Já conheces o dia Nacional do Cancro da Mama?
Em Portugal, 30 de outubro é sinónimo de dia Nacional de Cancro da Mama. Informar, sensibilizar e alertar para os devidos cuidados e prevenção é o mote desta data. Queres saber mais sobre este dia especial? Envolve-te neste artigo!
Apesar de no último ano o foco ser a pandemia causada pelo Covid-19, há datas e comemorações que não podem deixar de serem relembradas. Aproxima-se o 30 de outubro, e esta é uma delas! Neste dia, comemora-se anualmente o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que tem como objetivo aumentar a sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Atingindo um orgão cheio de simbolismo, maternidade e feminilidade, o cancro da mama atinge anualmente muitas mulheres em todo o mundo. Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde, anualmente em Portugal são detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, onde cerca de 1500 morrem com esta doença.
Um apelo à mudança
Nesta data faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico, se detetada numa fase inicial. Evita que o cancro se espalhe para outras partes do corpo, favorecendo a total recuperação. E, apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
A devida prevenção
A investigação continua a esclarecer questões relacionadas com o cancro da mama: são descobertos novos dados acerca das suas causas e novos modos de prevenir, detectar e tratar esta doença. Assim, as pessoas com cancro da mama podem esperar uma melhor qualidade de vida e menor hipótese de morrer devido a esta doença. Alertar e consciencializar é o mote da celebração deste dia. Atualmente não é caso de alarmismo, com a informação correcta, devida prevenção, e muito trabalho interno onde força, coragem, luta constante e amor estão conectos, tudo se consegue, toda a cura é possível!
A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.
Os fatores de risco
Nada é tão linear assim mas existem, de facto, alguns fatores que apresentam um maior risco à propensão da doença, como:
- Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
- Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.
- História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
- Alterações genéticas - alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
- Primeira gravidez depois dos 31 anos.
- História menstrual longa - mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.
- Terapêutica hormonal de substituição - mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.
- Obesidade após a menopausa.
- Falta de atividade física.
Cancro da Mama no Homem
É verdade! Enganam-se os que pensam que o cancro da mama só atinge as mulheres. Os homens, se bem que com menor taxa de incidência, também são afectados. Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. Grande parte da informação apresentada sobre o cancro da mama é, também, aplicável a homens com cancro da mama. Continuem atentos! A atenção, tanto ao que sentem como a qualquer manifestação física que tenham, com a devida e prévia prevenção ditam a diferença!
Para além de ter em conta que um diagnóstico prévio dita a diferença, este dia especial alerta-nos também, para aspectos importantes da nossa vida. A atenção que o nosso corpo requer, à forma como o nutrimos. Não ter medo e abraçar qualquer desafio! Informem-se e ajam com toda a responsabilidade conforme a circunstância. Ter em conta e consciência que o estilo de vida que levam é fundamental para evitar qualquer doença. Mantenham-se ativos, com a devida alimentação, trabalhem diariamente para se sentirem bem, e por consequência, livres!