Como fazer a lista de convidados?
A lista de convidados representa um dos grandes desafios que têm que enfrentar durante os preparativos. Afinal, entre tantos amigos, familiares e colegas, quem é que devem convidar? Neste artigo, deixamos alguns truques para cumprirem esta tarefa!
Depois da emoção em torno do anel de noivado e da notícia de que finalmente vão trocar as alianças de casamento no altar, começa a fase dos preparativos. A escolha do vestido de noiva é um dos momentos preferidos das noivas, mas há outras tarefas que não reúnem tanto consenso e que podem ser um verdadeiro desafio.
Entre as mais importantes destacamos a lista de convidados para o casamento. Preferem um casamento intimista ou com muitos convidados? Qual é o vosso orçamento para o copo de água? Preferem ter um casamento sem crianças? E aqueles familiares distantes, têm mesmo de ser convidados? Se estão a tentar solucionar este quebra-cabeças, inspirem-se nos nossos truques para fazer a lista de convidados! E, para facilitar a tarefa, experimentam a nossa aplicação para criar e gerir a lista de convidados!
1. Diálogo aberto
Nesta etapa, é muito importante que trabalhem como uma equipa. Conversem com honestidade sobre os vossos desejos e preferências. Será que sentem-se mais confortáveis com a ideia de um mini-wedding, com os vossos amigos e familiares mais importantes? Ou é será que preferem ter uma festa de arromba com centenas de convidados? Com base no tipo de casamento com que se sentem mais identificados já poderão intuir a extensão da vossa lista de convidados.
2. Definir prioridades
Importantíssimo: estabeleçam um orçamento de casamento. Só assim poderão definir detalhes igualmente importantes, como o tamanho do vosso bolo de casamento, o tipo de animação mais adequada ao evento ou a quantidade de lembranças de casamento que devem adquirir. Ter um orçamento estipulado vai ajudar-vos a compreender quantas pessoas podem convidar, independentemente dos vossos desejos iniciais.
Encontre aqui Organizados para o seu casamento
3. Convidados por grupos
Comecem por organizar os vossos convidados em grupos (família, amigos, colegas de trabalho, por exemplo). Depois de terem distinguido os principais grupos, comecem a fazer pequenos sub-grupos (por exemplo, amigos da universidade, amigos de infância...). Uma vez que tenham todas as pessoas agrupadas, façam o primeiro rascunho da lista oficial, começando por indicar aquelas que são "inegociáveis" de ambas as partes (e claro, respeitando o máximo estipulado). Se a lista dos convidados de casamento ficou demasiado grande, é hora de começar a cortar.
4. Perguntas-chave
E como é que cortamos na lista de convidados? Com a ajuda destas perguntas, que devem sempre fazer antes de começarem a vossa lista:
- Com que frequência vejo esta pessoa?
- Fazemos planos juntos?
- Conversamos com frequência?
- Estamos presentes em datas importantes?
- Somos confidentes?
- Esta pessoa marcou-me muito numa determinada fase da minha vida e quando nos vemos, parece que tudo continua igual?
Se a maioria das respostas for, sim, essa pessoa deve constar na vossa lista de convidados. Caso contrário, talvez não faça assim tanto sentido incluí-la.
5. Não se esqueçam que...
Para conseguirem elaborar a lista de convidados sem dramas, é muito importante que não percam de vista os pormenores que estipularam anteriormente: tipo de casamento, orçamento e número máximo de convidados. Por isso, tenham especial atenção aos acompanhantes e familiares. Não se sintam na obrigação de convidar a nova namorada do vosso amigo que ainda nem conheceram, ou o marido e os filhos daquela colega de trabalho que gostavam muito de convidar. Devem fazer os convites de casamento para as pessoas que vos são realmente próximas.
Do mesmo modo, é fundamental que não se deixem levar por pressões externas para convidar familiares ou amigos com os quais não se relacionam. Mesmo que os vossos pais vos estejam a ajudar economicamente com o casamento, não se esqueçam que a última palavra deve ser vossa!
Então, preparados para começar a fazer a lista de convidados para o casamento? Estas dicas ajudaram? Seja qual for a vossa lista final, de certeza que será aquela que, para os dois, fará mais sentido. Depois disso resta ver a emoção dos convidados quando lhes entregarem os convites de casamento em mão ou perceber o quanto estão elegantes nos seus trajes e vestidos de cerimónia no grande dia. Será um dia inesquecível para vocês e para eles!