Dicas para criar um ambiente boho num espaço interior
Leve, solto e elegante... são estas as palavras de ordem de um enlace boho. Se querem um casamento com a sofisticação e informalidade que caracterizam este estilo, mas sem comprometer o bem estar de todos, apontem estas sugestões!
Um casamento boho é o derradeiro sonho dos noivos românticos e apaixonados pelos detalhes únicos! A beleza da simplicidade, a leveza da decoração e a eterna e tão especial conexão com a natureza fazem deste estilo de cerimónias um dos favoritos dos casais que estão prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças. Mas, será que é possível dissociar um casamento boho da natureza e do espaço envolvente? Seja pelo clima, pela sazonalidade ou pelas características do espaço que escolheram para celebrar este dia, a verdade é que, muitas vezes, se torna impossível realizar o casamento dos vossos sonhos precisamente no exterior. Se se incluem neste grupo, não percam a esperança! Um casamento boho não perde a sua magia por se celebrar num espaço interior… basta apenas que o saibam adaptar. E, tal como vão descobrir, isso não afeta o vestido de noiva, a escolha do menu, nem tão pouco a música ou o estilo de festa que escolheram. Comecem já a tirar notas, a começar com o convite de casamento!
Fazer a escolha certa
Celebrar um casamento de estilo boémio indoors pode não parecer muito apelativo à primeira vista. Afinal, vocês querem sentir os raios de sol na pele, dançar na relva verdejante e ser recebidos pelos convidados com pétalas de flores após trocar as alianças de casamento e isso não é propriamente possível se se casam num espaço fechado... Mas, e se vos disséssemos que assim o vosso dia vai ser muito mais versátil? Se na data que escolheram para casar o clima é incerto, não arrisquem! Optem por um casamento indoors e consigam um dia de sonho com as nossas dicas.
Convites apropriados
Embora o vosso casamento se celebre num espaço interior, existem imensos detalhes de inspiração boho dos quais não podem abrir mão! Para começar, apostem nuns convites de casamento de aspecto rústico, com ilustrações florais, renda ou serapilheira. E, se pediram expressamente que o dress code fosse informal e descontraído ao fazer os convites de casamento, lembrem-se também de referir que a celebração será num espaço interior. Assim, mesmo que chova e/ou faça frio, as vossas convidadas podem optar por vestidos de cerimónia curtos, com padrões coloridos e tecidos leves.
Welcome!
Na entrada do recinto, não se esqueçam de colocar as famosas placas em madeira ou ardósia para indicar o caminho aos vossos convidados. Devidamente decoradas com verdura e/ou algumas flores, estas placas vão deixar intuir a temática boho do vosso dia. Também podem apostar numa decoração suspensa para a entrada que transmita a naturalidade e beleza do campo: folhagens, flores, cordões de luzinhas, lanternas decoradas com flores ou passarinhos e borboletas de origami...
Flores e mais flores!
Vocês já sabem: as flores são um must em casamentos boho! E, se se casam num espaço fechado, poderão usufruir da beleza das espécies de interior e combiná-la com o exotismo das plantas selvagens. Não deixem de usar e abusar deste acessório, que deve estar presente à entrada da cerimónia, a enfeitar o copo de água e incluído no look das tuas damas de honor, sem esquecer, claro, o penteado com tranças da noiva! Flores frescas e espécies da época vão fazer com que se sintam num campo verdejante cercados de natureza. Uma excelente aposta que vai dar-vos a sensação de ar livre enquanto usufruem do conforto de um espaço indoor é também a aposta em jardins de inverno ou pátios interiores, que poderão decorar ao vosso gosto.
Pontos de luz estratégicos
Para replicar a luz natural, o entardecer e a noite a pousar enquanto dançam ao som da música mais apaixonante no vosso copo de água, apostem em pequenos apontamentos luminosos. Na altura de escolher o espaço, privilegiem aqueles que oferecem grandes janelas com imensa luz natural, preferencialmente que se possam abrir para criar um pequeno pátio. A par disso, a luz suave e indireta cria um ambiente muito íntimo e acolhedor, e é um dos pontos chave de um enlace boho. Apostem em velas, lanterna e candeeiros que ocultem a maioria da luz para envolver todos nesse ambiente romântico, tão característico destes casamentos.
Detalhes únicos
Baloiços interiores, escadotes de madeira que servem de suporte para mantas ou para vasos de flores, bicicletas, cestos e objetos construídos artesanalmente ou feitos de materiais orgânicos… qual destes não pode mesmo faltar? Pensem em todos os elementos rústicos que utilizariam num casamento ao ar livre e levem-nos para dentro! Na decoração das mesas, não deixem de incluir arranjos com flores silvestres, fruta, velas ou até musgo. Com estes pormenores, vão aliar o conforto dos espaços interiores à beleza e naturalidade dos exteriores.
Não há limite para a vossa imaginação e, quando se fala em espaços para se celebrar um dia tão importante como este, há que encontrar todos os pontos que jogam a vosso favor! Um casamento indoor oferece todo o conforto e comodidade de um espaço fechado, com a vantagem de poderem observar de perto toda a natureza envolvente. Para isso, privilegiem espaços que já se encontrem num entorno natural e apostem no mesmo look que usariam para um casamento no exterior – sem esquecer o penteado de noiva. Perfeitos para a nova estação, o casamento boho indoor vai dar aos noivos o dia com que sempre sonharam, mesmo contando com uma cerimónia de inverno. Se já tomaram a vossa decisão, não se esqueçam também de utilizar materiais recicláveis para as lembrancinhas de casamento.