Como escolher a música para a cerimónia do seu casamento
Na altura de escolher a banda sonora do vosso casamento devem diferenciar dois momentos chave: a cerimónia e o baile depois do copo de água. Aqui têm algumas dicas para escolher a música que vai animar a vossa cerimónia.
A música é um elemento fundamental em qualquer evento. Enquadrada no vosso casamento, vai ser determintante, pois vai ajudar-vos a definir o estilo de celebração e vai também marcar o ritmo da cerimónia.
Existem momentos marcantes que costumam ser acompanhados por música: a chegada da noiva, o “sim, quero” e a saída dos noivos. Outros momentos nos quais se costumam incluir peças musicais são as leituras, o ofertório, a consagração e a comunhão (nas cerimónias religiosas) e a assinatura das testemunhas.
Damos aqui algumas chaves para que a vossa escolha seja a melhor:
- Tenham sempre em conta o estilo do vosso casamento e personalizem o momento; se em vez de entrar na igreja ou local da cerimónia com a Marcha Nupcial optarem por um tema dos Beatles vão conseguir um momento único e original e vão sentir-se, de certeza, mais confortáveis. Mas claro, falem primeiro com padre!
- O facto de ser uma cerimónia civil ou religiosa também vai marcar o estilo da música. Assim, num casamento civil não se vão ouvir peças religiosas. Do mesmo modo, se se casam numa igreja, devem mostrar respeito pelo lugar e falar da vossa escolha com o pároco.
- A música ao vivo dá sempre um toque mais pessoal à cerimónia. As opções são muitas: grupos instrumentais com ou sem vocalistas, grupos gospel, coros... De qualquer dos modos ouçam-nos sempre primeiro e ao vivo. Uma gravação pode sempre ser alterada e correm o risco de não conseguir o resultado que esperavam.
- Se decidirem pôr música gravada, verifiquem primeiro o equipamento musical e a acústica do recinto.