Convidados: quem pode trazer um plus-one e quem não?
A lista de convidados é um dos temas mais delicados de todos os preparativos, por isso vamos dar-te uma ajuda! Que convidados devem ou não ir acompanhados ao vosso dia C? Dizemos-te quais e porquê, toma nota!
Uma vez enviados os convites de casamento, as surpresas não param de chegar! Há convidados que desmarcam à última da hora e outros que, magicamente, decidem levar um acompanhante. No meio de tanta azáfama com os preparativos, entre provas de vestido de noiva ou de distintos bolos de casamento, é normal que os noivos nem sempre saibam lidar com esta situação, acabando por ceder a incluir mais um elemento na lista, que muitas vezes nem conhecem. A questão que se coloca é a seguinte: que convidados devem ou não levar acompanhante? Um namoro recente ou um caso do momento devem ser tidos em conta da mesma forma? E o que acontece com aqueles que não querem ir sozinhos ao casamento porque não conhecem ninguém?
Para tudo há uma solução, mas devem sempre começar pelo principio: o orçamento! Caso tenham um orçamento reduzido, talvez seja fundamental não abrirem exceções nem convidarem pessoas com as quais não têm relação. Por outro lado, para os que dispõem de um orçamento mais folgado, estão em jogo outras razões tais como o desejo ou não de ter um casamento mais íntimo, por exemplo. Ainda assim, sabemos o quão é complicado para os noivos dizerem aos seus convidados que não podem trazer acompanhantes, sem ferir suscetibilidades. Como lidar com a situação? Acima de tudo com pragmatismo e seguindo algumas destas dicas que vos podem ajudar muito no momento de tomarem uma decisão.
Quem pode trazer um acompanhante?
É certo que a maioria dos convidados não faz a mais pequena ideia do esforço que significa pensar e repensar na lista de convidados antes de mandar fazer uns convites de casamento personalizados ou no que supõe ter mais um prato no local do vosso copo de água. É essa falta de conhecimento que os leva a perguntar se podem levar um acompanhante. Depois disso, cabe aos noivos gerir a situação da melhor forma, que devem considerar se esse pedido se justifica ou não. Dentro dos possíveis casos onde pode estar contemplado um convidado ir acompanhado, destacamos estes:
-
Alguém que vá casar.
Tens uma grande amiga que também vai casar mas não conheces o seu noivo? Deves convidá-lo na mesma. Mesmo que esta tua amiga já não seja a pessoa indicada para aconselhar-te sobre um vestido de noiva simples ou com tattoo lace, o certo é que ocupa um lugar especial no teu coração e também está prestes a casar...
-
Alguém que tenha um relacionamento sério e duradouro.
Os motivos são os mesmos que referimos acima. Mesmo que não conheçam bem essa pessoa, devido ao tipo de relacionamento que mantém com um convidado vosso, também deve estar presente no vosso dia.
-
Acompanhantes de familiares.
Mesmo que tenhas uma relação afastada com alguns familiares, deves convidar os seus respetivos parceiros.
-
Alguém que não conheça nenhum dos outros convidados.
Todos temos esse amigo especial que conhecemos num determinado momento da nossa vida e que não faz parte de nenhum círculo de amigos. Mas, se a sua presença é fundamental no teu dia, caso te peça para levar alguém com ele, não digas que não. Coloca-te no seu lugar e pensa como se sentiria deslocado se não conhecesse ninguém.
Quem deve evitar fazê-lo?
Por outro lado, existem aqueles casos aos quais não deves ceder, já que, na sua maioria, se tratam de meros caprichos. E, por mais exausta que estejas devido a indecisões com as cores da decoração ou com o estilo de vestidos de gala compridos das tuas damas de honor, deves tirar um momento para gerir este tipo de situações da melhor maneira e evitar possíveis conflitos. Ajudamos-te a identificares os casos mais evidentes.
-
Colegas de trabalho que querem levar acompanhantes.
Se, por vezes, já duvidamos em convidar os colegas de trabalho, imagina os seus namorados ou namoradas...! É verdade que passas muito tempo com eles – incluindo o tempo em que te ajudaram a recolher ideias para convites de casamento – e que, provavelmente, os que convidaste para o teu casamento já são mais amigos que simples coworkers mas, se não conheces o seu conjugue, não o convides só porque sim, sobretudo se o teu orçamento é limitado.
-
Amigos que tenham um caso ou relação recente.
Essas relações recentes cujo futuro é demasiado incerto, também podem ficar de fora da tua lista. Neste caso, explica a situação aos envolvidos e espera que eles sejam compreensivos.
-
Amigos dos pais.
Sobretudo se forem vocês a pagar o casamento, expliquem aos vossos pais que não podem convidar todos os seus grandes amigos para o vosso dia. Além de não os conhecerem, é provável que o orçamento não estique e que vocês tenham outros convidados prioritários no vosso dia.
Identificas-te com o que acabaste de ler? De certeza que tens algum ou outro convidado com o qual tiveste dúvidas! A solução é bem simples: analisar os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Se já o fizeste no momento de escolher as lembrancinhas de casamento ou o penteado de noiva, porque não ter a mesma atitude perante este tema? O dia é vosso, cabe-vos a vocês decidir quem deve ou não fazer parte dele!