Conselhos para organizar um casamento à distância
São cada vez mais os casais que optam por se casar numa cidade diferente. E se há uns anos tal era praticamente impossível, hoje as novas tecnologias facilitam e muito. Se estão a organizar um casamento assim, este artículo é para vocês.
Por diversos motivos há muitos casais que optam por casar em localidades ou países diferentes daquele onde residem. À primeira vista esta ideia poderá ser assustadora e até dar a sensação de que vão ter mais trabalho a organizar a festa... mas nada disso! Descomplicar é a palavra chave neste caso! Organizar um casamento não requer a presença física dos noivos no local de realização do mesmo. Nada comprometerá a escolha do vestido de noiva ou o envio dos convites de casamento. O importante é terem ajuda profissional em todos os momentos, seja para escolher o catering ou o tipo de bolo de casamento. Se esta é a vossa a situação, instalem-se confortavelmente pois as próximas linhas são-vos inteiramente dedicadas!
Contratem os serviços de uma wedding planner
É cada vez mais uma figura presente nos casamentos e na preparação dos mesmos. Se há situação em que pedir o auxílio de um especialista é óbvia esta é uma delas. Este profissional reúne os contatos dos melhores prestadores de serviços para bodas e, de acordo com as vossas indicações, poderá apresentar-vos os orçamentos mais competitivos, com a melhor relação qualidade/preço. Terá que ser alguém em quem confiem plenamente, uma vez que será os vossos olhos e ouvidos. Para tornar a comunicação entre vocês mais fácil, marquem algumas vídeo-chamadas, pois é mais fácil visualizar uma ideia se a virmos a ser explicada. Também podem utilizar este meio de comunicação com os fornecedores, o que tornará a relação mais pessoal e facilitará a satisfação dos vossos desejos.
Optem por fornecedores locais
Este aspeto é muito importante pois está diretamente ligado ao valor do vosso orçamento. Se os fornecedores forem da mesma área do local da boda, irão poupar bastante em transporte - e até em alojamento. Mas está claro que não precisam de pensar assim para todos os serviços de que vão necessitar. As alianças de casamento, por exemplo, podem ser tratadas por vocês, o que facilitará não só a escolha das mesmas como a confirmação dos tamanhos certos da noiva e do noivo. Mas o catering ou a cake designer, que vai confeccionar o vosso bolo de casamento original, devem estar nos arredores do local do casamento, de forma a facilitar toda a logística.
Alojamento e transporte
Assim como os noivos não são da localidade ou país onde o casamento se vai realizar, o mesmo poderá acontecer para muitos dos convidados. O alojamento e o transporte são dois fatores que irão encarecer o vosso orçamento. A mesma coisa aplica-se aos vossos familiares e amigos. Se há pessoas que precisam de alojamento e de transporte, os noivos podem optar por uma de duas soluções: ou reservam quartos no hotel mais próximo e oferecem a estadia aos convidados ou deixam ao critério de cada pessoa a decisão sobre o local onde pernoitar. Caso se decidam por esta última sugestão, incluam no convite um anexo com uma pré-seleção de locais onde ficar e que se localizem na zona da festa. O ideal será sugerirem três hotéis: um barato, um de preço médio e um de valor mais alto; caberá a cada convidado fazer a sua escolha.
O transporte para o local da festa também deverá, caso necessário, ser providenciado. Hoje em dia praticamente toda a gente tem carro e, por vezes, as pessoas conseguem organizar-se entre si e seguem para o copo de água juntos; esta é uma situação que os noivos, em conjunto com a wedding planner, deverão considerar de modo a assegurar que todos os convidados têm como chegar ao local da festa e como regressar.
Visitem o local da boda
Apesar de estar longe, e de ter contratado uma pessoa da vossa confiança para organizar o grande evento, é sempre recomendável que o casal visite o local eleito para festejar este dia tão especial. Agendem reuniões com os fornecedores, na mesma data, e aproveitem não só para conhecerem in loco o sítio, como para explicarem algum detalhe que possa estar pouco esclarecido e para assinarem os contratos. E, já que estão na zona, e como já fizeram o trabalho de casa, podem até aproveitar para sondar algumas cabeleireiras e makeup artists - afinal, aquele penteado com tranças que a noiva idealizou não se vai fazer sozinho!
Quatro dias de margem
Se for possível, estejam na cidade do evento pelo menos quatro dias antes da realização do mesmo. Deste modo, não só terão tempo para explorar os arredores - e assim informar devidamente os convidados sobre os locais a visitar - como poderão ainda tratar de qualquer imprevisto que surja. É uma excelente oportunidade de "limar arestas" e garantir que tudo corre sobre rodas, da decoração floral à entrega das prendas de casamento que encomendaram.
Desde que organizada com tempo, dedicação e carinho, a vossa boda será muito mais que o desfilar de vestidos de cerimónia... Será um evento memorável que todos os convidados recordarão com amor! Do topo do bolo de casamento à decoração das mesas, todos os pormenores vão fazer a diferença. Por isso, mesmo estando longe, não deixem de planear tudo minuciosamente, com a ajuda de pessoas de confiança.