Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como tornar mais íntimo um casamento com muitos convidados?

A lista de convidados é uma das primeiras tarefas na preparação de um enlace e, também, uma das mais complicadas por influenciar toda a festa. Vais ter muitos convidados mas gostavas de manter um ambiente íntimo? Então não percas estas propostas!

Bruno Lé Photography

Existem muitos bons motivos para querer ter muitos convidados: ter uma festa animada, conseguir reunir o máximo de pessoas que te são queridas ou até ter uma família grande! Talvez só te tenhas dado conta da quantidade de pessoas que iria ao casamento quando começaste a fazer a lista de convidados e a enviar os convites de casamento. Não é fácil conter os números! No entanto, se sempre quiseste ter um casamento íntimo, não percas a esperança. Existem algumas formas de o conseguir mesmo com muita gente e, hoje, temos algumas sugestões para ti! Para que possas ver todos os teus convidados ao cortar o teu bolo de casamento ou ao atirar o bouquet e para que todos te possam ver a caminhar para o altar com o teu magnífico vestido de noiva.

Quando se tem uma lista de convidados com mais de 200 pessoas torna-se difícil escolher um local que, à partida, crie uma atmosfera de aconchego. Mas tal não significa que seja impossível. Tanto através da decoração, como proporcionando momentos de interação entre as pessoas, é possível fazer com que os teus entes queridos se sintam em casa mesmo no meio de uma verdadeira multidão.

A decoração

A partir do momento em que começas a sonhar com um vestido de noiva Rosa Clará imaginas imediatamente como será o teu grande dia, embora de uma forma um pouco romantizada. No entanto, logo que começas a fazer os convites de casamento começas já a delinear aquele que será o estilo da tua festa. Se a tua lista de convidados acabou por ser muito maior do que o que esperavas, podes contar com alguns truques decorativos para criar um ambiente mais íntimo. Uma das formas mais simples passa pela iluminação: especialmente se te casas ao fim do dia ou pela noite, o uso de velas e gambiarras luminosas transforma imediatamente o espaço de uma forma acolhedora e confortável. As luzes quentes, em tons mais amarelos, ajudam a transmitir a ideia de calor e intimidade.

Miguel Cunha Fotografia

A disposição do espaço

O próprio espaço da celebração do matrimónio pode ser alterado de uma forma muito original e que dá aos teus convidados a sensação de proximidade. Colocando as cadeiras em círculo à volta do altar (em várias filas, claro), não vai haver ninguém que esteja exageradamente longe dos noivos ou que não consiga ver o teu maravilhoso vestido de noiva com renda. O mesmo tipo de disposição pode ser proposto no momento do brinde: todos vão sentir que estão suficientemente perto do acontecimento. Tanto que até podem ver com pormenor o topo do bolo de casamento.

Cria zonas temáticas

Outro truque interessante passa pela criação de diferentes espaços e recantos. Isso vai fazer com que as pessoas se reúnam em pequenos grupos sem a sensação de dispersão que é transmitida pelos grandes espaços. Uma boa forma de criar estas divisões é usar tapetes variados: no espaço do photocall, no local onde deixares as prendas de casamento, perto do placard de convidados…

Também o formato das mesas pode ser determinante: usa mesas compridas em vez de muitas mesas redondas. Este tipo de disposição vai dar aos teus convidados a ideia de estar a degustar de uma refeição em família. Tem também cuidado para não haver um tempo de espera pelos pratos muito longo.

Bruno Lé Photography

Momentos de interação

Promover momentos de interação entre os convidados é igualmente uma forma muito divertida de tornar mais íntimo o teu casamento. Podes fazê-lo de uma forma declarada, tendo animações e jogos em que os teus convidados participem, como um concurso de fotos ou um questionário em que tenham de descobrir algumas particularidades sobre os noivos que nem todos saibam. Se quiseres ser mais subtil, podes promover uma mesa de degustação de um vinho ou de uma iguaria regional da zona onde te casares. As pessoas vão começar por comentar o que servires e, depois, a conversa acaba por fluir naturalmente.

Presentear os convidados de forma única

Dar prendas de casamento originais e personalizadas é outra forma de incitar à conversa e à troca de experiências. Sendo que tens muitos convidados, não poderás fazer lembranças individuais. No entanto, porque não fazer esta distinção por grupos?

Pedro & Patrícia

Tendo estas dicas para tornar o teu casamento mais simples, achas que vais investir em lembrancinhas de casamento diferentes? Ou preferes que o maior tema do dia seja a felicidade de ver os noivos a trocar as alianças de casamento?