Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Depilação íntima: tudo o que precisas de saber!

Dúvidas, questões e muita indecisão… a depilação íntima é um tópico que merece a devida atenção! Gostavas de procurar um método alternativo? Descobrir o melhor para ti ou apenas conhecer um pouco mais sobre esta temática? Não percas este artigo!

casamentos.pt
casamentos.pt
Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si

A depilação íntima é um tema recorrente para as mulheres e, sobretudo quando se aproxima a data em que trocam o anel de noivado por alianças, as preocupações com a imagem começam a aumentar! Se os pelos na zona íntima são um incómodo para ti, já deves ter ouvido falar nos vários métodos, sejas a noiva ou uma convidada em busca do vestido de cerimónia perfeito. Para dissipar todos os mitos e dúvidas, vamos falar-te dos que tens à disposição! Nada como estar informada para poderes decidir da melhor forma. Se já enviaste os convites de casamento, relaxa e lê um pouco sobre o tema.

Opinião médica

Muitos profissionais da saúde defendem que o pelos púbicos possuem uma função de defesa e proteção da zona face aos agentes externos e possíveis infeções e alergias e, como tal, não devem ser retirados. O nosso conselho é que, antes de escolheres um método de depilação, te aconselhes junto do teu ginecologista. De qualquer forma, práticas como manter a zona hidratada e seca, longe de fontes de humidade, o uso de roupa interior de algodão e a higiene diária fundamental são essenciais para prevenir problemas de saúde.

O melhor método

É importante que percebas que não existe um método milagroso que garanta a extinção dos pelos na zona íntima – e que todos os que te vamos apresentar têm as suas vantagens e desvantagens. O método mais adequado vai depender do teu estilo de vida, do tempo e dinheiro que estás disposta a gastar e de muitos outros fatores próprios de qualquer pessoa. Uma dica: não encares a depilação íntima como uma obrigação para a lua de mel ou noite de núpcias assim que escolhes o vestido de noiva simples. Trata-se de uma escolha muito pessoal e nunca deve ser uma imposição.

Cortar com lâmina

O método mais prático, fácil e indolor, porém, aquele que oferece os resultados menos duradouros. Depilar a zona íntima com lâmina é a escolha da maioria das mulheres, especialmente as principiantes e, se já ouviste dizer que os pelos nascerão mais grossos depois de usar uma lâmina, avisamos já que é um mito! Antes da depilação, e para garantir que a lâmina desliza facilmente sobre a pele, aplica uma quantidade generosa de gel para depilação. Depois, lava a região com água abundante e seca levemente com uma toalha (sem esfregar). Por fim, é importante hidratar bem a zona, para facilitar a próxima depilação, por isso finaliza usando um creme pós-depilatório com propriedades calmantes.

Depilar com cera

Por se tratar de uma zona particularmente sensível, a depilação com cera é também a mais dolorosa. Neste método, os pelos são arrancados desde a raiz – tal como acontece noutras zonas do corpo - e, por isso, demoram cerca de três semanas a um mês até que seja necessária outra sessão. Tal como fizeste para o teu penteado com tranças, na depilação com cera é muito importante que procures os serviços de uma profissional, sobretudo se são as primeiras vezes. O processo está bastante vulgarizado e, hoje, qualquer cabeleireiro ou gabinete de estética oferece essa possibilidade, no entanto, tem atenção e privilegia sempre o uso de cera quente – que facilita a abertura dos poros e torna o processo menos doloroso.

O milagre da definitiva?

Antes de mais, é importante esclarecer que depilação definitiva ou “para sempre” não existe. O que existe, na verdade, são métodos que atrasam o crescimento do pelo até muitos meses ou mesmo anos, ou que os enfraquecem ao ponto de serem quase imperceptíveis ao olho humano. Neste campo, a depilação a laser ou luz pulsada é a favorita. Através de pequenos disparos, é fácil veres-te livre de pilosidades na região púbica com um índice de dor inferior à cera e resultados muito mais duradouros! A desvantagem? O preço. Embora seja significativamente mais elevado do que os outros métodos, dado que são necessárias várias sessões, a maioria das mulheres concorda que compensa, dado os resultados a longo prazo e o facto de ser uma zona muito sensível, que sofre com os puxões repentinos da cera.

Quando e onde?

Em todos os casos, deves programar a depilação com alguns meses de antecedência. Se optares pela depilação definitiva, o mínimo é de pelo menos um mês e, se te queres ver livre dos pelos pela altura do verão, onde queres passear na praia com vestidos de cerimónia curtos, deves marcar as sessões para o inverno. No caso da cera quente, uma semana de antecedência é o suficiente e, se optas por fazer com lâmina, a periodicidade pode ser ainda menor! Tão importante como descobrir o método mais adequado para ti e para o teu tipo de pele, é encontrar o profissional perfeito! Se ainda não o encontraste, procura recomendações online, pergunta às tuas amigas ou experimenta vários locais até decidir com qual te sentes mais à vontade!

O flagelo dos pelos encravados

Se sofres com frequência deste mal, é importante que saibas algumas dicas para o contornar! Primeiro, esfolia a pele no mínimo uma vez por semana – isto vai retirar todas as peles mortas e impurezas e facilitar o processo dos pelos “furarem” a pele até chegar à superfície. Depois, hidrata bem a zona a depilar e, por fim, certifica-te de que, antes da depilação, os poros se encontram abertos e a pele macia. Se ainda assim te deparares muito com este problema, equaciona mudar o método de depilação ou procurar outro profissional que encontre uma solução mais imediata (apenas não o faças a poucos dias de usar as alianças de casamento!).

Falta pouco tempo para usares o vestido de noiva? Então, nem pensar em trocar o método de depilação! Seja qual for a tua escolha, é importante que te sintas sempre feliz e confortável com ela, e não apenas no dia em que entregam as lembrancinhas de casamento. Esperemos ter respondido a todas as tuas dúvidas!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si