Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como escrever o discurso do casamento

Uma das maneiras de agradecer aos teus convidados por estarem a fazer parte de um dia tão especial, é fazer um discurso. Se não sabes como começar a escrevê-lo, aqui damos-te umas dicas.

 

No dia teu casamento vais querer agradecer a todos a sua presença e o facto de estarem a participar num dos momentos mais marcantes da tua vida. A maneira mais fácil de agradecer é fazê-lo de uma só vez para todos, através de um discurso. O principal conselho que te damos é que não queiras dizer coisas demasiado complicadas, às vezes a simplicidade é a melhor opção.

Depois de cortar o bolo e brindar costuma ser o melhor momento para ler o vosso discurso. Não é preciso escrever uma obra de arte literária, basta que escrevas aquilo que sentes, da maneira mais simples e vais ver que sairá um bonito texto.

  • A primeira coisa que vos aconselhamos a fazer é a pôr por pontos tudo o que quiseres escrever para não te esqueceres de nada. Pega numa folha de branca e escreve todos os agradecimentos que queres fazer em forma de lista.
  • Depois de fazeres a lista, o seguinte passo é ordená-la. Decide em que ordem queres por os teus agradecimentos. Podem começar por fazer um agradecimento geral e depois ir para os mais importantes, deixando a parte mais emocionante para o fim. Ou simplesmente fazê-lo ao contrário, começar pelos agradecimentos mais importantes e deixar o agradecimento geral para o final.
  • Depois chega o momento de desenvolver cada ponto. Não precisas de usar termos muito complicados. Escreve com sentimento, as palavras vindas do coração são as mais sinceras, simples e as que têm mais beleza.
  • Agora já terás de formar um só texto com os pontos desenvolvidos. Terão de decidir qual de vocês lerá o discurso, se só um ou os dois. Se decidirem lerem os dois, o melhor é ler por turnos, dará mais dinâmica ao momento.
  • Ensaiem o discurso juntos para que não se enganem, nem se “engasguem” em nenhuma parte. Não façam um texto demasiado grande, porque pode aborrecer os convidados, usem no máximo cinco minutos.
  • Finalmente não precisam de decorar todo o texto, podem levar uma cábula para vos ajudar a lembrar de cada ponto. Afinal será um dia em que estarão nervosos e emocionados, é normal que não se lembrem de tudo o que escreveram.