Como enfrentar a mudança de data do vosso casamento
Imprevistos acontecem e há alguns casos em que é mesmo necessário alterar a data do casamento. Como lidar com esta situação? Acima de tudo, com positivismo e foco! Talvez esta alteração seja para o bem de todos.
O momento em que recebeste o teu anel de noivado vai ficar para sempre na história. Significa o início de uma nova aventura, que culminará num dos dias mais felizes da vossa vida. A verdade é que, depois de escolhida a data, sobram palavras para descrever a alegria que é encontrar o vestido de noiva ou pensar nas lembrancinhas de casamento que irão oferecer aos convidados. São meses e meses de emoção, preparativos e organização, planeados em conjunto para que tudo saia perfeito no grande dia.
No entanto, a vida às vezes prega-nos partidas e, por um motivo ou outro, podem ver-se forçados a adiar a data do vosso casamento. Como lidar com essa realidade? Por mais frustrante ou trabalhoso que possa ser, positivismo acima de tudo, porque nada está perdido! Apenas será necessário fazer alguns ajustes... Toma nota das nossas dicas e não desanimes!
Mudança de planos
São inúmeras as razões que levam os noivos a adiar a data do seu casamento. Independentemente do motivo, é sempre um duplo trabalho modificar tudo. Alterar a data de uns convites de casamento personalizados, cancelar ou modificar os contratos com os fornecedores, adiar a sessão fotográfica pode revelar-se exaustivo, sobretudo se a data for alterada a mais de meio dos preparativos.
Normalmente a data de um casamento é decidida pelos noivos com muito cuidado, por ter um significado especial, por causa do clima, dos preços das temporadas ou por causa da imprescindível presença de alguns convidados. No entanto, se tiveram mesmo que a alterar, não é razão para desesperarem. Vejam a coisa por outro lado: terão mais tempo para encontrar ideias para lembrancinhas de casamento ou para pensar em detalhes diferentes para a decoração, já que as tendências estão sempre a renovar-se.
O que fazer?
A primeira coisa a fazer, mesmo antes de informarem os convidados, é decidirem uma nova data. Caso o imprevisto tenha sido a morte de um familiar ou de uma pessoa próxima, devem esperar o tempo de luto necessário. Tentem decidir a nova data o mais rápido possível, e no momento em que comuniquem aos vossos convidados que o casamento já não é na data marcada, apresentam logo a nova. Assim não têm de fazer a comunicação duas vezes, nem fazer os convites de casamento uma vez mais. À partida não deve ser necessário voltarem a fazer convites com a nova data, a não ser que esta seja muito distante da primeira.
No que diz respeito aos serviços contratados, também devem avisar os fornecedores o quanto antes. Se já tinham pago uma parte ou a totalidade, tentem falar com eles para que não vos cobrem mais pelo sucedido, porque não foi responsabilidade vossa. É possível que muitos vos queiram cobrar mais pela mudança de planos, mas percebam primeiro se eles de facto saem prejudicados com as alterações e, caso não seja assim, negoceiem com calma e simpatia. Em relação ao look nupcial, quer seja um vestido de noiva barato ou de uma grande marca, o habitual é que, uma vez dado o sinal, tenhas que o pagar até ao fim. Se a nova data for muito depois da anterior, é provável que tenhas que fazer alguns ajustes.
Tudo vai melhorar
Sobretudo enfrentem esta mudança com positivismo. Aparte de uma gravidez, poucas são as boas razões que nos fazem mudar a data de um casamento, pelo que, provavelmente, este acontecimento tenha trazido problemas e dissabores na organização do casamento. É difícil cancelar o bolo de casamento original que tanto trabalho te deu a escolher, ou dizer às tuas convidadas para cancelar a procura do seu vestido de gala comprido, mas há que pensar que isto não é o fim, mas sim um ajuste de planos para o bem de todos os envolvidos. Mantenham o equilibro e o foco, tendo presente que o mais importante é o vosso amor e que ainda que seja mais tarde, em breve vai chegar o momento da vossa união.
Passaste por esta situação recentemente? Não desesperes! Como dissemos anteriormente, terás mais tempo para preparar os teus convites de casamento e pensar com mais calma no teu penteado de noiva. Vai correr tudo bem e quando o grande dia chegar, estarás mais forte que nunca.