Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Devem convidar chefes e colegas de trabalho para o casamento?

Partilham grande parte do vosso dia com eles e, muitas vezes, a vossa relação vai para além do estritamente profissional. Mas, será que devem convidar chefes e colegas de trabalho para o vosso dia? A decisão é vossa.

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si

A rotina profissional leva-vos a partilhar várias horas do dia com o vosso chefe e colegas de trabalho? Então é bastante provável que, eventualmente, algumas destas pessoas acabem por ascender à categoria de amigos, ao ponto de serem os primeiros a saberem do pedido de casamento e do anel de noivado. Com o tempo, pode até acontecer que estas pessoas vos ajudem a encontrar lojas de vestidos de noiva ou de decoração, o que criará uma atmosfera ainda mais íntima e cúmplice. Mas será que isto significa que devem enviar-lhes um convites de casamento para o grande dia...? Por muito íntima que seja a relação, há sempre uma linha que separa o trabalho do lazer e que vos fará duvidar até ao último minuto. Se estão a viver este dilema na pele, leiam os próximos parágrafos com atenção:

Convidem (ou não convidem) quem quiserem

O vosso casamento não é a festa de natal da empresa, ou mesmo o vosso aniversário. É algo especial, íntimo e que deve ser celebrado apenas com as pessoas que considerem essenciais. Por isso, e por mais que conversem durante os momentos de pausa sobre ideias para convites de casamento, não se sintam obrigados a convidar os vossos colegas de trabalho ou o chefe. Tal só faz sentido se já tiverem vivido momentos suficientes fora do trabalho para os considerarem como amigos. Se partilham experiências fora do contexto profissional e colecionem já histórias de amizade, faz todo o sentido que eles estejam presentes no vosso dia. Mas isso, uma vez mais, depende de vocês. Não se sintam pressionados a convidar ninguém só porque falam do vosso casamento com essa pessoa.

O peso da "obrigação"...

Sejamos sinceros: fazer a lista de convidados não costuma ser nada fácil. Os amigos com acompanhantes, aquela prima que sentem que devem convidar por pressão dos vossos pais, e ainda os colegas ou o chefe... No meio de tantos dilemas, o nosso conselho é que sejam pragmáticos, sobretudo se têm um orçamento reduzido. Nem todos os colegas - ou managers - são amigos. De facto, o mais provável é que nem tenham uma relação íntima com maioria deles. Por isso pensem estrategicamente e não se sintam mal ou pressionados! Não precisam de convidar todos, mas sim apenas os que considerem amigos de verdade. No fundo, só têm uma responsabilidade perante a vossa equipa e o vosso chefe: serem profissionais e manterem um bom ambiente de trabalho durante o vosso horário. O que fazem fora do escritório é com vocês!

Parallax Photography

Sinceridade acima de tudo

Perguntarem como vai ser o bolo de casamento original ou fazerem-se de convidados indiretamente? Pode acontecer! Nestes casos, devem ser sinceros e cordiais. Depois de muito ponderarem, decidiram que não querem todos os vossos colegas de trabalho no casamento. Caso tenham que explicar a alguém que não foi convidado, o motivo por uns colegas terem sido convidados e outros não, é muito simples: podem simplesmente dizer que os colegas convidados também são vossos amigos e que por isso faz sentido que estejam presentes. No caso do vosso chefe, podem explicar-lhe que optaram por ter um casamento mais intimista, com uma lista de convidados reduzida.  

Mantenham-se fiéis à vossa decisão

Não tenham medo de sofrer represálias ou de gerar mau ambiente. Mantenham-se fiéis à vossa decisão, mesmo que isso vos possa trazer alguns desafios. Afinal, o casamento é vosso e têm todo o direito de não quererem "desconhecidos" no dia em que trocam as vossas alianças de casamento. No entanto, se decidirem convidar toda a gente - seja por medo ou porque realmente se sentem íntimos destas pessoas - certifiquem-se de que é uma resolução exequível! Ter tanta gente no enlace vai refletir-se nos preços, pelo que é importantíssimo fazer as contas à vida antes de tomar este tipo de decisões.

Pedro Castro Fotógrafo

Já decidiram o que vão fazer sobre este tema? Aqui têm a chave da vossa decisão. No fundo, trata-se tudo de confiança e de uma amizade que podem ou não criar no vosso contexto profissional. Se durante todo este tempo partilharam as ideias que têm para o bolo de casamento ou para o penteado de noiva é porque, provavelmente, sentem proximidade e à vontade para isso. São amigos além das quatros paredes do vosso trabalho, e por isso faz todo o sentido convidá-los para o casamento. Se não tiverem nenhuma ligação especial com ninguém, não os convidem por obrigação. É o vosso dia, deve ser vivido tal e como sempre imaginaram.  

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si