Como proteger o cabelo no verão? 10 dicas imperdíveis
O sol, o sal e o vento podem ser os teus melhores amigos, mas são também os maiores inimigos do teu cabelo! Será que ter cuidados com os fios te impede de passar bons momentos? Descobre as melhores formas de proteger o cabelo no verão!
Cuidar do cabelo no verão não é nada fácil, mas, ficar com os fios desbotados, secos, com pontas duplas ou sem brilho não pode ser o destino para o teu penteado de noiva! Se a nossa principal preocupação nesta altura é hidratar a pele, aplicar protetor solar e beber muita água, porque não fazemos o mesmo com o cabelo? O sol, o sal do mar e o cloro da piscina são agressões constantes que, especialmente na época do verão, temos de combater. Se já escolheste o melhor penteado para conjugar com o teu vestido de cerimónia ou de noiva, o mais importante é ter os fios fortes, sedosos e saudáveis! Para que brilhes tanto quanto o anel de noivado, não percas as nossas dicas!
1. Cuidado com o sol!
Tal como a nossa pele não deve expor-se ao sol nas horas de maior calor, também o cabelo sofre muito com a ação dos raios solares. Para ter fios saudáveis, não passes longos períodos exposta ao sol e, caso não o consigas evitar, encontra acessórios como lenços ou chapéus que gostes para proteger os fios.
2. Encontra a melhor proteção
Aplicamos bálsamo nos lábios para evitar que sequem, protetor solar no rosto e óculos de sol, para a claridade… será que o cabelo deve ser deixado de lado? Se queres ter um magnífico penteado com tranças no grande dia, começar a tratar dele é um must! Para isso, não te esqueças do protetor de calor, não só quando usas o secador ou quaisquer utensílios para o modelar, mas sempre que sais para o exterior.
3. Essenciais para praia e piscina
Nunca deixes que o teu cabelo seque com a água do mar. É ótimo sentires-te revitalizada com a frescura do oceano e poderes mergulhar à vontade naquelas águas cristalinas! Mas a verdade é que o sal resseca imenso os fios e, se queres um cabelo saudável, deves evitá-lo a todo o custo. Para isso, leva uma garrafinha de spray com água doce sempre que vais à praia ou piscina e, assim que saias da água, dá algumas borrifadelas por todo o cabelo – isto vai ajudar a que te livres de grande parte do sal e será mais fácil desembaraçar os fios.
4. Solta o cabelo molhado
Sair do mar ou da piscina e fazer um penteado apanhado pode ser o mais apetecível, mas é sem dúvida a última coisa que deves fazer. Prender o cabelo enquanto está húmido cria o ambiente mais propício para fungos e bactérias. Se queres evitá-lo, deixa-o solto até que o sintas completamente seco.
5. Doseia as lavagens
Se passas o dia inteiro na praia ou num ambiente onde o sol e o sal abundam, é natural que laves o cabelo diariamente, para o manter fresco e saudável. No entanto, a juntar à ação dos elementos naturais, o shampoo e produtos que aplicas podem secar o couro cabeludo e os teus fios. Tenta alternar o shampoo com lavagens apenas com água e amaciador, para uma ação menos abrasiva.
6. Afasta-te do calor
Um dia liso sedoso e, no outro, messy waves! Pode ser tentador fazer vários penteados com caracóis ou lisos para sair ou experimentar novos looks! Mas a verdade é que pranchas de alisar, modeladores e secadores, quando usados em demasia, podem danificar muito o cabelo. Tenta ao máximo diminuir o seu uso e, sempre que precisares, não dispenses o protetor de calor!
7. Não faças penteados com o cabelo molhado
O cabelo humido fica, naturalmente, mais frágil do que quando seco na totalidade. Por isso, deves evitar prendê-lo ou fazer penteados quando ainda se encontra neste estado, uma vez que isso pode provocar a quebra dos fios. Se precisares mesmo de o pentear, passa apenas os dedos entre as madeixas!
8. O amigo coque
Quanto menos área o sol atingir, menor será o dano causado por ele e, por isso, o coque é uma ótima alternativa para proteger os fios contra os raios solares! Não só vai diminuir a área exposta, como vai ajudar a que te sintas mais fresca!
9. Palavra chave: hidratar!
Já sabemos o quão abrasivas podem ser as ações do vento, do mar e do sol no cabelo. E embora seja quase impossível evitar o mais pequeno dano, há sempre forma de o atenuar com uma boa rotina capilar! Já a pensar no teu penteado semi preso, faz máscaras nutritivas pelo menos uma vez por semana e, no final do verão, podes investir em tratamentos regeneradores no teu cabeleireiro!
10. Sem medo da tesoura
A pele fica mais bronzeada, o corpo mais leve e a cabeça cheia de memórias felizes… o final do verão é um misto de calma e nostalgia, mas, um dos elementos que mais sofre é sem dúvida o teu cabelo! Para evitar aquele aspeto seco e rebelde, deves sempre cortar uns centímetros no final da época balnear. Vais ver como te sentes automaticamente mais leve!
Cuidamos da pele, do rosto e das unhas, mas, o cabelo é muitas vezes esquecido no meio de tantas rotinas! Se já tens o convite de casamento, é natural que te preocupes com a saúde e beleza dos fios, mas a verdade é que devemos cuidar deles todo o ano! Um cabelo desidratado e sem brilho pode ser reflexo dos danos solares logo, para o proteger, deves seguir estas dicas e desfrutar da estação… em breve vais estar deslumbrante com o teu vestido de noiva!