Descobre a ordem dos padrinhos e damas de honor na cerimónia
Dar aos convidados um lugar, quer este seja na igreja, no local da cerimónia ou no copo-de-água é sempre uma tarefa complicada. Quem fica junto a quem? Qual o melhor critério a seguir? Hoje vamos falar da disposição das madrinhas e padrinhos!
Se vais ter mais do que uma madrinha (ou, se preferires, damas de honor) ou padrinho, é importante pensares como vais querer que todos estejam dispostos no altar e no cortejo nupcial. Se tens uma madrinha que vai ficar encarregue de ajustar a cauda do vestido de noiva, por exemplo, convém, obviamente, que fique atrás de ti. O mesmo critério de proximidade aplica-se para alguém que verifique que o teu penteado de noiva está sempre impecável. Mas fora estes critérios mais simples, como saber quem está mais perto dois noivos quando eles trocarem as suas alianças de casamento?
Família e amigos chegados
Além dos familiares mais próximos, que podem ficar mais perto dos noivos durante a cerimónia, os padrinhos e madrinhas que escolheste também terão o seu lugar marcado. Assim, será mais fácil organizar tanto o altar como os cortejos de entrada e saída, de modo a não haver atropelos nem complicações. A verdade é que, a partir do momento em que começas a fazer os convites de casamento, podes começar a ferir suscetibilidades, dependendo dos convidados que tenhas, por isso é sempre bom ter algum cuidado para conseguir fazer com que tudo flua com naturalidade.
Os teus amigos e familiares que foram escolhidos para ser madrinhas e padrinhos ficaram, de certeza, muito contentes com a vossa decisão mas, havendo vários, pode ser que exista alguma competitividade latente entre eles. Por isso, o melhor é ter um critério e explicar-lhes o porquê de ficarem em determinada ordem. Também podes ter a sorte de ter convidados que não se importam com este tipo de questões e, nesse caso, tens apenas de estabelecer uma ordem para que cada um saiba onde ficar. Esta é a situação ideal! Aqui te damos algumas sugestões para ordenares as tuas madrinhas e padrinhos:
Há quanto tempo se conhecem?
É uma forma bastante clara e que não dá aso a muitas confusões. Quem te conhece há mais tempo deve ficar mais perto de ti e ver com mais atenção o teu maravilhoso penteado com tranças e apreciar cada detalhe. A desvantagem é que nem sempre a pessoa que te conhece há mais tempo é aquela com quem tens mais confiança…
Qual é a sua tarefa no casamento?
Como falámos anteriormente, se tens uma madrinha que está responsável pelo teu visual, por ver que o teu vestido de noiva com renda e uma grande cauda está magnífico, esta será a pessoa mais adequada para estar mais próxima de ti. Já alguém cuja função seja ajudar-te na distribuição e organização das prendas de casamento pode ficar um pouco mais distante.
Por altura
É um dos critérios mais consensuais e podes alegar que se trata apenas de uma ordem estética. Podes escolher dos mais altos para os mais baixos ou vice-versa, qualquer uma das disposições é válida. A única questão com a qual terias de te preocupar seria se alguma convidada traz uns sapatos muito altos ou um penteado apanhado cheio de volume no cimo da cabeça que adicione alguns centímetros à sua estatura!
Por idade
É outro critério incontestável mas que pode criar algum mal-estar, especialmente se tens convidados ou convidadas que preferem não revelar a sua idade…
Quão próximos são?
Dos mais chegados aos menos, quer seja por laços de amizade ou familiares (és tu quem decide qual dos laços – emocional ou de sangue – será o mais preponderante). Aqui, podes sentir que algumas pessoas não se sentem muito confortáveis com a decisão, mas não te esqueças que é o teu dia e és tu e o teu noivo quem deverá tomar este tipo de decisões.
Já sabes qual vai ser a ordem dos teus padrinhos e madrinhas? Se há alguém que fica mais longe do que gostarias, podes sempre compensar essa pessoa dando-lhe uma das primeiras fatias do bolo de casamento. E uma maneira de homenagear as pessoas mais importantes na organização do casamento (ou na tua vida) é prepares algumas prendas de casamento originais e com um valor sentimental relevante.