Convidados com ou sem acompanhantes: qual a melhor decisão?
Preparar a lista de convidados é um verdadeiro desafio que muitas vezes acarreta consigo alguns dilemas. Um dos mais comuns prende-se com o facto de incluir ou não acompanhantes. Qual será a melhor forma de definir a lista de convidados?
Escolher a quem enviar um convite de casamento - e quem incluir no mesmo - é algo que vai influenciar todo o orçamento da festa, uma vez que muitos dos elementos da cerimónia (como a disposição das mesas, o número de refeições, o tamanho do bolo de casamento e a quantidade de lembracinhas de casamento que deves encomendar) vão depender do número de convidados. Apesar de poderem sempre enviar alguns convites extra sabendo que há pessoas que não vão poder estar presentes, convém que o número seja o mais aproximado possível da realidade.
Quando o orçamento é um entrave
O ideal seria ter no casamento tantas pessoas quantas quisesses, sem ter de olhar a custos, enviando um convite de casamento personalizado a cada um deles na certeza de que todos poderiam estar presentes e desfrutar do dia. No entanto, o orçamento é, na maior parte das vezes, limitado e dificulta algumas decisões... acabas por procurar um vestido de noiva barato, ou um local que fique mais em conta do que aquele com que sonhaste. Mas tal não significa que o teu dia seja menos especial!
Organiza-te antes de enviar os convites
Uma vez definida a lista de convidados inicial, pode passar a definir-se qual a política a aplicar em relação aos acompanhantes. Embora se possa falar de uma regra geral, na qual cada convidado pode levar um acompanhante, ou exatamente o contrário, ou seja, a ninguém é permitido levar acompanhantes, pensamos que o ideal é analisar individualmente cada caso.
No entanto, se tiveres alguma proximidade com um dos membros do casal, o mais acertado é talvez perguntar se faz sentido convidar a pessoa x e, se sim, escolher ou não fazer convite de casamento para o acompanhante.
Analisa caso a caso
Na maior parte das vezes, a regra que se aplica é: casais que já se formaram há muito tempo vão sempre juntos e, em relação aos outros, há que pensar se faz ou não sentido que o acompanhante vá também.
Por exemplo, será que faz sentido o teu sobrinho de 16 anos levar a namorada de há um mês?
Outro aspeto que podes ter em consideração é qual o nível de intimidade do convidado com as restantes pessoas. Isso pode fazer com que não se sinta bem em ir sozinho, por exemplo.
Faz as contas
Depois de pensar em como resolver a questão, não te esqueças de contar com todos quando estiveres à procura de ideias para as lembrancinhas de casamento, e a distribuir os convidados pelas mesas. Seja como for, é igualmente importante que toda a gente confirme a sua presença para não faltarem nem sobrarem lugares.
E posto isto, podes começar a sonhar com todos os detalhes do teu look, desde o glamouroso penteado de noiva ao teu maravilhoso bouquet! O dia está a chegar cada vez mais rápido!
E não te esqueças de usar as ferramentas que temos à tua disposição em casamentos.pt. Do orçamentador à agenda, passando por uma secção onde podes guardar os teus vestidos de noiva preferidos e até ao organizador de mesa, verás a tua vida facilitada com todas as tarefas sob controlo!