Diamantes: tudo o que precisas saber sobre esta gema
Não foi à toa que Shirley Bassey cantou que "diamonds are forever...". Se adoras esta pedra preciosa, descobre todas as suas particularidades neste artigo!
São as pedras mais populares do mundo, mas muitos desconhecem o seu verdadeiro valor. Um diamante é quase como um vestido de noiva. É uma pedra com um valor inestimável, cuja beleza única e milenar é muitas vezes comparada à perfeição. Se adoras esta gema, de certeza que sonhas poder usar uma no teu dia C. Mas quanto é que sabes sobre o seu significado e particularidades? Do anel de noivado aos inúmeros acessórios para o penteado de noiva, as opções para usá-la são imensas. Descobre tudo nas próximas linhas!
Diamantes: afinal, de que se tratam?
No seu aspeto bruto, um diamante é uma gema formada por carbono, o seu único elemento, através de átomos ligados de formas completamente diferentes. A sua formação ocorre em pressões acima dos 60 Kbar, o que pode originar formas tão distintas como o rúbi ou a esmeralda. Ao ser concebido nestas condições, o diamante é o material mais duro de todos, o que significa que não pode ser riscado por outro mineral. Nesta linha, a sua durabilidade é inegável, o que significa que, caso tenhas um anel de compromisso com um diamante verdadeiro, terás uma joia para a vida inteira!
São jóias muito caras porque...
Um diamante é sinal de máximo glamour e apaixona as mesmas noivas que amam românticos vestidos de noiva com renda e acessórios dignos da realeza. Ainda assim – e por ser uma gema abundante no planeta – o seu valor nem sempre é fácil de justificar. Geralmente, o valor das pedras calcula-se pela sua raridade, o que não é de todo o caso do diamante. O seu elevado custo é meramente especulativo, já que por ser algo com muita demanda, é retido nas minas até que os mercados reduzam a sua quantidade. Além disso, é uma joia delicada e vista como inacessível por muitos, o que aumenta ainda mais o seu valor material.
Avaliação: Cor, claridade, corte e quilates
Os diamantes são avaliados através de uma terminologia conhecida como os 4Cs, que representam a sua cor (color), claridade (clarity), corte (cut) e quilates (carat). No que diz respeito à cor – algo que pode influenciar muito a tua escolha, principalmente se queres um vestido de noiva simples e acessórios que o destaquem mais ou menos – as suas diferentes tonalidades podem influir no seu valor final, já que, quanto mais rara e diferente for a sua cor, mais caro irá ser. Igualmente, a claridade da pedra tem bastante importância no seu valor de venda, já que a maioria dos diamantes possuem traços ou falhas minerais visíveis ou invisíveis a olho nú. Assim, quanto menos falhas tiver, mais elevado o preço.
No que diz respeito ao corte, este é fundamental para o processo de avaliação da pedra, já que o corte mais utilizado é “o brilhante”. Assim, quanto mais luz possuir a peça, mais valor no mercado terá. Um mau corte, pode fazer com este fique opaco, passando a ser, por isso, menos valioso.
Quanto aos quilates, antes de tudo é preciso saber que esta é a medida internacional de peso utilizada para diamantes e outras gemas preciosas. Cada quilate equivale a 0,2 gramas. Para além disso, o quilate por ainda ser traduzido em pontos (por exemplo, um quilate equivale a 100 pontos). Nas joalharias, esta é uma forma bastante comum de apresentar o preso das pedras preciosas. Escusado será dizer que, quando mais pontos tiver, mais cara e especial é a peça.
Os principais cortes
Principais cuidados a ter com os diamantes
O diamante é um material duro, mas ainda assim requer alguns cuidados, já que também se pode degradar ao longo do tempo. Se tens um diamante na família ou queres comprar uma joia assim, que juntamente com o teu penteado apanhado, vestido e acessórios, transmita toda a tua personalidade, deves guardá-lo sempre envolto num tecido. Perfume, cremes ou mesmo a oleosidade natural da pele pode fazer com que o teu diamante se torne opaco e vá perdendo brilho. Limpa-o ocasionalmente com água e um pouco de champô neutro (50-100 ml, aproximadamente) para que se mantenha em perfeitas condições com o uso.
Sem dúvida de que, é necessário conhecer estas jóias preciosas e de enorme valor antes de escolheres a tua. Será algo que irá perdurar no tempo, e que te marcará para sempre, pelo valor sentimental que lhe estará associado. Tal como os convites de casamento, os detalhes decorativos, o bolo de casamento ou todos os momentos que viveres no teu dia, será algo que irás olhar sempre com enorme carinho e que poderás levar contigo para onde quiseres. Se, já por ti, irás brilhar como nunca no teu dia, com um diamante, só irás irradiar ainda mais luz e elegância até ao último minuto da festa.