Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como escolher as alianças do casamento

As alianças de casamento são o símbolo da união do casal e protagonizam o momento mais esperado do casamento. Pela sua tradição e pelo seu valor, devem ter a certeza do estilo e tipo de alianças querem. Deixamos algumas dicas!

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

Foto Rodas

Tal como o vestido de noiva, também as alianças de casamento são um elemento fundamental tanto do look nupcial como da cerimónia em si. O lançamento do ramo, a entrega das lembrancinhas de casamento ou o primeiro baile não chegam ao momento em que, em pleno altar, o casal troca as alianças e oficializa o seu amor. Mas antes, é essencial acertar na escolha desta importantíssima joia. Aqui, são vários os aspetos a ter em conta, desde a morfologia da mãos e dos dedos à qualidade e durabilidade do material escolhido. Querem saber como escolher os anéis com que irão selar o vosso compromisso no altar? Anotem tudo o que vos contamos!

Rui Costa Freire Photography

Antes de tudo: orçamento!

Em média, os casais demoram aproximadamente dois meses a encontrar as alianças perfeitas. Os critérios principais são óbvios: a forma/estilo e o preço. Pensem que o orçamento dispendido nas alianças representa, geralmente, o 3% do orçamento total do casamento. O preço médio de uma aliança pode variar imenso, dependendo da quantidade de ouro, da qualidade e quantidade dos diamantes, ou até da marca da joalheria. Por isso, antes de começarem a sondar anéis, estipulem um orçamento para este elemento, tendo em conta que o preço, em linhas gerais, varia entre 100 e 500 euros por anel. 

Tamanho das mãos e dos dedos

É certo que um romântico vestido de noiva com renda é sempre o centro de todas as atenções, mas não é o único protagonista do casamento. As alianças têm um papel fundamental e serão alvo de todas as atenções no momento da cerimónia, assim que não só devem ter muito significado para vocês como também têm que adaptar-se perfeitamente ao tamanho da vossa mão e dos dedos. Por isso, antes de começarem a procurar as vossas, comprovem se as vossas mãos são compridas ou curtas, medindo a longitude da palma e do dedo médio. Se o dedo é maior do que a palma, a vossa mão é comprida e caso contrário, é curta. No primeiro caso, qualquer tipo de aliança pode adaptar-se na perfeição. No que diz respeito às mãos mais pequenas e curtas, as alianças pequenas, simples e finas, com um formato quadrado ou redondo, são as mais recomendáveis. 

For Life Photography

Que material escolher?

O material também é um fator determinante no momento de escolher as alianças. O mais usado continua a ser o ouro de 14, 18 ou 24 quilates, nas suas diferentes cores - alianças de ouro branco, amarelo ou rosa. O ouro de 24 quilates é o mais puro e de preço mais elevado, no entanto pode estragar-se com maior facilidade devido ao uso diário, enquanto o de 14 quilates é mais resistente e barato. Ainda assim, são cada vez mais os casais que optam por outros materiais como a prata, a platina ou o titânio ou inclusive o metal, um dos mais resistentes à oxidação. A diferença entre uns e outros está no peso e resistência ao longo dos anos. Neste sentido, a platina é o material mais duradouro mas também o mais pesado.

O formato da alianças 

No que diz respeito à forma e ao acabamento, são cada vez mais as opções que existem, a pensar nos noivos de hoje, que procuram cada vez mais acessórios que reflitam a sua personalidade e com os quais se identifiquem. As mais comuns são as redondas que, tal como um penteado apanhado num casamento clássico, nunca desiludem. Estas podem ser abauladas ou planas, num tom mais polido ou mate. Existem ainda as quadradas ou as trabalhadas nos mais variados formatos, ideais para os mais alternativos. Uma dica? Quando escolherem as alianças – e sobretudo no caso da noiva – tenham em atenção o estilo do anel de compromisso, já que estes dois anéis irão andar sempre juntos. Se privilegias uma harmonia nos estilos, devem escolher uma aliança dentro do mesmo formato. Já se gostas da diversidade, podem optar pelas que mais gostam, sem se preocupar se combina ou não com o anel de noivado.

Ruben Costa

Mais além da troca de alianças, lembrem-se de que as vossas mãos também serão protagonistas noutros momentos do enlace, quando cortem o bolo de casamento ou no momento do lançamento do ramo, por exemplo. Agora que estão na última fase dos preparativos e já têm praticamente todas as confirmações dos convites de casamento que entregaram, é o momento de pensarem em como querem que seja o anel que irão usar para sempre.

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si