Como organizar o seating plan?
Para facilitar o planeamento, a distribuição dos vossos convidados pelas mesas deve obedecer a uma ordem. Estão sem ideias nem método para organizar o seating plan? Então não percam estas dicas preciosas e divirtam-se com esta "pequena" tarefa!
Se já enviaste os convites de casamento e recebeste todas as confirmações, o próximo passo é começar a distribuir os teus convidados pela sala ou espaço onde celebram o copo de água. Organizar as pessoas pode tornar-se num quebra cabeças para muitas noivas. Afinal, tu queres que todos se deem bem, e nem sempre é fácil agradar a família e amigos em conjunto. O segredo é conseguir arquitetar um plano onde todos se sintam à vontade com a pessoa que têm ao lado (quer tenha cinco anos ou esteja a usar um vestido de cerimónia). Um bom ambiente é o que vai ficar na memória dos vossos convidados após distribuírem as lembrancinhas de casamento, e é uma das receitas para uma festa de sucesso. Vamos aprender a organizar o seating plan?
Organizados por cores
Já receberam as respostas aos convites de casamento originais, já conhecem o espaço e o número de pessoas a acomodar. O passo seguinte, que vai aligeirar todo o processo, é dividir os vossos convidados por cores! Sim, leram bem: uma cor para os amigos de faculdade, outra para a família, segundo o grau de proximidade, outra para os amigos de infância… não se esqueçam de fazer isto para ambos os lados do casal. Depois, resta jogar aos puzzles e ver que convidados podem encaixar melhor com outros.
Mesas com nomes engraçados
A tendência de dar nomes ou designações originais às mesas dos vossos convidados é uma aposta que dificilmente será ultrapassada. Nomes de cidades, países, ícones da música, do cinema ou ingredientes secretos… enfim, as opções são infinitas, tal como vos mostrámos aqui. Para uma experiência mais personalizada, optem por reunir convidados com alguma característica comum. É uma ótima forma de gerar temas de conversa e tornar a presença de cada um mais especial!
Miúdos e graúdos: cada um no seu lugar
Organizar os convidados por faixa etária é também uma forma de conseguir um ambiente mais leve e divertido para o vosso dia C. Mesas diferentes para as crianças, para os adolescentes, para os adultos e para os mais velhos vão proporcionar um clima de festa e conversa fabuloso! Os mais novos vão sentir-se mais à vontade e os adultos não vão estar tão preocupados com nódoas nos vestidos de gala compridos. Se optarem por esta solução, considerem contratar algum serviço de babysitter ou atividades para manter as crianças entretidas.
Não deixar ninguém para trás
Especialmente se optaram por mesas redondas, é natural que sentem as pessoas em grupo, como famílias inteiras, amigas com vestidos de cerimónia curtos, etc. O que acontece é que vão chegar ao fim com algumas pessoas que não se inserem bem em nenhum destes grupos. Para evitar situações constrangedoras – e para acomodar aquelas pessoas que vão sozinhas ou em par – distribuam-nas pelas mesas dos grupos. Quem sabe se não se cria o mote para bons temas de conversa!
Sem lugares marcados!
E como as regras são feitas para transgredir, sobretudo em cerimónias mais informais e reduzidas, cada vez mais é habitual não haver mesas nem cadeiras destinadas a cada um dos convidados! Para o efeito, é mais usual verem-se mesas corridas e de aspeto rústico, ao contrário das mesas redondas mais tradicionais. Neste estilo de copo de água, privilegia-se o convívio e a livre circulação entre os vários lugares da mesa… afinal, vão estar todos juntos na hora de cortar o bolo de casamento original!
A não esquecer…
Devem tentar ao máximo juntar convidados que tenham já interesses em comum ou algum tipo de afinidade – mesmo que isso signifique que não estão com a família ou nas mesas mais adequadas à sua faixa etária. Da mesma forma, evitem juntar pessoas cujas personalidades sabem que podem chocar facilmente, assim como casais separados
Já decidiram a melhor maneira de fazer o vosso seating plan? Independentemente da hora a que decidam trocar o anel de noivado pelas alianças – e do tempo que durará o copo de água - é muito importante que esta parte esteja bem elaborada. Vai ser aí que os teus convidados vão poder relaxar e conversar antes do emocionante momento do corte do bolo de casamento! Mas não se esqueçam… preparem-se para imprevistos e certifiquem-se que será fácil retirar ou acrescentar lugares na hipótese de algum convidado não poder comparecer.