Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As 8 dúvidas mais comuns sobre a mesa dos doces

Uma apresentação lindíssima e um sabor delicioso... a mesa dos doces é o culminar de qualquer festa e, quando se trata do vosso dia C, querem que esteja tudo perfeito! Venham desvendar algumas das dúvidas mais frequentes...

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Atelier de Sonhos

Se já enviaram os convites de casamento, chegou a hora de falar sobre o momento mais doce da festa! Antes de provarem o bolo de casamento, vão poder saciar o apetite com a célebre mesa das sobremesas! E consoante o estilo que escolheram para o casamento e a sua decoração, há muitas formas de inovar e de tornar este momento único. Mas é aqui que surgem também muitas dúvidas, sobretudo se são noivos perfecionistas e querem que tudo esteja interligado no vosso dia C. O tipo de doces, a quantidade, a apresentação e as cores… há muitos fatores a ter em conta para montar o buffet de doces perfeito! Se já tens o anel de noivado, vem conhecer as questões mais frequentes!

Quinta da Quintã

1. Como fazemos a composição?

Doces, bolos e miniaturas todos na mesma mesa? Antes de mais, pensem nos vossos doces preferidos e não deixem de os incluir – afinal, é a vossa festa! Depois, pensem em ter alguma variedade, que inclua sobremesas de colher, bolos à fatia e cores e sabores contrastantes! A menos que procurem um aspeto minimalista e um pouco monocromático, optem por adicionar doces e bolos variados e complementar os espaços com fruta fresca.

2. Devemos incluir doces regionais?

Filhoses da Beira Baixa, doce fino algarvio, sonhos de banana madeirense... Se algum dos noivos é de uma região caracterizada pela sua doçaria, é normal que a família goste de ver a sua herança representada na mesa dos doces. Do mesmo modo, se um dos noivos for estrangeiro, é mais que normal - e recomendado também! - que o candy bar tenha alguma doçaria típica do seu país. Para tal, aconselhamos que os identifiquem com etiquetas com os nomes e ingredientes. 

Quinta da Quintã

3. Como decorar a mesa?

Esta é talvez uma das perguntas mais comuns, à qual a resposta deve ser bastante intuitiva para os noivos! A vossa mesa de doces deve ser pensada de acordo com a decoração, sem grandes destaques ou cores mais vivas que possam roubar o protagonismo aos restantes elementos e cantinhos. Podem adicionar alguns arranjos florais, velas, peças decorativas, molduras ou grinaldas discretas, uma vez que os próprios doces já são bastante decorativos por si só. 

4. E o bolo de noiva?

Sabemos que existem muitas questões referentes ao bolo de casamento simples na mesa dos doces, mas a verdade é que não existem regras ou tradições rígidas referentes a este elemento. Normalmente, os noivos optam por cortar o bolo numa mesa e num momento separado das restantes sobremesas, porém, se o quiserem incluir, certifiquem-se que tem uma posição de destaque, uma vez que é o doce mais especial do dia! 

5. Onde dispor os doces?

Bandejas clássicas para um casamento de estilo vintage, pequenos pratinhos com decorações florais se adoram o estilo shabby chic, e travessas de madeira rústica para um enlace boho... para conseguir um aspeto delicioso, combinem recipientes como pratos, travessas, pires, bandejas e potes de vidro diferentes, mas que combinem entre si. E, tal como optaram por um bolo de casamento original com várias camadas, a aposta em pratos com diferentes formatos vai ajudar-vos a destacar melhor determinado bolo ou doce.

6. E se quisermos um casamento temático?

Para isso, basta que adaptem os vossos doces ao tem que escolheram para trocar alianças de casamento! Se for um casamento no exterior, usem e abusem de frutos silvestres, para dar riqueza e contraste às sobremesas. Um casamento mais elegante pede bolos mais elaborados e com vários sabores suaves e, se adoram alternativas saudáveis, porque não trocar o açúcar por fruta ou adoçantes naturais e criar alternativas menos calóricas, como iogurtes com fruta e granola ou uns brownies saudáveis de batata doce e chocolate negro?

7. Temos mesmo de os colocar sobre a mesa?

Cada vez mais vemos surgirem alternativas aos casamentos tradicionais, e a mesa de doces não é exceção. É claro que podem sempre optar pela mesa, mas porque não inovar? Usar diferentes móveis mais pequenos que tenham sido recuperados, velhas secretárias ou mesmo dispor os doces em prateleiras destinadas a livros ou a cd’s... Neste campo, a imaginação é o vosso único limite e nada como usá-la para decorar este cantinho saboroso ou das prendas de casamento originais!

8. Devemos ter algum cuidado especial...?

Sim, especialmente se sabem que algum dos vossos convidados sofre de alergias ou intolerâncias alimentares! A verdade é que ninguém quer passar por um momento desconfortável no grande dia, por isso, o mais seguro é assinalar cada prato ou sobremesa como sendo apto para celíacos, vegan ou sem glúten/sem lactose. Se preferirem, podem também incluir a lista de ingredientes em cada um.

Fora de Casa Catering

A mesa dos doces e sobremesas é um dos pontos que gera mais dúvidas para o casal! Mas a verdade é que, no grande dia, pouco importa se têm aquele buffet de frutas ou a charlotte de chocolate e frutos vermelhos, desde que todos se sintam felizes e saciados… e prontos para dançar e receber as lembrancinhas de casamento! Existe uma infinidade de temáticas e estilos pelos quais podem optar para este segmento do vosso dia C, por isso, se já escolheste o vestido de noiva, conta-nos em que estão a pensar para a mesa dos doces!

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si