8 questões que ajudarão a escolher o local da festa de casamento
O lugar onde vão celebrar a vossa união deve ser escolhido com imenso cuidado e objetividade. Se se sentem perdidos, leiam estas 8 perguntas e meditem em cada resposta. Todas elas vos darão pistas sobre como deve ser o local perfeito para vocês!
Agora que já mostraram o anel de noivado a toda a gente, está na hora de meter mãos à obra! Mas antes de fazerem os convites de casamento ou de começarem a visitar lojas de fatos e vestidos de noiva, há uma grande decisão que têm de tomar: escolher o local onde celebrarão o vosso dia C. Se ainda se sentem algo perdidos neste ponto, considerem as estas oito questões:
1. Quantos convidados querem ter?
Fazer convites de casamento para 50 pessoas é uma coisa... para 200 é outra completamente diferente! Se começaram agora a organizar o vosso enlace, estipulem um máximo de convidados e elaborem uma guest list, mesmo que seja provisória. Lembrem-se que só poderão começar a procurar espaços quando tiverem um número de convidados minimamente estabelecido, dado que todos têm um capacidade máximo - ou até mínima - que deve ser respeitada.
2. Qual é o vosso budget?
O local onde celebrarão as alianças de casamento vai representar a maior fatia do vosso orçamento. Como tal, é fundamental que definam quanto querem gastar no evento e qual queria o preço por pessoa que estão dispostos a pagar. Quase todos os locais estão abertos a negociar menus e a adequar os seus serviços às vossas necessidades, mas para isso é imprescindível que tenham valores em mente.
3. Qual é a estação em que querem dar o nó?
Se sempre quiseram casar no verão, num jardim ou à beira-mar, é importante que procurem locais que vos possam dar as condições desejadas. Por outro lado, se sempre sonharam com um enlace no inverno - e com um bolo de casamento original, decorado com pinhas de chocolate e tons metalizados - é fundamental que optem por ambientes fechados e com um bom sistema de aquecimento.
4. Qual é o estilo/temática que gostariam de ter?
Muitos casais sonham com um enlace rústico, num ambiente onde a madeira seja a grande protagonista. Para outros, a decoração perfeita tem de ser elegante, romântica e até com nuances vintage. Logo, também existem os que preferem cenários descontraídos, estilo boho, ou os que apostam numa festa temática, com uma decoração pensada ou pormenor. Já sabem qual é o estilo que mais vos agrada/define? Decidir o estilo de enlace que querem vai ajudar-vos a identificar o espaço perfeito para celebrá-lo.
5. Quais são os serviços que não podem faltar?
Um parking, um espaço especial para a cerimónia civil, um catering que corresponda às vossas necessidades ou open bar... Elaborem uma lista dos serviços que considerem indispensáveis para o vosso enlace e tenham-na em conta cada vez que forem visitar um local. Muitos lugares oferecem packs com tudo incluído, ao passo que outros não; estejam atentos e confiram todos os valores oferecidos.
6. É fundamental que tenha bons acessos?
Importantíssimo! Se não vão oferecer uma solução de transporte aos convidados, convém que o local que escolham tenha bons acessos e um parking amplo. Nesta linha, confiram também se é possível chegar ao local em transporte público. Se se casam foram da vossa área de residência, é aconselhável que procurem um local onde também possam passar a noite (e os vossos amigos/familiares também, caso queiram). Que o local esteja perto de hotéis, residenciais e campings também é uma mais valia, sobretudo se têm muitos convidados de fora.
7. Querem algo exclusivo?
Existem muitos locais que, ao serem bastante amplos, realizam mais de um evento em simultâneo. Se a exclusividade é algo que pesa na vossa balança, investiguem se conseguirão ter a privacidade - e dedicação! - que desejam. Sobretudo se querem ter um enlace íntimo e tranquilo, este ponto é de extrema importância. Do mesmo modo, convém que averiguem se o local coloca limites quanto ao uso do espaço e à duração da celebração. Afinal, a última coisa que querem é ter de dar a festa por terminada ainda antes de distribuírem as prendas de casamento...
8. E o valor sentimental...?
Como podem intuir, este ponto é bastante mais abstrato que os restantes. Se querem que o vosso enlace se realize num local com valor sentimental - a praia onde se conheceram, a vila onde surgiu o pedido de casamento, etc - convém que procurem locais com base nesta premissa. Mas atenção: não deixem que este desejo vos limite ao ponto de não contemplarem opções que podem ir muito mais de encontro ao vosso orçamento e necessidades.
Inspirados com esta pequena guia? Então visitem o nosso diretório de espaços para casamentos e comecem a marcar algumas visitas! Uma vez escolhido o local, já poderão começar a ver ideias para os convites de casamento e a decidir outros pormenores, como o estilo do bolo de casamento, a da decoração das mesas.