As 5 melhores técnicas para conservar o ramo de noiva
Podes guardar, vender ou doar grande parte das decorações do teu dia, mas, já pensaste o que fazer ao ramo de noiva? Ele é um dos elementos mais importantes do look, mas também o mais perecível... confere algumas ideias para o conservar!
Nem todas as noivas querem lançar o bouquet às convidadas antes de cortar o bolo de casamento no final da festa. Na verdade, seja por uma razão simbólica, decorativa, ou simplesmente para guardar uma peça desse dia, são muitos os casais que escolhem guardar o ramo de noiva como recordação após voltar de lua de mel!
E como à partida, escolheste flores vivas para compor o teu bouquet de noiva, o primeiro passo é saber as melhores técnicas para as conservar intactas e bonitas por muito tempo! Vem conhecer as melhores técnicas para conservares o teu ramo de noiva!
- 1. Conservar o ramo de noiva num ambiente propício
- 2. Conservar o ramo de noiva com gel de sílica
- 3. Processo químico
- 4. Desidratar
- 5. Prensar o ramo de noiva
1. Conservar o ramo de noiva num ambiente propício
A melhor forma de conservar o bouquet é mantê-lo num local fresco e seco. As flores não gostam de grandes oscilações de temperatura e a humidade é um os fatores que mais as estraga com o passar do tempo – as folhas começam a murchar, a cor vai transitando para um castanho ocre e perdem rapidamente a forma.
A par disso, deves escolher também um sítio escuro, onde a luz do sol ou artificial não seja um problema. Se quiseres conservar o ramo inteiro após trocar alianças de casamento, podes colocá-lo de “cabeça para baixo”. Assim, vai perder a humidade, conservando-se sem se estragar. Depois de seco na totalidade, já podes aplicar laca ou verniz em spray.
Se ainda estás à procura do teu ramo de noiva ideal, não desesperes, porque há várias opções que te vão apaixonar!
Consulta aqui as melhores opções de ramos de noiva!
2. Conservar o ramo de noiva com gel de sílica
Um dos conservantes mais célebres é o gel de sílica, ou seja, pequenas bolas deste material que absorvem a água, aumentando de tamanho. Põe o bouquet num frasco de vidro ou metal com tampa, coloca gel de sílica no fundo até perfazer cerca de 8 cm e, depois, introduz o ramo no gel e cobre o que falta com a restante sílica. Após dois dias, verifica se o bouquet já está seco e, nesse caso, tira-o do frasco e limpa os restos de gel com um pincel!
3. Processo químico
Quase todas as floristas estão cientes desta técnica, que passa pela aplicação de um processo químico sobre as flores na altura de montar o bouquet – ou seja, antes do casamento. Este processo permite que o ramo se mantenha com um aspeto fresco durante todo o dia, sendo ideal para quem se casa na praia ou no exterior. Após o dia C, ele pode ser guardado até dois anos.
4. Desidratar
Se queres manter o teu bouquet intacto por muitos e muitos anos, a desidratação é o melhor processo. Ela exige que o ramo de noiva seja guardado dentro de um saco de plástico no frigorífico, após os noivos entregarem as prendas de casamento originais.
Em média, o processo – que deve sempre ser acompanhado por um profissional – dura cerca de 40 dias, sendo que, no fim, o bouquet deve ser colocado num quadro com vidro, para proteção. Porém, nem todas as flores se adaptam a este processo – embora resulte muito bem com rosas, lírios e hortências, o girassol, as gerberas, os lisianthus ou as dálias não são os melhores candidatos.
5. Prensar o ramo de noiva
Sim, a brincadeira de infância de colher flores campestres e as guardar dentro de páginas de um livro até que secassem pode ser uma excelente forma de preservar as flores do teu bouquet! Como se tratam de várias flores, pode ser um pouco mais trabalhoso, mas podes sempre escolher as mais bonitas, ou aquelas que incluíste também no penteado com tranças, para melhor recordar o dia!
O processo é bastante simples, basta colocar as flores entre folhas de papel manteiga e colocar alguma pressão, como uma pilha de livros, por exemplo. Entre 4 a 6 semanas ficarão prontas para serem emolduradas, contudo, não poderás manter o bouquet na sua integridade!
Mais do que um conjunto de flores pelas quais te apaixonaste, o bouquet pode agora servir de objeto decorativo! Guardá-lo após entregar as lembrancinhas de casamento tornou-se algo muito comum e são cada vez mais os noivos que optam por fazê-lo para manter viva a memória deste dia! Prefiram sempre a ajuda de um profissional se optarem por este método. Se já escolheste o vestido de noiva, já sabes se vais ou não conservar o bouquet?