Branco: a cor proibida
O branco é a cor das noivas. Como tal, mesmo que encontres um vestido de cerimónia curto cujo corte não se assemelhe em nada a um vestido nupcial, não deves nunca optar por esta cor.
E o mesmo se aplica aos brancos "sujos" - como o ivory ou o champagne - que, apesar de não terem a típica tonalidade impoluta, são ainda cores muito habituais nos vestidos de noiva. Se realmente queres usar uma cor clara e neutra, é preferível que optes por uma tonalidade acastanhada ou por um rosa pálido.
- Vai interessar-te: Vestidos verdes para as conviaddas: deslumbra com a força desta tonalidade
2. Brilhos e metalizados: atenção ao tipo de enlace!
Sabemos que os metalizados estão em altas e que as peças brilhantes são, muitas vezes, a chave do êxito num look mais sóbrio. No entanto, tens de considerar vários pormenores antes de optares por um blazer de lantejoulas douradas...
Antes de mais, é importante analisar se a peça em questão pode "ofuscar" os visuais dos noivos e se se enquadra no tipo de enlace a que vais assistir. Se se trata de uma festa noturna, com um dress code formal, os brilhos e os metalizados são bem-vindos. No entanto, se se trata de um casamento diurno, ao ar livre, talvez seja preferível repensar o look...
3. A cor oficial das damas
Se a noiva decidiu ter um exército de damas de honra - e vesti-las com o mesmo vestido - deves evitar usar a mesma tonalidade no teu look. Seria um pouco constrangedor que os restantes convidados julgassem que fosses uma das damas por estar a usar a mesma nuance de malva, não achas?
4. Preto: uma questão cultural
Geralmente, não existe nenhum problema em usar preto nos casamentos - sempre e quando se trate de uma peça elegante e pouco excêntrica. No entanto, podem existir noivos que não se sentem cómodos com a ideia, pelo que é sempre recomendável perguntar ao casal se esta cor lhes importuna.
Finalmente, se foste convidada para um casamento hindu, não deves sequer ponderar esta cor para o teu look! Na cultura hindu, o preto é associado à má sorte e aos funerais, pelo que deves evitá-la a todo o custo.
- Vai interessar-te: Dress code para convidados: qual escolhes?
5. Vermelho: a cor da noiva
Na cultura chinesa e índia, a noiva costuma usar um vestido vermelho, para trazer prosperidade, fortuna e boa sorte ao matrimónio. Deste modo, se foste convidada para um enlace deste tipo, deves evitar usar vermelho, já que poderias tirar o protagonismo à noiva. O recomendável é que optes por um vestido de gala comprido que respeite a cultura em questão, e que este tenha uma cor mais discreta.
6. Cuidado com os padrões e estampados
Bolinhas, riscas, flores, frases... Os padrões e os estampados são uma constante nas coleções de vestidos de cerimónia atuais. No entanto, isso não significa que possam ser utilizados sem qualquer tipo de cuidado. Antes de optar por uma peça deste estilo, tens de considerar o dress code da festa e se se trata de um enlace mais descontraído ou formal.
Por exemplo, se se trata de um casamento com black-tie, é recomendável que evites vestidos com padrões de inspiração boho ou étnica.
Se estás prestes a ver os teus amigos a trocar as lianças de casamento, tens não só de pensar no presente que irás oferecer, como começar a planear o teu look! O branco está fora de questão, e é preciso ter especial cuidado com os tecidos estampados ou repletos de brilho... de resto, quase todas as cores são permitidas, pelo que tens um vasto leque de opões à tua disponibilidade! Em caso de dúvida, sempre podes conversar abertamente com o casal e compreender quais são as cores que não interferem com o estilo da festa ou até com o vestido de noiva.