As 10 regras de ouro para comprar o vestido de noiva
Nem sempre é fácil e frequentemente traz alguma ansiedade.. mas encontrar "O Tal" é também um dos momentos mais emocionante antes do dia C! Anota todas as nossas dicas e triunfa quando chegar o momento!
Encontrar o vestido perfeito é o verdadeiro sonho se já tens o anel de noivado! Um modelo que te assente como uma luva, que te faça sentir ainda mais bonita e se destaque no seio da festa – sem que destoe muito do teu estilo habitual! Se escolher o penteado de noiva obedece a uma série de provas e deliberações, o vestido não é exceção. No entanto, temos a certeza que seguir estes passos simples vai facilitar imenso o processo. É um dos elementos mais especiais do dia e aquele que escolhes com o maior carinho… Se já enviaram os convites de casamento, vem connosco descobrir as táticas para encontrar o vestido ideal!
- 1. Determina um valor
- 2. Tempo: o teu melhor amigo
- 3. Não fujas ao que te é familiar
- 4. Tem em conta o estilo do casamento
- 5. Marca uma reunião prévia
- 6. Leva acompanhante(s)- mas não demasiados
- 7. Prepara-te antecipadamente
- 8. Não tenhas pressa!
- 9. Escolhe o teu tamanho!
- 10. Lê as letras pequeninas
1. Determina um valor
Estabelecer um orçamento deve ser a vossa prioridade nº1 antes sequer de pensar na guest list e fazer os convites de casamento! Quanto podem e querem gastar? Quanto pensam despender com cada item? E com cada convidado? Determinar um valor máximo para esta peça - com alguma margem para o caso de ser o vestido dos teus sonhos - vai não só ajudar-te a delimitar os possíveis concorrentes, como a agilizar o processo de compra.
2. Tempo: o teu melhor amigo!
7 a 9 meses parece-te muita antecedência? Na verdade, é o tempo que recomendamos para que comeces a ver vestidos com calma! Neste período estão contempladas todas as provas, arranjos e deliberações já com o penteado apanhado, os acessórios e os sapatos. Não só o tempo de antecedência te vai dar mais margem para a escolha dos restantes elementos, como te vai deixar mais calma, facilitando todos os outros processos!
3. Não fujas ao que te é familiar
É fácil apaixonares-te por aquele incrível vestido de corte sereia, pelos saltos altos mais extravagantes e deixares de lado o estilo mais informal e confortável que te é tão familiar… embora o dia C seja o momento para arrasar, deves sempre manter-te fiel a ti própria. Escolher um vestido que não seja a tua cara vai notar-se e provocar algum desconforto ao longo do tempo. Afinal, queres enaltecer a tua beleza e personalidade, mas isso não implica que te transformes numa pessoa nova!
4. Tem em conta o estilo do casamento
Boho, vintage, chic, romântico, elegante… qual a vossa vibe preferida? Um dos critérios da escolha do vestido será sempre o ambiente em que se vai inserir. Assim, antes do Sim àquele vestido de noiva simples ideal, pensa sempre a que horas se celebra o casamento, qual o grau de formalidade, a estação do ano, o espaço, etc!
5. Marca uma reunião prévia!
Pode à primeira vista parecer-te desnecessário, mas assim como a banda ou o catering não dispensam uma reunião para provas, também com o vestido deves ter este cuidado! Reúne com os profissionais para determinar o estilo e modelo que mais gostas, o intervalo de preços, os teus materiais favoritos e, no fundo, fazer uma espécie de consultoria para garantir que estão na mesma página antes de passar para as provas!
6. Leva acompanhante(s) - mas não demasiados!
Sabemos o quão estressante podem ser as provas do vestido... Lidar com todas as diferentes personalidades e opiniões é por vezes difícil de gerir, mas, que isso não te impeça de levar algumas amigas e família para te ajudar a escolher e dar apoio na hora H. O nosso conselho é que, sempre que possível, não leves mais de 3 ou 4 pessoas!
7. Prepara-te antecipadamente
Não é necessário que chegues com aquele penteado com tranças deslumbrante às provas, mas sempre que possível, tenta adequar o teu estilo ao vestido e ao evento. Assim, usar roupa interior clara ou beige é indispensável, bem como um soutien sem alças e uns sapatos altos, para que o aspeto seja o mais aproximado ao de noiva possível. Se quiseres, aplica também alguma maquilhagem!
8. Não tenhas pressa!
Se achas que foi amor à primeira vista e encontraste o tal logo na primeira prova, calma! O ideal não é que procures incessantemente após ter esta certeza e entres num caminho de dúvidas, mas essa convicção inicial não te deve impedir de explorar outras possibilidades. Se o tempo não for um problema, espera uns dias e volta a experimentar outros modelos!
9. Escolhe o teu tamanho
Podes achar que não estás na tua forma ideal para o dia C, ou mesmo ter emagrecido alguns quilos com o stress e ter a certeza de que eles voltarão para ti numa questão de meses… seja qual for a tua situação no momento na prova, deves sempre optar pelo teu tamanho. Não adianta que escolhas algo maior ou mais pequeno pois podes não mudar muito de peso e, a pressão para que isso aconteça não será muito saudável. O ideal é que o vestido não precise de grandes alterações à partida!
10. Lê as letras pequeninas
A compra de um vestido não deixa de ser um contrato e, tal como em todos os outros acordos, pressupõe uma data de diretrizes e aceitação de ambas as partes. Embora esta não seja a parte mais importante, vale sempre a pena ler e reler as condições de compra e ter atenção ao valor final, ao IVA, ao facto de incluir – ou não – todos os arranjos e provas que precisas e à data de entrega, por exemplo.
Uma peça tão bonita e especial como tinhas sonhado requer todas estas medidas! Afinal, nem escolher o vestido de cerimónia das convidadas é simples, pelo que te deves precaver se chega a altura de decidir o que vais usar no grande dia! Se já fizeste uma seleção prévia de cortes e modelos, começar a procura será muito mais fácil. Nada como sentires-te a melhor versão de ti própria com o vestido ideal até cortar o bolo de casamento junto do noivo e todos os convidados!