Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Conselhos para preparar o missal do casamento

O Missal do casamento costuma ser distribuído pelos convidados nas cerimónias religiosas e funciona como um programa com tudo o que se passará na celebração. Estás a preparar o teu? Aqui estão algumas ideias!

Plim Papier

O missal é o guia do vosso casamento: inclui todos os passos da cerimónia, leituras, orações e cânticos, bem como outras informações que achem pertinentes. Como em todos os detalhes do casamento, podem deixar a vossa marca pessoal para que fique na memória de todos. Vamos dar-te alguns conselhos para a elaboração do missal.

O que incluir no missal

Regra geral, o missal inclui:

  • A entrada dos noivos, com as músicas que acompanharão o momento;
  • As leituras da missa;
  • Os cânticos;
  • O matrimónio propriamente dito;
  • Petições e orações.

O aspeto do missal

O missal costuma ter a forma de um pequeno livro. O ideal é seguir a mesma linha de imagem que escolheram para os convites, ementas, cartões de casamentos e outros elementos gráficos do vosso casamento, para que o resultado seja harmonioso.

Como se trata de algo que vão distribuir na igreja, é conveniente que tenha uma certa sobriedade.

Como distribuir o missal pelos convidados

Existem várias alternativas: pedir a duas pessoas que, durante a entrada dos convidados, os deem em mãos aos presentes, deixá-los em um ou vários pontos de passagem para que quem quiser os possa recolher ou distribuir pelos bancos da igreja de modo que cada lugar tenha um missal e, deste modo, todos recebam o seu.