Como escolher o menu infantil
Vais ter crianças no teu casamento? Então podes preparar um menu infantil especialmente para estes convidados tão especiais. Pais e miúdos vão adorar este detalhe personalizado!
Convites de casamento enviados? É hora de pensar nos restantes elementos do casamento! Para além do vestido de noiva e da música, deves ter especial atenção ao catering.
Quando se pensa na escolha dos pratos para o copo de água há muita coisa a ter em atenção, além do paladar e gosto de noivos e convidados. Por vezes existem algumas restrições alimentares que se podem ter em consideração. Nestes casos, a elaboração de um menu alternativo pode ser uma excelente opção. Mas também os mais novos podem ser alvo de uma atenção especial.
Cheios de energia, os miúdos estão sempre com muita pressa para saírem da mesa e ir brincar com as outras crianças da festa, e, por outro lado, os pequenos convidados também não têm um paladar tão apurado como os adultos, o que faz com que apreciem as coisas mais simples. Assim, o ideal é ter pratos fáceis de comer e não demasiado elaborados, mas que não deixem de seguir o estilo do casamento. Quanto ao bolo de casamento, não te preocupes demasiado: se tiver chocolate, eles vão adorar!
O que é que se deve incluir no menu infantil?
Regra geral, os pais de crianças até 2 anos de idade optam por levar a sua comida ou escolher alguns componentes da sua refeição para servir aos filhos. É para crianças com mais de 2 anos (e até perto dos 10) que faz todo o sentido ter um menu diferenciado: elas já podem comer sozinhas, têm o seu gosto mais definido e são bastante mais independentes para se poderem servir e comer (com mais ou menos ajuda dos pais).
De uma forma divertida, tentem incluir pratos equilibrados nutricionalmente mas que os mais pequenos adoram. A apresentação conta muito, mas há certos pratos com os quais é impossível falhar com os miúdos:
- Pizzas variadas
- Mini hambúrgueres com acompanhamento
- Massas (e os molhos podem variar entre carne, peixe e vegetais)
- Croquetes com legumes
- Almôndegas
Uma boa escolha pode ser fazer o menu infantil a partir do menu para os restantes convidados, ou seja, usar os mesmos ingredientes, ter um prato semelhante na sua essência mas com uma apresentação e tamanho diferentes. Todos sabemos que os olhos também comem e, no que respeita a miúdos, esta máxima torna-se ainda mais verdadeira. Pensa também nas bebidas para eles: além da água, podes ter sumos de frutas variados (se forem naturais melhor) ou até algumas bebidas que façam lembrar as de gente mais crescida. Eles vão adorar!
Como apresentar a comida aos pequenos convidados?
Aqui depende muito da escolha dos noivos: preferem ter um espaço só para crianças ou que elas fiquem perto dos pais tendo depois alguma animação especial para os mais pequenos?
Seja qual for a opção, podem ter uma pequena mesa de buffet infantil para que as crianças possam petiscar à sua vontade. É dia de festa e ter alguns doces, espetadas de frutas, batatas fritas e diferentes guloseimas vai fazer muitas crianças felizes!
O ideal é apresentar sempre pequenas doses (quer nos pratos quer em buffet) para que possam ser comidas com mais facilidade. Pratos mini agradam à vista e as crianças vão sentir que são especialmente para elas.
Usar formas e cores alegres na composição dos pratos e decoração das mesas é outro aspeto em ter em conta: a comida fica muito mais apelativa quando é divertida e colorida! Podes ainda aproveitar e colocar algumas bolachinhas ou pequenos doces como lembrancinha de casamento barata e original para os pequenotes: por exemplo, gomas em forma de anel de noivado, para que possam até brincar!